Entrevista 3

glaucia

Gláucia Alencar Campos, 35 anos, International Hostess a bordo de navios de cruzeiros internacionais. Viaja e descobre o mundo enquanto trabalha e inspira outras pessoas a fazer o mesmo com sua alegria e determinação.

1. Quando você descobriu que gostava de viajar? sempre que lia histórias em livros me imaginava naqueles lugares e países (literatura, romances). Em 2007 ganhei uma bolsa de estudo na Itália, de 1 mês, e com muita dificuldade consegui ir. Sempre trabalhei e estudei e não vim de família abastada. Viajar o mundo me parecia um sonho distante. Mas a Itália foi o primeiro passo (estudava Italiano na Universidade). Depois que vi ser possível só conseguia pensar em como repetir. Mesmo com as limitações.

2. Quantos países você já conheceu? nunca contei, vamos lá. Itália, França, Rússia, Alemanha, Suécia, Inglaterra, Grécia, Argentina, Uruguay, Colômbia, México, Jamaica, Estados Unidos, Panamá, Ilhas Maldivas,… Alguns ficando mais tempo, outros visitando mais rapidamente com o navio (atual trabalho).

3. Qual é o seu destino preferido? Não consigo eleger um. Adorei a Itália, mas também amei a Grécia, assim como adorei vários destinos com praia…

4. O que ou quem te inspira (seja em viagens ou na vida)? Necessidade de ver e aprender. A consciência da minha finitude.

5. Você prefere viajar sozinha, em grupo ou no máximo com outra pessoa? Sozinha ou com no máximo 1 ou 2 pessoas.

6. O que mais te aflige/te dá medo durante uma viagem? Quantidade de dinheiro, se será ou não suficiente.

7. Quais os cuidados você tem antes/ durante as suas viagens? Pesquiso muito sobre a cultura do local, estilo de vida, algumas palavras na língua local, quão seguro é… Tento carregar tudo junto ao corpo, dinheiro e passaporte e eventual cartão.

8. Como você planeja as suas viagens (planejamento, orçamento, tipos de hospedagem, passagem aérea)? Sites de viagens e blogs. Sites de companhias aéreas. Grupos no face.

9. O que significa ser criativa para você? Arrumar jeitos diferentes de atingir o mesmo objetivo. Criar mais coisas com os mesmos recursos.

10. Qual o tipo de equipamento você usa para registrar os momentos da sua viagem? Meu celular. Mas não tenho pau de selfie e sou preguiçosa pra tirar minhas próprias fotos e quando viajo acabo fazendo poucas fotos, a menos que faça amizades pelo caminho. Antes eu também escrevia um diário, mas abandonei, rs.

10. Como a atividade de explorar o mundo tem impactado na sua vida? De uma forma profunda. Não sou mais a mesma pessoa. Sou mais tolerante e me deslumbro ao ver como vivem outras pessoas, suas histórias de vida, como pensam.

11. Qual a sua dica para quem está pensando em viajar sozinho ou pela primeira vez pelo mundo? Sempre vai dar medo. Um frio na barriga. Mas o primeiro passo é um orçamento básico. Depois a compra da passagem que te obriga a cumprir o plano. Depois hospedagem, que te acalma a alma. Depois vários sites e blogs pra coletar dicas sobre lugares e grupos para fazer amizades no local ou quando chegar no local, dependendo da sua intenção.

Anúncios