Olympia: o berço dos Jogos Olímpicos


Uma bela manhã de sol, alguns pássaros cantando na janela e a tranqüilidade entrando pela porta, pois esta foi a sensação que tive ao visitar Katakolon, na Grécia. A primeira vista, esta cidade portuária não parece oferecer muito mais que duas ruazinhas de comércio e restaurantes, porém os pequenos frascos costumam conter os melhores perfumes, que neste caso chama-se Olympia, a famosa sede dos Jogos Olímpicos na antiguidade.

Em meio a tantas colunas, pedras, lápides e ruínas podemos encontrar a história de um período no qual as ilhas gregas enviavam seus representantes para competir nos famosos Jogos Helênicos em honra ao deus do Olimpo: Zeus.

Estes competidores nem sempre eram atletas, muitas vezes podiam ser simples trabalhadores que nos períodos dos jogos deslocavam-se a Olympia para representar sua ilha de residência. As competições eram realizadas exclusivamente entre homens e a entrada para a mulheres não era permitida, motivo este bem curioso pois os atletas competiam completamente nus.

O santuário onde os jogos aconteciam se chamava Altis e era composto por vários prédios, incluindo o temenos (lugar sacro) que era o templo de Hera e Zeus e o Pelopion, a área do altar onde os sacrifícios eram feitos. Devido ao aumento da importância dos jogos entre os gregos, com o passar do tempo foram construídos outros prédios incluindo a Palaestra (Século III a. C.), o Gymnasion (Século II a.C.) e as casas de banho que se uniram ao grande complexo de Olympia.

Durante o período romano, os jogos foram abertos ao cidadãos de todo o império romano, o que incluiu uma extensa reforma e a construção de um aqueduto.

Hoje, o complexo arqueológico de Olympia guarda as ruínas de um passado glorioso em cada pedaço de pedra. Em 2004, durante os Jogos Olímpicos de Atenas, realizou-se uma prova de corrida na pista que serviu de palco para os antigos gregos, um ato nobre de reconhecimento e conservação do espírito olímpico que nasceu em Olympia e depois de milhares de anos voltou para render graças ao seu berço natal.

Depois de visitar Olympia, uma passadinha pelo centrinho portuário de Katakolon me fez sentir verdadeiramente uma deusa do Olympo; uma vista do mar verdinho em frente ao restaurante, acompanhada de uma salada grega, um sol de outono, uma típica musica  grega (sirtaki) e para fechar com chave de ouro, deliciosos docinhos feitos com o mais puro e delicioso mel, pistache e outras gostosuras mais…

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @turisnews no Twitter.

Não seja egoísta, compartilhe com seus amigos!

Anúncios

2 Respostas para “Olympia: o berço dos Jogos Olímpicos

  1. Seu comentário está aguardando moderação.

    Claudia… que bom ver seu blog.. É maravilhoso!! Mais incrível ainda é ver suas fotos agora, todos os lugares pelos quais já passou e imaginar todos aqueles pelos quais vai andar, e lembrar de você com 15, 16 anos. Nossa aulas de italiano e os incontáveis banhos de chuva que tomamos na volta dos encontros com a professora Paola. Muito legal ver que você começou a plantar as sementes da sua vida profissional, e porque não dizer desse blog, há tanto tempo.
    Você era tão menina e já tão convicta do que queria para a sua vida.
    Parabéns!!! Adorei. Vou acompanhar daqui por diante. E vê se manda notícias…. estou com saudades.
    Bjs… Virgínia

    • Virginia agradeço imensamente suas palavras, naquela época nem tinhamos noção do que encontraríamos pela frente, mas valeu cada minuto e todas as caminhadas e banhos de chuva pelas ruas de Pato Branco… vc tambem foi sempre um incentivo pra mim e hoje tenho certeza que conseguiu realizar seus sonhos daquela época…tenho muita saudade de vc e gostaria muito de compartilhar uma de minhas viagens pessoalmente…enquanto isso vamos viajar juntas nos próximos posts…Abraços cheios de carinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s