Cuori di Nuoro

Um dos doces  mais famosos do vilarejo de Nuoro na ilha da Sardenha (Itália) são os “Coricheddos: Cuori di Nuoro”, biscoitos em formato de corações, recheados com mel e amêndoas finamente decorados e figurinhas carimbadas em casamentos. O biscoito original vem do vilarejo de Nuoro onde a figura do coração sempre foi considerada um símbolo da espiritualidade, da emotividade e moralidade do ser humano. Um sugestivo gesto da tradição popular sarda em forma de uma doce jóia que a noiva recebia da sogra, da madrinha e da mãe em testemunho da sua ternura.

Os biscoitos prezam pela riqueza dos detalhes e sabor inconfundível e a boa notícia é que na cidade de Olbia é possível prová-los no Café Antigas Licanzias mesmo não sendo uma data especial. Agora se você não quer esperar um casamento ou uma viagem até a Itália para provar essa delícia, segue abaixo a receita completinha para o seu deleite.

INGREDIENTES
Para a massa:
300 gr de farinha
35 gr. banha de porco
um copo pequeno de água morna
Para o recheio:
250 gramas de mel
gr 300 amêndoas moídas finas
a casca de 2 laranjas secas e moídas

Modo de Preparo: em uma panela o mel é cozido junto com as amêndoas e a casca de laranja, quando começa a se desprender das paredes o recheio está pronto, despejar a mistura em uma superfície de mármore. Enquanto isso, prepare a massa combinando todos os ingredientes. Deve ser trabalhado até que uma massa elástica seja obtida. Para estender a massa, você pode usar um rolo, a massa deve ser muito fina. O recheio seco pode ser trabalhado. Com os cortadores de biscoito modelar a massa em forma de coração (rendimento: cerca de 60 para esta receita), coloque o recheio e cubra com a massa. As decorações ficam a seu critério, pois você pode liberar sua imaginação com tampas de caneta e outros objetos que deixam uma marca na massa. Asse em forno quente a cerca de 120 graus por 30 minutos. Os biscoitos devem ser guardados em uma lata quando frios e se conservam até um mês.
Vídeo de como montar os biscoitos aqui.
Fonte: Tribugolosa

Você pode gostar também de:Costa Esmeralda: o refugio nada secreto de Berlusconi

Anúncios