Esta semana uma grande amiga me perguntou se eu tinha alguma dica de viagem de Barcelona aqui no blog e eis que me deparei diante de uma incógnita, por que ainda não escrevi nada sobre esta cidade tão cheia de história e cultura?
Pois bem, para redimir um pouco a minha culpa vou dar algumas dicas de lugares especiais da capital catalã que definitivamente devem fazer parte da sua lista em uma próxima viagem.
Parque Güell
O arquiteto Antoni Gaudi continua sendo o filho mais ilustre e celebrado de Barcelona e não é pra menos, difícil seria andar pelas ruas da cidade sem cruzar por uma de suas criações originais, mesmo que elas ainda estejam incompletas como é o caso da igreja da Sagrada Família com suas torres em espiral e sua arquitetura fora do comum (a entrada na igreja custa 12 euros e mais 4 euros pela visita guiada com um áudio-guia, mas mesmo que você não queira entrar a vista externa já vale muito a pena, só preste muito atenção nos detalhes da arquitetura que é repleto de simbologias).
Na mesma linha criativa esta o Parque Güell, uma das mais refinadas criações do arquiteto. Este parque publico é um oasis colorido que integra varias de suas criações, incluindo a sua antiga casa, que hoje funciona como um museu, além de uma série de escadarias, esculturas, muros e fontes cobertas por mosaicos que podem ser visitados diariamente e de quebra ter uma vista lindíssima da cidade do alto da colina onde o parque esta localizado.
Bairro Gótico
Em contraste com o modernismo de Gaudi, a arquitetura do bairro gótico representa o tradicionalismo que o próprio nome carrega. Ali, a poucos minutos do burburinho de La Rambla com seus artistas, restaurantes, lojas e mercados, os visitantes encontram ruas estreitas e vielas que remontam a uma antiga cidade Mediterrânea. Para visitar esta área recomendo ao menos uma tarde para percorrer as igrejas antigas como a Igreja de Sant Jaume, para perder-se nas vielas sem pressa, ou por que não aproveitar para conhecer as boutiques, bares e sorveterias típicas do bairro.
Caixa Forum
Seguindo na direção da colossal Praça da Espanha, encontra-se esta galeria de arte (entrada gratuita) nas dependências de uma antiga fábrica têxtil da cidade. Só não espere grandes chaminés e a arquitetura típica de uma fábrica, mas surpreenda-se com as exposicoes das mais lindas criações artísticas de grandes nomes da arte espanhola, como Francisco Goya.
Fonte Mágica de Montjuïc
Eu admito que vai ser um pouco difícil descrevê-la sem citar a famosa palavra “turística”, mas assim sendo, a fonte mágica é um dos cartões postais de Barcelona. Localizada na Praça da Espanha, aos pés do Palau Nacional, o seu espetáculo de água e luz é uma atração noturna aos visitantes de Barcelona.
Les Platjes
Barcelona foi agraciada pela natureza com vários quilômetros de praias, chamadas de Platjes em catalão, a língua primeira da região. O visitante pode aproveitar 7 pontos diferentes ao longo da faixa costeira incluindo; a área esportiva de Sant Sebastià, a área familiar da Barceloneta ou a não-oficial praia de nudismo de Marbella. Seja qualquer uma delas a sua escolha (e certamente você vai querer conhecer todas), sente-se próximo a um chiringuito, ou barzinho de praia, para ouvir uma boa musica e aproveitar a atmosfera sob o sol mediterrâneo.
Quer receber mais dicas de viagem?
Então curta nossa página no Facebook.
Siga o @turisnews no Twitter.
Não seja egoísta, compartilhe com seus amigos!
interessante
Muito bem lembrado! Barcelona é uma cidade linda!
E fica ainda melhor quando se pode desfrutar de algumas de suas belezas na base dos “freebies”.
Conheço todos esses lugares e recomendo. Também deixo uma dica, a noite barceonesa está repleta de bares/boate de muito bom gosto misturado com uma harmonia singular de los catalanes…
Pretendemos conhece-la agora em Maio de 2014