Noticias e Novidades

Conheça as mais interessantes coleções do mundo


Quem nunca na vida teve uma coleção de brinquedos, de figurinhas ou até mesmo de pequenos segredos que atire a primeira pedra. O ato de colecionar é tão antigo quanto a origem da palavra legere que vem do latim e primitivamente significava “colher, escolher, recolher”, como quando as pessoas selecionam e retiram do pé os melhores frutos, os melhores cachos.  E esse ato de selecionar, escolher e guardar faz a cabeça de várias pessoas no mundo que colecionam os mais variados e bizarros tipos de objetos.

Foi pensando nisso que o cantinho da viagem selecionou uma lista de algumas das coleções mais interessantes para inspirar nossos leitores a quem sabe iniciar um novo hobby em uma próxima viagem.

1. A maior coleção de lápis do mundo que começou a ser formada em 1956  pertence ao uruguaio Emilio Arenas e é composta por nada mais nada menos que 16.260 lápis, além de outros objetos como caixas de fósforos, chaveiros, etc. A Museu Arenas onde ele guarda essa raridade encontra-se na Granja Colonia a poucos quilômetros da cidade de Colônia do Sacramento onde também é possível hospedar-se e degustar os deliciosos doces e geléias produzidos na própria fazenda.

arenas

2. A maior coleção de latas de Coca Cola pertence ao italiano Davide Andreani  com suas 10,558 latinhas de uma única marca provenientes de 87 diferentes países. Aliás se você tem uma coleção de latinhas vai a dica de Davide para que elas não oxidem com o tempo é preciso fazer um pequeno furo no fundo das latas para tirar o líquido.

coke

3. A maior coleção de imãs de geladeira foi parar no Guinness Book e pertence à americana Louise J. Greenfarb conhecida como The Lady Magnet com sua expressiva coleção de cerca de 45.000 imãs de geladeira colecionados desde a década de 70.

magnets

4. A tecnologia veio para ficar e para muitos, principalmente os mais jovens, os cartões telefônicos são objetos tão antigos quanto os dinossauros, mas não para Joseph Sunil, um indiano que possui a maior coleção de cartões telefônicos do mundo com cerca 5.986 cartões de 245 países. Para muitos cartofilistas (nome dado aos colecionadores de cartões) a raridade de um cartão telefônico está na tiragem do mesmo na época do seu lançamento e seu estado de conservação e por aqui no Brasil há cartões raros que hoje  valem alguns bons reais no mercado de colecionadores.

card

5.  Sonho de consumo de milhares de meninas no passado, a boneca Barbie lançada em março de 1959 pela americana Mattel Inc.,  foi inspirada na história em quadrinhos da boneca alemã Bild Lilli. E não é a toa que a detentora da maior coleção de bonecas Barbie seja a alemã Bettina Dorfmann de Dusseldorf com suas 15.000 bonecas colecionadas desde quando tinha 5 anos de idade. E se você é fã da boneca e estiver passando por Montreal no Canadá não deixe de visitar a exposição permanente na ExpoBarbie, com diversas salas representando os diversos estilos da boneca mais cobiçada do mundo.

barbie

6. Que um cheirinho de banho tomado com um bom sabonete agrada a muita gente isso é fato, mas ter a  maior coleção de sabonetes com mais de 5.000 barras de vários países do mundo é legado da inglesa Carol Vaugn que iniciou sua coleção em 1991. Os apreciadores desta arte da fabricação de sabonetes também podem visitar o museu do sabão nos arredores de Sidon, há 45 km ao sul de Beirut a capital do Líbano e voltar ao passado em uma visita aos primórdios da fabricação do sabão e sabonetes à base de azeite de oliva em uma antiga fábrica reestruturada para receber os visitantes todos os dias das 08:30 às 17:00hs.

soapmuseum

7. O que seria de um mágico sem suas cartas? Pois que o diga o mágico italiano Tony de Santis que possui a maior coleção de cartas Joker (coringa) – suas 8.520 cartas são únicas porque cada uma possui uma imagem diferente do coringa.

joker

8. Os menores frascos contém os melhores perfumes. Talvez essa máxima tenha inspirado o astrônomo Kuwaitiano Adel Al-Sadoun detentor da maior coleção de perfumes do mundo com 5 mil frascos, alguns dos quais têm cerca de 100 anos. Uma boa dica para os apreciadores de perfumes como Adel é a visita ao Museu do perfume em Paris na França. Os franceses são renomados internacionalmente na fabricação dos melhores perfumes do mundo desde o Séc XVII e uma vista ao museu traz dados curiosos e perfumados sobre a produção das melhores fragrâncias (você sabia que são necessários 200kg de flores de lavanda para produzir 1kg de extrato de perfume?). Depois da visita ao museu os visitantes ainda podem dar uma passadinha na Perfumaria Fragonard e experimentar as diversas fragrâncias (Museu fica na 9 rue Scribe próximo à estação de Metrô Paris, Opera Garnier e Paris Story e fica aberto das 09:00 às 18:00s de segunda à sábado e das 09:00 às 17:00s aos domingos durante o ano todo com entrada franca).

musee

E você tem ou conhece alguém que coleciona algo interessante ou inusitado? Compartilhe conosco seu hobby….

Eu aqui no cantinho gosto de colecionar mini garrafinhas de licores e bebidas dos diversos países que visito, além é claro de alguns imãs de geladeira 🙂

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta o nosso Instagram e Facebook e compartilhe a ideia com seus amigos!

Vai viajar? Então não esqueça de fazer o seu seguro de viagem e ganhar 5% de desconto com o cupom de desconto do cantinho da viagem. Basta acessar aqui e antes de finalizar a compra inserir o código CANTINHODEVIAGEM.

Anúncios

Ajude-nos a inspirar muitas pessoas e viajar deixando o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.