As montanhas encantadas vikings de Flam


Digamos que a cidade de Flam é composta de uma estação de trem, um hotel, um fiorde, algumas casinhas, um camping e cerca de 400 locais que ali vivem, além é claro das ovelhinhas que circulam lindas, leves e soltas pelas pastagens dos arredores. A paz e a monotonia do lugar só é quebrada quando os barcos chegam com milhares de visitantes que mal passam pelas lojinhas e já dirigem-se aos ônibus para fazer os passeios ou até a estação de trem para ir à Myrdal, o ponto mais alto a cerca de 887 metros acima do nível do mar.

Como tinha somente algumas horas para explorar o local parti logo cedo com a excursão passando por um dos mais extensos túneis do país o Laerdals Tunnelen com seus 24,51km e depois de algumas horas estava em Gudvanger, um típico vilarejo viking à beira do fiorde que concentra algumas lojinhas de souvenires, um restaurante e um pequeno hotel temático. Dali partem cruzeiros pelos fiordes de Flam de 1 maio a 30 setembro com 2,3 hs de duraçao até Kauoanger ao preço de 360 Kr. Ida ou 560 ida e volta adulto.

IMG_3698

IMG_3703

Quarto em estilo viking no hotel em Gudvanger (a ilha viking em Flam)

O passeio por si só já vale a pena pela beleza das paisagens, principalmente nesta época do ano de primavera quando as montanhas começam a derreter e o volume de água das cachoeiras e rios é muito maior que em outros períodos. Casinhas coloridas despontam no meio do nada circundadas por montanhas e a alegria da natureza despontando em forma de flores em uma manhã de sol trazendo mais alegria aos moradores que passaram um inverno coberto de neve. Em cada caminho que passamos tive a sensação de estar revendo paisagens antes já vividas como: as curvas serpenteando as montanhas de Machu Picchu e a subida até o Vale Nevado no Chile beirando os rios caudalosos na primavera, além é claro de um cheirinho de infancia em cada casinha colorida e nos campos floridos com as ovelhinhas.

IMG_3730

Casas típicas do campo na região de Flam, a branca é a casa de família e a vermelha o estábulo.

Ainda no caminho, uma breve parada para conhecer a Cascata da Juventude, a qual reza a lenda é responsável pela juventude eterna dos que bebem a sua água, então nada mais justo que experimentar a tal água trincando de fria e ainda levar uma pedrinha de bauxita como recordação dos rios daquelas bandas. O passeio de ônibus termina na cidade de Voss onde um banquete de salmão nos espera, porque afinal de contas visitar a Noruega e não provar esta iguaria é como ir a Roma e não comer a Pasta.

IMG_3725

Cascata da Juventude

IMG_3786

Paisagem no caminho entre Myrdal e Flam.

IMG_3758

Imagem de uma cachoeira durante o degelo das montanhas em Myrdal

Depois de bem alimentada era chegada a hora de pegar o trem de volta para Flam com conexão em Myrdal. No caminho uma paisagem incrível com uma parada na cachoeira de Kjosfossen com direito a música medieval e dança de uma bailarina solitária vestida de vermelho. Além de uma paisagem impressionante ao longo do caminho até Flam com penhascos, rios, cachoeiras e cenas bucólicas de um país que inspira a tranquilidade.

IMG_3768

Passeio de trem de Myrdal a Flam

Dica importante: da para fazer o percurso Bergen- Myrdal- Flam de trem e se você tiver tempo pode ficar hospedado na cidade de Voss que possui uma infra-estrutura bem mais acessível e completa com restaurantes e hotéis.

E se você quiser conhecer a cidade aproveite e confira os pacotes promocionais aqui.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta o nosso Instagram e Facebook e compartilhe a ideia com seus amigos!

Vai viajar? Então não esqueça de fazer o seu seguro de viagem e ganhar 5% de desconto com o cupom de desconto do cantinho da viagem. Basta acessar aqui e antes de finalizar a compra inserir o código CANTINHODEVIAGEM.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s