A cidade de Málaga, principal porto da Espanha meridional, situa-se na Andaluzia no Mar Mediterrâneo e caracteriza-se por ser um popular centro turístico e um dos portos comerciais mais importantes da Espanha.
Fundada pelos Fenícios no século XII, Málaga foi sucessivamente colônia cartaginense, romana e árabe. Durante a dominação romana, e principalmente sob o domínio árabe, tornou-se uma importante estação militar até que em 1487 foi reconquistada pelos espanhóis.
Entre os edifícios históricos da cidade encontra-se a famosa Catedral de la Encarnación com seus mais de 500 anos e conhecida popularmente como la manquita (a manca) devido à falta de uma de suas torres.

Outro atrativo turístico da cidade são as ruínas de um forte mouro. O castelo, construído na primeira metade do século XIV por Yusuf I, califa de Granada; em 1487, foi conquistado pelos reis católicos, que o usaram para aprisionar os vencidos. Situado no topo do monte onde, segundo fontes muçulmanas, se erguia um farol fenício; os muçulmanos chamaram-lhe de “Monte do Farol”, ou Yabal-Faruk, de onde deriva o seu nome atual de Castelo de Gibralfaro. Foi destruído pelo exército francês antes de o abandonarem em 1812, e assim ficou até hoje, uma ruína com muita história, em parte do qual funciona o Parador de Gibralfaro (c/ Camino de Gibralfaro, 952 221 902 –www.paradores.es).
Claudia, estou adorando suas matérias, em especial esta pois renasci lembrando o curso que fiz em Málaga e os encantos que me enfeitiçaram pela línguagem corporal das sevillanas
Escreva mais e escreva sobre lugares comuns também. Revivemos por intermédio de sua viagem. Bjs Lullis