Aproveitando uma semana livre pela Europa decidi fazer um curso intensivo de Cinema e escolhi a cidade de Milão, a qual ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer. Sempre ouvi dizer que a cidade não tinha muita coisa para fazer e por isso até então jamais tinha pensado em reservar um tempinho para visitá-la. Mas qual foi a minha surpresa ao chegar na estação Milão Central e dar logo de cara com uma arquitetura de cair o queixo, ruas limpinhas, super moderna e o melhor: com um sistema de transporte público que funciona que é uma beleza.
Como o meu curso seria na região da Università Bocconi acabei optando em me hospedar nas proximidades da estação do Metrô Affori Centro (linha M3) e foi lá que encontrei o Hotel La Residenza com seu conceito ecológico, ótimas acomodações, café-da-manhã super saudável, ao lado do Parque delle Favole (uma ótima opção para caminhadas matinais) e com um ótimo custo-benefício. E foi lá mesmo no restaurante biológico La Residenza que acabei provando o típico Risotto de Açafrão milanês que, segundo a lenda, teria sido preparado pela primeira vez nas cozinhas do Castelo Sforzesco (do qual falarei mais adiante).


Bom, antes de começar a falar dos atrativos turísticos que mais chamam a atenção em Milão, gostaria de falar um pouco sobre o tal curso que fiz por lá (até porque a cidade é muito mais ligada à formação profissional em moda, arte e arquitetura do que em turismo propriamente dito). O curso era composto basicamente de matérias práticas de como produzir um pequeno curta-metragem e foi oferecido pela Civica Scuola di Cinema, uma das escolas históricas da cidade e considerada uma das mais importantes do setor audio-visivo do país. Os intensivos de verão são geralmente um preparatório para o acesso aos cursos regulares e noturnos da escola que fazem sua seleção com base na análise de currículos e entrevistas pessoais.
A escola encontra-se no antigo prédio de uma fábrica de tabacos e dispõe de cursos anuais para a formação de produtores, diretores e documentaristas, em uma infra-estrutura super avançada com estúdios e equipamentos de última geração, além de um teatro e o Museu Interativo do Cinema que oferece diversas atividades visuais interativas aos visitantes (visita guiada sob consulta para grupos e escolas).





E como nem só de estudos uma viajante pode viver, entre uma folguinha e outra tive tempo de conhecer alguns dos atrativos desta cidade cosmopolita e inspiradora de ideias. E para começar aproveitei o dia da minha chegada para dar uma passadinha pelo Duomo, uma das maravilhas da arquitetura medieval com seu estilo gótico que fica bem próxima à estação central e chama a atenção pela beleza de sua arquitetura e a pequena estátua dourada da santinha “Madonnina” no seu topo que é o símbolo da cidade. A visita ao interior do Duomo é gratuita mas para fotografar é preciso pagar.


Bem ao lado do Duomo está a Galeria Vittorio Emanuele com suas lojas de grife e sua arquitetura não menos imponente e impressionante. Esta galeria foi projetada para ligar a Praça do Duomo à Praça Scala e foi amplamente usada pela burguesia milanesa para passear antes ou depois dos espetáculos do Teatro Scala. Ao final da galeria a rua segue até San Babila, a região mais conhecida como Quadrilátero de Ouro onde estão as maiores grifes do mundo: Armani, Gucci, Ralph Lauren, Louis Vuitton, Burberry, Prada, entre outras.


Bem próximo ao Duomo encontramos também o Castello Sforzesco, um dos principais símbolos de Milão e sua história. Foi construído no século XV por Francesco Sforza sobre os restos de uma fortaleza do século XIV e hoje, além do parque Sempione com seu jardim paisagístico no estilo Inglês, abriga um complexo de riquezas culturais como: a Pinacoteca do Castello Sforzesco (uma riquíssima colecção de pinturas, entre as quais estão incluídas obras de Antonello da Messina, Andrea Mantegna, Canaletto, Francesco Guardi, Correggio, Tiepolo e a magnífica estátua de Michelangelo, a Pietà Rondanini); o Museu da Pré-história com objetos do norte da Itália, que remonta a 5000 anos antes de Cristo; o Museu Egípcio, com peças únicas, como a múmia e o sarcófago de Peftjauauyaset e a estátua do faraó Amenemhat III; o Museu de Arte Antiga, com mobiliário, tapeçarias, obras-primas da arte da ourivesaria, esculturas, instrumentos científicos; o Museu dos Instrumentos Musicais, um dos mais prestigiados da Europa, com mais de 500 exposições em exibição; o Museum of Mobile a partir do décimo quinto para o século XXI; Coleções de Arte Aplicada; Coleções extras-europeias; Rivellino do Espírito Santo (excursão através das coberturas e passarelas cobertas nas paredes externas do castelo); Arquivo Histórico e Biblioteca Trivulziana; Biblioteca da Arte do Castello Sforzesco; Coleção de impressões Achille Bertarelli e a Biblioteca do Castelo.


Outra região super badalada e procurada em Milão fica nas proximidades da estação Garibaldi e chama-se Corso Como. Esta área ao redor da Corso Como é também conhecida internacionalmente por sua intensa vida noturna, com algumas das discotecas mais famosas do mundo como por exemplo Hollywood Milano (Corso Como, 15), Loolapaloosa (Corso Como,15) , Executive Lounge Milano (via Tocqueville,3), Shocking Club (Bastioni di Porta Nuova, 12), além de Tocqueville (via Tocqueville 13), Eleven (via Tocqueville 11) e Lotvs (viale Monte Grappa 10). Ali também encontramos um dos espaços mais famosos da cidade: a 10 Corso Como, uma loja-galeria criada por uma editora de moda da Vogue que une a venda de roupas e acessórios dos estilistas mais renomados com um café térreo onde a galera cool se reúne para longos happy hours.
Olhando na direção de uma das extremidades da Corso Como também podemos avistar altíssimos arranha-céus que fazem parte do Progetto Porta Nuova, que tem como objetivo a requalificação urbana e arquitetônica dos bairros Isola, Varesine e Garibaldi de Milão com prédios que aliam uma arquitetura funcional com projetos ecológicos verticais.


E depois de uma semana intensiva de aprendizado e passeios por esta cidade vivaz e surpreendente posso dizer que não seria nada mal voltar em outras ocasiões para ter novas emoções e aprendizados, ou quem sabe colocar em prática os estudos de cinema em uma nova super produção 🙂
Vai viajar? Então não esqueça de fazer o seu seguro de viagem e ganhar 5% de desconto com o cupom de desconto do cantinho da viagem. Basta acessar aqui e antes de finalizar a compra inserir o código CANTINHODEVIAGEM.
Curta o nosso Instagram e Facebook e compartilhe a ideia com seus amigos!