O que fazer com 5 dias livres e uma promoção aérea de última hora?! Se você estiver na Europa dá pra conhecer uma ou até mais ilhas gregas, aprender muita coisa e ainda quem sabe ter um tempinho para descansar. Entre os meses de junho e setembro (alta temporada de verão) a companhia espanhola vueling disponibiliza vários voos para diversas partes da Europa com preços simplesmente inacreditáveis e foi numa destas promoções que encontrei a opção de voar até Cefalônia, a maior das ilhas Jônicas e antigo lar de Ulisses,o lendário rei aclamado na Odisseia de Homero.
A ilha tem como capital a cidade de Argostoli que fica a 10km do aeroporto e onde estão concentrados a maioria dos serviços como hospitais, rodoviária, restaurantes, hotéis e o porto comercial, além de ser o ponto de partida para quem quer conhecer as demais praias de água safira nos seus arredores.
Logo ao chegar no aeroporto é possível entender que para se deslocar pela ilha é preciso alugar um carro ou fazer parte de um grupo de excursão, já que o transporte público por ali é quase inexistente. No entanto não se desespere se estiver fora deste padrão porque com um pouco mais de empenho é possível conhecer alguns dos melhores pontos de Cefalônia até mesmo a pé ou de bike e eu vou contar como…
A melhor opção de hospedagem para quem não quer alugar um carro é a cidade de Argostoli que tem várias opções de hospedagem a preços super econômicos. Eu escolhi o Blue Paradise Studios que fica a poucos metros da praça principal e da beira mar e posso dizer que foi a melhor opção custo-benefício. O táxi do aeroporto até o hotel custou 17 euros e para ir até a praia mais próximo em Lassi custa em média 8 euros.



Em Argostoli não há praias para banho, pois a cidade tem uma espécie de baía onde atracam os barcos e ferrys, mas a cerca de 3 km dali fica a região de Lassi com os seus restaurantes, hotéis e as famosas praias de Makris Gialos, Platis Gialos e Paliostafida. Vou ser sincera em dizer que a paisagem desta praias é deslumbrante, mas a temperatura da água em Makris e Platis Gialos quase me afugentaram da praia de tão fria. Eu estava quase desistindo de entrar na água quando resolvi caminhar mais um pouquinho e foi então que encontrei Paliostafida que fica bem em frente ao Hotel Mediterranee e pude finalmente me jogar pela primeira vez no mar de Cefalônia.



Lá pela tantas, depois de passar quase o dia inteiro na praia, levantei acampamento e segui por uma pequena trilha em direção a Lassi para comprar água e eis que no meio do caminho encontrei um mapa de uma estrada chamada Fanari Road. O mapa dizia que a dita estrada poderia ser feita a pé, de bicicleta ou de carro e eu que naquele momento contava somente com as forças dos pés e da cabeça não pensei duas vezes e resolvi caminhar pela tal estrada para voltar a Argostoli.

A Fanari Road é uma estrada costeira que liga Lassi a Argostoli e é repleta de paisagens exuberantes, pequenas baías de águas cristalinas e alguns atrativos bem interessantes ao longo do caminho como: o Farol de São Teodoro com seus 8 metros de altura que mesmo depois de ter sido destruído pelo terremoto nos anos 50 continua desempenhando muito bem o seu papel e ainda serve de ponto de encontro para a observação de um pôr-do-sol lindíssimo da ilha e os moinhos de Katavothres onde ocorre uma formação geológica muito curiosa na qual a água passa por uma fenda de 3 metros abaixo da terra e segue um percurso de cerca de 17km pela centro da ilha até ressurgir cristalina no lago de Melissani (da qual falarei mais tarde).





Depois de aproveitar as praias de Lassi e caminhar pela Farani Road faltava ainda conhecer alguns dos melhores atrativos da ilha e foi então que reservei um passeio com a Pamtours (35 euros) em um ônibus repleto de ingleses e com uma guia super simpática que de verdade não parou de falar durante as mais de 7 horas que passamos juntos. Também pudera, começamos o passeio bem cedinho em Lassi e fomos diretamente até o mirante daquela que foi eleita pelos visitantes nos últimos anos como a praia mais linda da ilha e não é pra menos: o contraste da areia branquinha com o azul do mar deixam qualquer um de queixo caído.

Uma breve parada para fotografar a fabulosa praia de Myrthos já foi suficiente naquela hora da manhã e o passeio seguiu por entre vales e paisagens bucólicas em meio a plantações de oliveiras e cabras pastando à beira de penhascos até chegarmos na cidade de Assos, um vilarejo encravado em um vale que mais parece o cenário de um filme publicitário de como a vida perfeita deveria ser. Crianças lindas e saudáveis a brincar tranquilamente nas águas cristalinas, casais felizes tomando sol e lendo um livro, jovens e idosos a tomar seus cafés com uma vista privilegiado do mar e tudo isso enquanto uma trupe grava cenas de um comercial para uma companhia aérea grega. Se eu não tivesse visto com meus próprios olhos pensaria até que o vilarejo nem era de verdade, mas um mero set de filmagem estudado e arrumado nos mínimos detalhes.




Eu poderia passar o resto do dia ali mesmo, ou quem sabe até uma semana sem reclamar de nada, no entanto o passeio ainda estava longe de acabar. Mais ao Norte da ilha havia uma cidadezinha chamada Fiskardo que nos esperava com seus diversos restaurantes à beira mar e um delicioso almoço com o mais puro e natural aroma mediterrâneo que podemos encontrar na Grécia. Este pequeno vilarejo é muito famoso por ser o ponto de chegada de diversos veleiros e um paraíso dos mergulhadores que vem para estas bandas em busca das belezas profundas do mar zafira de Cefalônia.


O almoço estava divino, a sobremesa melhor ainda mas o passeio tinha que continuar porque ainda faltava visitar a Caverna de Melissani e Drogarati que ficam próximas à localidade de Sami e ainda fechar o dia com a visita a uma vinícola para provar o Robola, um vinho branco produzido na ilha desde os tempos em que os venezianos a dominavam e trouxeram para cá o seu cultivo e produção.
Primeiramente fomos visitar a caverna de Drogarati (aberta das 09:00 às 17:00 – entrada 5 euros) que está a 3 km de Sami a uma profundidade de 95 metros onde a temperatura gira em torno de 18ºC. Esta caverna é considerada uma das mais bonitas da Grécia e é a única dotada de uma ampla sala onde são realizados concertos clássicos com intérpretes como Irini Karaghianni. Lá dentro a natureza criou uma escultura única de estalactites e estalagmites no decorrer de milhares de anos e os visitantes podem chegar bem pertinho desta obra através de passarelas muito seguras com corrimão e tapetes no chão para não escorregar. O centro de visitantes da caverna do lado externo ainda dispõe de uma cafeteria, uma loja de souveniers e uma piscina que pode ser utilizada pelos visitantes para descansar depois da visita.

Depois de visitar Drogarati seguimos para a Caverna Melissani que fica a 2km de Sami (aberta das 09:00-17:45 – entrada 7 euros) e é formada por um lago de 39 metros de profundidade e uma caverna a céu aberto. Este lago é formado pelas águas que brotam da terra e que atravessam cerca de 17km desde Katavrothes (aquela dos moinhos que falei anteriormente). Ao entrar na caverna é possível fazer um passeio de barco pela lagoa e admirar a coloração da água que mudam de cor dependendo da incidência da luz do sol que passa pela fenda da caverna.


E para finalizar o dia de passeio pela ilha nada melhor que uma paradinha em uma vinícola local para aprender um pouco como o vinho é produzido e é claro: degustar os diversos sabores e aromas do Robola.


E depois de ter ainda um dia inteiro para visitar a ilha de Zakinthos que fica a 1h de ferry de Pessada, era chegada a hora de me despedir deste pedacinho de paraíso, mas não sem antes experimentar o café grego preparado pela Kelly a simpática recepcionista do Blue Paradise que fez questão de me oferecer o café-da-manhã no dia da partida e me fez chorar de emoção em ter que deixar a ilha, o sol e aquele azul do mar que eu tanto quero bem…
Ευχαριστώ πολύ (muito obrigado)

Como Chegar: há opções de voos de muitas cidades europeias diretamente para Cefalônia ou desde a capital Atenas, assim como ferrys que partem do porto de Kilini no continente diretamente para Argostoli.
Onde Ficar: para quem quer ficar próximo aos grandes centros e facilidades da ilha a melhor opção certamente são os hotéis em Argostoli e Lassi, ambos a poucos quilômetros do aeroporto e muito bem conectadas com as outras partes da ilha.
O que comer: o que não faltam são opções de restaurantes e cardápios nesta ilha mediterrânea de produtos frescos e saborosos. Eu particularmente indico o restaurante Kalafatis que fica à beira mar em Argostoli a poucos metros do porto e tem uma vista espetacular para a baía de onde surgem de vez em quando enormes tartarugas marinhas bem ao lado das mesas. Outra dica é reservar ao menos um dia para almoçar ou jantar no restaurante Vinaries que fica a cerca de 1km de Argostoli na Farani Road com uma vista espetacular do mar e um cardápio sensacional. Além disso não deixe de ver um espetáculo de sirtaki às quartas-feiras na Taverna Sirtaki em Lassi e se tiver um tempinho experimente uma torta de chocolate na cafeteria Chocolatata no centro de Argostoli.
Post Relacionado: Conheça a mais linda praia da Grécia em Zakinthos
PLANEJE A SUA PRÓXIMA VIAGEM…
Passagens Aéreas: fique ligado nas promoções e encontre as melhores opções de voos e tarifas com a Passagens Promo.
Hospedagem: reserve sua hospedagem no mundo inteiro de forma rápida e segura e ainda receba R$ 130 de desconto ao reservar sua primeira acomodação através do nosso link no AIRBNB.
Seguro de Viagem: faça sua cotação e compare os preços das maiores seguradoras do mundo pagando em até 12 vezes sem juros ou no boleto. Receba ainda 5% de desconto ao usar o nosso código CANTINHODEVIAGEM na Seguros Promo.
Viaje Conectado: quer viajar pelo mundo e continuar conectado 24 horas por dia? Então confira as vantagens do chip YesBrasil que oferece internet ilimitada no plano para os EUA e para os demais continentes um limite de dados de 5GB a 12GB.
Pacotes Promocionais: quer conhecer o mundo sem gastar todos os seus tostões? A Logitravelajuda você a escolher as melhores opções em viagens nacionais e internacionais, além de diversas companhias de cruzeiros marítimos.
Ao reservar utilizando os links acima você pode escolher as melhores opções para sua viagem com os melhores preços e ainda nos ajuda a continuar compartilhando dicas de viagens criativas pelo mundo. Se gostou do nosso conteúdo visite também o nosso Instagram e Facebook, compartilhe a ideia com seus amigos e ajude-nos a inspirar mais viajantes!
Um comentário em “Como aproveitar a vida em Cefalônia na Grécia”