Bolo de Rolo

Quem visitou Recife certamente já teve a oportunidade de provar o famoso Bolo de Rolo, um doce de origem portuguesa que chamava-se “colchão de noiva” e que consiste em uma fina camada de bolo recheado com goiabada, doce de leite ou outro tipo de geleia enrolado como um rocambole. E para quem ainda não teve a oportunidade de provar e quer tentar elaborar a receita no conforto do seu lar, eis que o cantinho da viagem garimpou uma receita bem fácil de fazer. Confira abaixo a receita e mãos à obra:

bolo de rolo

Ingredientes

  • 5 ovos
  • 250 gramas de farinha de trigo
  • 250 gramas de açúcar refinado
  • 250 gramas de manteiga
  • Goiabada suave o quanto baste

Modo de preparo

É preciso cuidado no preparo da massa, que é bem leve. Os ingredientes devem ser incorporados em uma ordem específica para atingir a consistência correta. O primeiro passo é bater o açúcar com a manteiga da batedeira. Depois, acrescente os ovos um a um na mistura. Após incorporar os ingredientes acima, troque a batedeira por um fuê e acrescenta a farinha já peneirada. “Depois que a farinha estiver toda incorporada volte a bater com a batedeira”.

Assim que conseguir uma massa homogênea e lisa, comece a passa-la para duas assadeiras finas usando uma colher. Coloque aos poucos para depois espalhar a massa pelo recipiente. “O segredo para o bolo de rolo ficar com as camadas bem bonitas é espalhar e deixar a massa bem fininha”.

Leve a massa ao forno pré-aquecido com temperatura de 200 °C e deixe assar por cinco minutos. Ao tirar do forno, imediatamente é preciso colocar o recheio. O bolo precisa ser enrolado ainda quente para não se quebrar.

Para cada travessa é usada uma colher de sopa cheia de goiabada. Espalhe bem e de forma suave até que fique uma camada bem fina de doce sobre a massa. Em seguida, dobre a massa de um dos lados da travessa começando a enrolar.

“Essa parte é um pouco difícil porque o rolo precisa ficar bem apertadinho, para que no final o bolo de rolo fique bem redondo”, esclareceu.

Ao terminar de enrolar a massa da primeira forma, coloque o rolinho na segunda forma, unindo o fim da massa no começo da próxima. Siga enrolando até o final, sempre apertando delicadamente.

Retire as pontas e excesso de massa e sirva. A receita rende até 15 porções.

Fonte da receita: G1

Conheça as belezas do Recife e suas praias aqui.

Anúncios