Continuando a viagem pelo Mar Negro, cheguei até a cidade de Varna, uma das três maiores cidades da Bulgária com cerca de 350.000 habitantes. Conhecida no verão como a capital turística ou simplesmente a Las Vegas do país com seus diversos resorts, comércios, cassino, centro universitário e suas praias de areia fina e águas translúcidas.
A cidade também oferece uma atmosfera cultural com opções de museus, teatros, bares, restaurantes e passeios pelos vilarejos ao seu entorno onde é possível conhecer paisagens inusitadas, além de descobrir o estilo e modo de vida típico dos seus moradores.
Nos meses de verão a cidade recebe milhares de visitantes em busca de sol e mar e dos grandes resorts, porém mesmo no outono e inverno a cidade não deixa a desejar e oferece diversas opções de passeios ao livre em seus lindos jardins e praças.
A cidade de Varna é bastante tranquila e pode ser visitada a pé com acompanhamento de um guia em inglês (gratuito). Os passeios partem diariamente da esquina da Rua Hristo Botev Blvd e Vladislav Varnench (Tel: +359886993977) às 11:00 e às 18:00hs (de 13 Abril a 14 de Outubro).
O que visitar em Varna:
Parque Sea Garden: localizado próximo à região central de Varna, o parque possui uma linda vista da orla marítima e concentra ao seu redor uma grande quantidade de hotéis, cafés e restaurantes. Uma ótima opção é fazer uma passeio a pé pelo parque e descer até a praia onde encontram-se vários restaurantes pé na areia com uma ótima infraestrutura turística, principalmente para os veranistas em busca de sombra e água fresca.
Museu Arqueológico: é neste museu que encontra-se um dos maiores tesouros encontrados no país, trata-se do Ouro de Varna, o maior tesouro de ouro do mundo datado dos anos 4200-4600 a.C. que foi encontrado em 1972 e hoje encontra-se exposto no museu ocupando três salas separadas.
Catedral da Assunção da Virgem: o que mais chama a atenção nesta catedral é a sua grandeza e detalhes arquitetônicos com murais tipicamente búlgaros-ortodoxos e as esculturas em madeira. A entrada na catedral é gratuita, porém para fotografar ou filmar é necessário contribuir com uma quantia em dinheiro.
Termas Romanas: construídas em cerca de 7000m2, eram utilizadas em um antigo edifício público e ao seu redor encontram-se ainda as ruínas de diversas salas onde estavam as piscinas quentes e frias, banhos a vapor úmidos e secos, academia e ainda um dos primeiros sistemas de aquecimento de pavimento do mundo.
Madara: localiza-se nos arredores de Varna e vale a pena uma visita, pois é um dos patrimônios culturais da UNESCO, composto de um conjunto de 100 metros de pedras de 23 metros de altura de onde é possível avistar o relevo da região.
Kyulevcha: na mesma rota de Madara encontra-se este vilarejo típico búlgaro com casinhas construídas de acordo com as velhas tradições do país e onde os visitantes podem provar o famoso pão redondo artesanal, sal aromatizado, produtos tradicionais locais, além de assistir a apresentações de cantos e danças folclóricas búlgaras.
Kabiuk: um dos primeiros Haras da Bulgária, fundado em 1864 por Midhat Pasha, o então governador da província do Danúbio, para ser uma estalagem de cavalos militares para o exército turco. Ali encontram-se as melhores raças de cavalos como: Pure Bred Arabian, Shagya o búlgaro-árabe, Est e Puro Sangue e ainda o Museu Equino.
Floresta Petrificada: saindo da cidade de Varna, passando por plantações frutíferas e vinhedos pelo lado do Lago de Varna é possível visitar esta floresta e seu fenômeno natural único de pedras eretas petrificadas, onde, diz a lenda, há um forte poder sobrenatural. No mesmo caminho da floresta encontra-se o Museu dos Mosaicos de Devnya com exposição de artigos do período pré-bizantino da antiga cidade romana de Marcianopolis.
O que comer em Varna:
Visitar um país ou uma cidade e não provar a sua culinária é como ir a Roma e não ver o Papa, por isso aqui vai a dica para quem quiser experimentar alguns dos melhores e mais conhecidos pratos da cozinha búlgara:
Salada Shopska: é a salada que defina a Bulgária, isso porque não é somente a mais popular como também denomina um grupo de pessoas frugais chamadas de shopi que vivem na capital do país, Sofia. A salada é feita com tomates fatiados, pepinos, cebola e pimenta preta com o famoso queijo branco búlgaro.
Shkembe Chorba: esta sopa búlgara feita com alho, vinagre e pimenta vermelha pode parecer estranha, mas não a julgue sem antes experimentá-la, pois seu aroma pode ser revelador e está provado cientificamente que ela alivia os sintomas da ressaca depois de beber a rakia (bebida típica búlgara).
Tarator: um tipo de sopa fria preparada com iogurte, pepino e alho que deve ser consumida de preferência no verão.
Kebapche: uma almôndega de carne e temperos cortada como uma salsicha e grelhada que pode acompanhar uma salada Shopska, batatas fritas e queijo búlgaro.
Meshana Skara: um prato típico da Bulgária que consiste em: um kebapche, um kyufte (tipo almôndega), um bife de porco, batatas fritas, salada de feijão com cebola e lyutenitsa.
Kiselo Mlyako: um dos melhores iogurtes do mundo certamente é produzido na Bulgária, isso porque ali encontra-se o Lactobacterium Bulgaricum que é usado na fabricação do queijo búlgaro e que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do mundo. Para quem gosta de produtos orgânicos esta é a melhor opção, basta adicionar frutas ao iogurte ou utilizá-lo na preparação de outros pratos.
Onde ficar em Varna: O Golden Sands (Zlatni Piasatsi) é uma famosa estância balnear na costa do Mar Negro, localizada a 18 quilômetros do centro de Varna e que concentra diversas opções de hotéis, além de restaurantes, bares e atrativos – uma boa opção para quer aproveitar um dia de passeio nas areias e no sol do país nos meses de verão.
PLANEJE A SUA PRÓXIMA VIAGEM…
Passagens Aéreas: fique ligado nas promoções e encontre as melhores opções de voos e tarifas com a Passagens Promo.
Hospedagem: reserve sua hospedagem no mundo inteiro de forma rápida e segura através do nosso link.
Seguro de Viagem: faça sua cotação e compare os preços das maiores seguradoras do mundo pagando em até 12 vezes sem juros ou no boleto. Receba ainda DESCONTOS ao usar o nosso código CANTINHODEVIAGEM na Seguros Promo.
Quer viajar com estilo com uma mala exclusiva? Confira os serviços de aluguel de malas com a Get Malas.
Ao reservar utilizando os links acima você pode escolher as melhores opções para sua viagem com os melhores preços e ainda nos ajuda a continuar compartilhando dicas de viagens criativas pelo mundo. Se gostou do nosso conteúdo visite também o nosso Instagram e Facebook, compartilhe a ideia com seus amigos e ajude-nos a inspirar mais viajantes!












