Algum dia em sua vida já imaginou falar fluentemente 32 idiomas?
Parece impossível uma proeza dessas, mas não para o grego Ioannis Ikonomou que desde os seus 5 anos de idade dava seus primeiros passos no aprendizado de idiomas ao ouvir os turistas que conversavam na praia na ilha de Creta, na Grécia, onde ele morava.
O tempo passou, o menino cresceu, fez amizades com os seguidores da seita Hare Krishna e aprendeu sozinho o sânscrito; pouco tempo depois foi a Turquia onde além do idioma turco, aprendeu a linguagem administrativa do Império Otomano, idioma este que nem mesmo os próprios turcos entendem, a não ser que estudem árabe e persa.
Depois de formar-se em lingüística pela Universidade Aristotélica de Salônica, na Grécia, já dominava 12 idiomas, entre eles o búlgaro, servo-croata e polonês.
Segundo o próprio Ioannis, o aprendizado de outros idiomas permite entrar em novos mundos, e é exatamente isso que ele fez nos últimos anos como intérprete da maioria dos chefes de Estado que falaram no Parlamento Europeu.
Atualmente ele parou de trabalhar como intérprete e se tornou tradutor, passando grande parte do seu tempo sentado em um escritório de Bruxelas, em meio aos seus dicionários, traduzindo documentos importantes da União Europeia.
E se você ficou interessado em seguir os passos deste gênio dos idiomas internacionais, seguem algumas dicas do método que ele usa para aprender novas línguas:
- O importante é tentar se apaixonar pelo idioma.
- Quanto maior o entusiasmo, maior a curiosidade e consequentemente maior será a disciplina em aprender.
- Tentar descobrir o máximo possível sobre o pais, a historia, os costumes, a cultura, assistindo aos programas de TV, lendo revistas e até comendo a comida típica.
- Aprender um idioma é como um quebra-cabeça em que colocamos uma pecinha aqui, outra ali. Então um dia a gente se afasta e percebe que conseguiu e que tudo faz sentido.
Falar um outro idioma é ter uma noção clara de como as pessoas vivem e se comportam.
Quer receber mais dicas de viagem?
Então curta nossa página no Facebook.
Siga o @turisnews no Twitter.
Não seja egoísta, compartilhe com seus amigos!
Muito interessante, tbm falo varios idiomas e faco da msm forma.
O proximo sera o chines
Fascinante.
Eu falo português e inglês, e atualmente, estudo francês pela internet. Aos poucos eu consegui dominar a gramática. Não é uma tarefa de outro mundo aprender um idioma por conta própria, a chave de tudo é a dedicação.
parabens! mas o idioma da minha mulher voce nunca vai entender!!!!!!!!!!!!
vou tentar seguir os conselhos, nunca havia visto o número 1, se apaixonar pelo idioma, interessante.