Cassis: um refúgio inspirador na Provença


Uma visita à região da Provença na França nos convida a caminhar sem pressa por vielas repletas de cores e aromas, além de subir e descer por caminhos entre trilhas que acabam sempre em um cantinho à beira mar. E eis que este ritmo lento e prazeroso de aproveitar a vida e o tempo livre é o melhor exemplo do que fazer em Cassis, este antigo vilarejo de pescadores que se encontra dentro dos vales marítimos das Calanques, uma espécie de fjords montanhosos na costa sul da França a cerca de 1 hora de Marselha e a 1:30hs de Aix-en-Provence.

20160812_115248

Porto de Cassis

20160812_100951

Plantação de uvas em Cassis

Cassis é uma cidade portuária que desde a pré-história foi ocupada por diversas civilizações entre elas os romanos que foram os grandes responsáveis pela criação do seu nome Carcisis Portus (prefixo CAR significa pedra, rocha), além de ter sido uma grande fonte de inspiração para os pintores Derain, Matisse e Dufy que usaram as suas cores selvagens e naturais para compor suas obras primas de arte e ainda hoje conserva na sua pacata atmosfera atrações importantes como: as praias de águas cristalinas, o Cassino Barriere, o cultivo de uvas em um território costeiro de microclima para a produção do vinho floral e frutado Cassis AOC e o imponente Château de Cassis, uma antiga fortaleza localizada no alto da montanha que abriga um dos mais exclusivos hotéis da cidade com uma vista estupenda .

20160812_115926

O charme das ruas de Cassis

20160812_110239

Produtos de Lavanda da Provença

20160812_103107

Praia do centro de Cassis com seu chateau no alto da falésia

A cidade está cercada por falésias e rodeada de enseadas de águas cristalinas que convidam a um mergulho ou uma caminhada pelas rotas que levam até o ponto mais alto em Cap Canaille (399 metros).

Como chegar: a melhor forma de conhecer a região certamente é alugando um carro para poder parar e fotografar a paisagem ou contratar um passeio com uma agência de viagem. Na entrada do Parque les Calanques há um estacionamento para deixar os veículos e dali partem as trilhas para as caminhadas ao Cap Canaille e arredores do parque Les Calanques.

O que fazer: a melhor forma de conhecer Cassis é caminhando, basta um passeio pelas vielas do centrinho para sentir o gostinho do dolce far niente desta cidadezinha litorânea que convida os visitantes ao merecido descanso. Os passeios de barco que saem do centro da cidade e visitam as calanques são uma boa pedida para quem tem pouco tempo, porém não há como resistir a um banho de mar na praia em frente ao porto ou um passeio pelas ruas com direito a uma visita ao Museu do Perfume e um delicioso almoço em um dos restaurantes à beira mar. Para os mais esportivos ainda há a possibilidade de participar de competições de corridas em torno a esta paisagem única, dentre elas a corrida de 20km entre Marselha e Cassis que ocorre todos os anos no mês de Outubro (info).

O passeio de barco que parte do centro de Cassis leva os visitantes até as Calanques (Port Miou, Port Pin e En Vau – somente panorâmico sem descer do barco), porém se tiver tempo e energia física para caminhar vale a pena seguir a pé pelas seguintes rotas:

  1. Route des Crêtes, um caminho bastante íngreme que pode ser feito a pé (3,6km) ou de carro (5km) do centro de Cassis até o Cap Canaille.
  2. Sentier du Petit Prince um percurso de 1-1:30h acessível ao público e aberto o ano todo onde é possível ter uma vista privilegiada das falésias para fotografar a Calanque de Port-Miou.

Quando ir: a cidade recebe muitos visitantes principalmente no verão entre os meses de Junho e Setembro quando fica até mesmo difícil encontrar um lugar ao sol na praia, no entanto neste período é que as operadoras oferecem a maioria dos passeios para as calanques e seus arredores. Vale lembrar que neste período muitas das trilhas do parque podem estar fechadas devido ao vento e por medidas de segurança para evitar incêndios devido à vegetação seca.

Onde ficar: a cidade apesar de pequena oferece várias opções de hospedagem bem no centro onde tudo acontece. Uma boa dica são os hotéis Inter-Hotel Cassitel e Hotel Royal Cottage ou caso busque uma vista única não deixe de considerar a ideia de hospedar-se no Chateau de Cassis no alto de uma falésia com vista exclusiva do mar e da cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s