Vale!!! Málaga


A cidade de Málaga, principal porto da Espanha meridional, situa-se na Andaluzia no Mar Mediterrâneo e caracteriza-se por ser um popular centro turístico e um dos portos comerciais mais importantes da Espanha.

Fundada pelos Fenícios no século XII, Málaga foi sucessivamente colônia cartaginense, romana e árabe. Durante a dominação romana, e principalmente sob o domínio árabe, tornou-se uma importante estação militar até que em 1487 foi reconquistada pelos espanhóis.

Entre os edifícios históricos da cidade encontra-se a famosa Catedral de la Encarnación com seus mais de 500 anos e conhecida popularmente como la manquita (a manca)  devido à falta de uma de suas torres.

 

Vista do Parador de Gibralfaro

Vista do Parador de Gibralfaro

 

Outro atrativo turístico da cidade são as ruínas de um forte mouro. O castelo, construído na primeira metade do século XIV por Yusuf I, califa de Granada; em 1487, foi conquistado pelos reis católicos, que o usaram para aprisionar os vencidos. Situado no topo do monte onde, segundo fontes muçulmanas, se erguia um farol fenício; os muçulmanos chamaram-lhe de “Monte do Farol”, ou Yabal-Faruk, de onde deriva o seu nome atual de Castelo de Gibralfaro. Foi destruído pelo exército francês antes de o abandonarem em 1812, e assim ficou até hoje, uma ruína com muita história, em parte do qual funciona o Parador de Gibralfaro (c/ Camino de Gibralfaro, 952 221 902 –www.paradores.es).

 

A cidade conta ainda com diversas casas de Flamenco, onde músicos e bailarinos apresentam-se ao vivo e encantam a platéia com diversos ritmos e estilos desta dança símbolo da Espanha.
Sem contar com a Praça de Touros com suas espetaculares touradas e as fabulosas praias de Torremolinos e Fuengirola localizadas a poucos minutos do centro da cidade.
Para os amantes das artes, a cidade oferece ainda a possibilidade de visitar a Fundación Picasso (Plaza de la Merced, 15), casa do pintor Pablo Picasso que nasceu em Málaga em 1881, além do Museu Picasso que abriga as coleções permanentes e mostras das principais obras do artista.
Uma dica especial para quem deseja hospedar-se a beira da praia é o Hotel Cohiba (www.cohibahotel.com), um local pequeno e acolhedor localizado na praia de Pedregalejo, antigo refúgio dos pescadores de Málaga.
E por falar em pescadores, vale lembrar que a gastronomia malaguenha destaca-se pela variedade de pescados, típicos desta região da Andaluzia, uma variedade de restaurantes oferecem os mais deliciosos pratos como as espetadas de sardinhas, os boquerones, os linguados, a paella e os típicos gazpachos (sopas frias à base de vegetais).
Anúncios

Uma resposta para “Vale!!! Málaga

  1. Claudia, estou adorando suas matérias, em especial esta pois renasci lembrando o curso que fiz em Málaga e os encantos que me enfeitiçaram pela línguagem corporal das sevillanas
    Escreva mais e escreva sobre lugares comuns também. Revivemos por intermédio de sua viagem. Bjs Lullis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s