As belezas da Riviera del Conero


Quando pensamos em viajar para a Itália temos sempre em mente os sólitos lugares já a tempos carimbados e ultra lotados de turistas como Roma e Veneza, porém vamos ser sinceros que às vezes é preciso sair deste roteiro para conhecer outras paisagens e provar novos sabores. Foi pensando nisso que o cantinho da viagem deu um pulinho até a cidade de Ancona na região de Marche para provar as especialidades locais e conhecer as lindas praias da Riviera del Conero.

Parque del Conero.


A cidade portuária de Ancona é o ponto de partida para conhecer a região e, além disso liga a Itália com a Grécia e Croácia através de barcos rápidos que partem diariamente no período de verão (junho a setembro). Fundada pelos gregos exilados de Siracusa no século 5 a.C, seu nome vem de Ankon que em grego significa “cotovelo”, uma refência ao pico rochoso que projeta-se ao mar formando um porto natural na costa do Mar Adriático.

Porto de Ancona.


A cidade que durante a Segunda Guerra Mundial sofreu com os bombardeios, conserva ainda o seu centro histórico onde é possível visitar o Museu Arqueológico da região de Marche situado em um Palácio do Séc. XVI, a Catedral de San Ciriaco com sua cúpula do Séx. XIII vigiando o porto de Ancona do alto do Monte Guasco, a Porta Pia, antiga porta da cidade construída entre 1787 e 1789 a mando do Papa Pio VI.

Uma breve caminhada do porto por uma subida íngreme nos leva à Catedral de San Ciriaco com uma vista panorâmica da cidade, além da possibilidade de visitar as ruínas do anfiteatro romano do Séc. I e se ainda sobrar fôlego subir até o alto do Parque do Cardetto para visitar o Farol Antigo com uma vista espetacular do mar adriático.

Catedral de S. Ciriaco em Ancona.


Anfiteatro romano em Ancona.


Farol antigo de Ancona.

E os atrativos não param por ai, isso porque a cidade de Ancona é a porta de entrada para conhecer o Parque Regional do Conero (lê-se Cônero) situado no monte homônimo, uma área verde de proteção ambiental com uma estrada panorâmica que sai de Ancona e vai até Numana, Sirolo e Loreto serpenteando a beira-mar e com paisagens que mesclam bosques, falésias e rochedos a pique à beira do oceano, além de pequenas enseadas com praias de águas clarinhas e areia branquinha.

Praia de Portonovo.

Parque del Conero e suas lindas praias.

O Parque do Conero é muito apreciado pelos visitantes que praticam o avistamento de pássaros (birdwatching), especialmente por ser um ponto de migração do falcão peregrino. Dentro dele encontramos alguns refúgios espetaculares de sol e mar como Portonovo e suas praias cristalinas, além de cidadezinhas exclusivas como Numana no alto do penhasco com uma vista espetacular de suas praias arenosas e do pequeno porto de onde partem os barcos para visitar a belíssima ilha Le Due Sorelle – http://www.traghettatoridelconero.it/it/le-2-sorelle-e-le-escursioni (nos períodos de alta temporada de junho a setembro ao custo de 25 euros para adultos e 15 euros para crianças) e Sirolo, considerada a jóia da Riviera del Conero por seu estilo medieval e suas tradições artísticas.

Cais do porto de Numana.


Centro de Numana.


Vielas de Numana.

E para os peregrinos viajantes a região ainda abriga a famosa cidade de Loreto onde segundo reza a lenda encontra-se a Santa Casa, ou Casa de Maria, que teria sido trazida de Nazaré por anjos em 1294 e colocada em um bosque de loureiros que deu nome ao lugar. Na verdade as três paredes da casa onde teria vivido a Virgem foram levadas à Itália por anjos de carne e osso: a família bizantina Angeli (“anjos”, em italiano). Não há como saber se essas são de fato paredes da casa em que Maria recebeu a Anunciação, porém as dimensões delas são compatíveis com as das paredes internas da gruta existente em Nazaré.

Os devotos de São Ciríaco dizem que suas relíquias chegaram ao porto de Ancona trazidas pelas ondas do mar. Essa tradição é celebrada, no dia 4 de maio, na catedral de Ancona, onde são distribuídos maços de junco benzidos.

Como chegar: Ancona encontra-se a 3:30hs de trem de Roma (custo em torno de 19 euros) e também possui um aeroporto com voos regionais. Para visitar Portonovo nos meses de verão basta pegar um táxi no centro de Ancona ou o ônibus número 94 que sai da Piazza Cavour e em 30 minutos te deixa no ponto final da praia (1,5 euros o bilhete). Enquanto que a empresa RENI (http://www.anconarenibus.it/regionale.asp) dispõe de uma linha de ônibus que faz o percurso Numana, Sirolo e Loreto com duração de cerca de 45 minutos. Os táxis são mais rápidos e estão disponíveis no centro antigo de Ancona e na estação de trem.

Onde ficar: Em Ancona há opções de hotéis em frente ao porto a poucos metros do centro histórico como o Seaport Hotel (www.seeporthotel.com) e Junior Residence (http://residencedegliaranci.com/en/residence-junior ), mas se quiser aproveitar ao máximo as belezas da riviera del conero prefira um dos hotéis ou residenciais em Numana – Hotel Scogliera (http://www.hotelscogliera.it/) Hotel Giardino (http://www.hotelgiardino.com), Sirolo – Hotel Sirolo (http://www.hotel-sirolo.eu/#) ou Portonovo (o único hotel nesta região é o Internazionale – http://www.hotel-internazionale.com ).

Entardecer da varanda da Trattoria Mafalda em Poggio.


Onde comer: Se estiver de carro não deixe de provar as delícias do Restaurante Mafalda (http://www.trattoriamafalda.it/) em Poggio no caminho entre Numana e Sirolo, aproveitando para ver o pôr-do-sol no terraço e não deixe de provar o vinho verdicchio típico da região, as azeitonas à ascolana e os deliciosos, gnocchi frescos e tagliatelle ai moscioli (melhor reservar com antecedência para garantir um bom lugar no terraço.

Anúncios

Uma resposta para “As belezas da Riviera del Conero

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s