Um dia de sonho em Geiranger


Ao fazer uma lista das grandes maravilhas da natureza certamente não há como deixar passar em branco os fiordes noruegueses, principalmente quando falamos de Geiranger o mais famoso do país, considerado patrimônio da Humanidade pela Unesco, com 15km de comprimento e uma profundidade máxima de 258 metros, cercado por montanhas cobertas de neve e uma paisagem que inspirou grandes produções do cinema como o filme a Onda e Frozen que retrata as inigualáveis cascatas das 7 irmãs.

Geiranger2

Vista de Geiranger do alto de uma montanha

A chegada em Geiranger a bordo de um navio de cruzeiro é uma das experiências mais incríveis que um viajante pode ter na vida. Navegar pelo fiorde lentamente entre as montanhas cobertas de neve e presenciar a grandeza da natureza e o som característico das cachoeiras que despencam das montanhas em uma sinfonia típica de primavera quando o gelo das montanhas começa a derreter é sem dúvida algo difícil de expor em palavras.

Ao chegar no pequeno vilarejo de Geiranger (Gei- lança Ranger fiorde) em plena primavera dá para sentir o clima bucólico da paisagem e o aroma das flores e das plantações de mirtilo e morangos que em breve darão seus primeiros frutos depois de passar por um inverno super rigoroso.

Subindo a montanha em direção a um dos pontos mais elevados do fiorde a sensação é de entrar em um conto de fadas onde tudo parece ter sido desenhado a mão e preparado com extremo bom gosto para receber os visitantes. As melhores vistas do fiorde ficam há alguns metros acima do nível do mar e lá de cima podemos ter uma ideia mais clara de como vivem os cerca de 250 locais, além é claro de conhecer uma típica casa viking de cerca de 300 anos que ainda conserva o telhado com cobertura vegetal de isolamento térmico feita com cascas de árvores, a única igreja protestante do vilarejo e as casinhas coloridas que se destacam na paisagem.

A Noruega é um país super desenvolvido economicamente e tem a base de suas receitas no petróleo e no gás natural encontrados em grande quantidade em seu território, além disso, o governo com seus incentivos, consegue manter os agricultores no campo e por isso ao visitar o país temos a impressão de que cada cantinho mesmo que isolado possui um morador.

Algo bem curioso ao passar pelo campo na Noruega são as casas coloridas construídas em madeira. A primeira vista parecem todas iguais, mas como sempre há uma razão lógica para tal, isso porque no passado a tinta vermelha era feita com ocre e por ser mais barata era utilizada para pintar os estábulos e armazéns da família, enquanto que a cor branca mais cara era usada para a casa principal da família e amarela para a casa dos idosos da família.

casaviking

Casa com mais de 300 anos em estilo viking com telhado feito com cascas de árvores.

Trolls

Os famosos trolls noruegueses, figuras folclóricas escandinavas que mais se parecem com ogros.  Seres noturnos com seus esconderijos favoritos nas cavernas e as regiões montanhosas e, além de serem muito feios e fedorentos,  a inteligência não seria o melhor de seus atributos.

Digamos que um dia neste cenário de filme não seria completo sem conhecer a lenda das cascatas das 7 irmãs que ficam bem na saída do fiorde de Geiranger. A mais alta das quedas tem 250 metros e pode ser vista a bordo de um mini cruzeiro que faz todos os dias a rota Hellesylt-Geiranger em 55 minutos. Segundo a lenda local as sete irmãs vivem alegres dançando montanha abaixo enquanto o pretendente (a cachoeira Friaren – pretendente solitário – observa do lado oposto aguardando para conhecê-las.

Cascatageiranger

Cachoeira Friaren (o solitário pretendente)

Toda esta beleza pode ser vista e revista entre os meses de Maio a Setembro quando as temperaturas são mais agradáveis e as condições climáticas permitem circular livremente pelas estradas sem neve e avalanches. Muitos moradores locais aproveitam os meses de inverno para passar as férias em locais mais quentes como as Ilhas Canárias e Tailândia até porque eles também são filhos de Deus, precisam de vitamina D e já ganharam o suficiente na alta temporada, pois como todos bem sabem a Noruega é um país lindo, exuberante mas também com um custo de vida à altura das montanhas de Geiranger.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta o nosso Instagram e Facebook e compartilhe a ideia com seus amigos!

Vai viajar? Então não esqueça de fazer o seu seguro de viagem e ganhar 5% de desconto com o cupom de desconto do cantinho da viagem. Basta acessar aqui e antes de finalizar a compra inserir o código CANTINHODEVIAGEM

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s