Licor de Merda

Imagine uma cena bem inusitada. Em uma visita aos seus amigos eles te oferecem para beber um “licor de merda”. Pode parecer estranho e nojento ou até mesmo uma brincadeira de mau gosto, mas acredite, o tal licor existe e tem uma história bem interessante.

Em 1974 na região de Cantanhede em Portugal havia uma insatisfação com a ditadura do Estado Novo, em vigor desde 1933. Foi nesse período que o comerciante Nuno Sérgio resolveu homenagear os políticos da época e inventou o “Licor de Merda”, uma iguaria em forma de protesto satírico que fez muito sucesso inclusive entre os próprios políticos como o ex-presidente português Mário Soares que chegou a provar a tal delícia.

Licor de Merda, Cantanhede, Portugal.

Apesar do nome estranho, o criador da receita afirma que ele é “saboroso de beber”, e também pudera, a bebida é preparada à base de leite e uma exótica fusão de sabores de frutos e baunilha que através de uma perfeita alquimia dão origem a um líquido de coloração amarela e sabor adocicado. O segredo da receita do licor é um enigma já que o rótulo em si já é uma provocação aos sentidos ao afirmar que o líquido “é extraído a partir de diversas merdas de confiança”.

Agora se você acha que para provar esse licor vai ter que viajar até Portugal, trazemos boas notícias. O original “licor de merda” é comercializado em doses e garrafas em Curitiba em uma loja de artesanatos localizada em frente à Opera de Arame. O licor gelado e cremoso é servido em pequenos copinhos que podem ser levados de lembrança ao custo de R$ 20 a dose, mas caso o seu paladar fique mais aguçado é possível levar uma garrafa por cerca de R$ 200 e de quebra ganhar uma gongada de penico como prêmio por provar essa delícia.

Licor de Merda pode ser saboreado em Curitiba em frente à Opera de Arame.

Agora se você quiser tentar preparar o seu próprio “licor com suas merdas de confiança” segue uma receitinha para auxiliar nessa tarefa suja:

Ingredientes:

– 1 litro de leite

– 500 gr. de açúcar

– 150 gr. de cacau em grão

– 1 vagem de baunilha aberta ao meio

– 1 pau de canela

– 2 rodelas de laranja

– 2 rodelas de limão

– 1 litro de aguardente

Colocar todos os ingredientes num recipiente que permita vedar bem. Mexer e tapar. Manter o recipiente fechado durante 20 dias, mexendo diariamente com uma colher de pau. Findos os 20 dias, filtrar 2 vezes através de papel de filtro para café, colocado num coador. Com 2 papéis de filtro diferentes, haja higiene para fazer o Licor de Merda! Coloque em garrafas e sirva.

Fonte: Portugal num Mapa