Tipos de Fobia


Você já parou pra pensar que o seu medo de voar de avião ou de entrar em elevadores pode ser uma fobia e atrapalhar seus sonhos de viagem?

Pois bem, muitas pessoas acreditam que um simples ato de cruzar uma rua ou abrir uma porta possa ser um verdadeiro tormento em suas vidas e em alguns casos realmente é.  Nestes casos a ajuda de profissionais como médicos e psicólogos pode ajudar muito a tratar e diminuir os medos até que estas pessoas possam conseguir aproveitar a vida de uma maneira mais normal e prazeirosa.

E você tem alguma fobia? Confira abaixo algumas das mais incomuns delas:

medo

A agirofobia é a fobia na qual pessoas temem atravessar uma rua ou estrada

Dá para entender aracnofobia (medos às aranhas) e outros medos bem comuns. Mas aicmofobia (medo de objetos pontudos) ou nomofobia (ansiedade de quem ficou sem celular ou contato) são mais surpreendentes. O site da revista americana Travel & Leisure listou uma série de fobias estranhas e que podem ser relacionadas com o viajar, e afastar certas pessoas de alguns destinos turísticos.

Aicmofobia

A aicmofobia é o medo excessivo que certas pessoas sentem de objetos pontudos, como facas, seringas e agulhas. Em Seattle, noroeste dos Estados Unidos, aicmófobos têm de encarar o medo para subir na Space Needle (agulha do espaço), torre construída em 1962 para a Feira Universal, com 158 metros de altura e uma vista incrível sobre a cidade.

Agrizoofobia

Um forte medo de animais selvagens é o que sentem indivíduos atingidos por agrizoofobia. Para aqueles que não sofrem desta fobia, um dos melhores lugares do mundo para avistar animais como zebras, elefantes e leões, entre muitos outros é a Tanzânia, com grandes parques como Serengeti e Tarangire.

Criofobia

A criofobia define a aversão e o medo pelo frio intenso. Pessoas com criofobia deveriam evitar a gélida região da Lapônia, norte da Suécia, e particularmente o Ice Hotel, hotel feito de mais de 45 mil toneladas de gelo, e que é reconstruído a cada ano, após derreter na primavera.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

O singelo nome de “hipopotomonstrosesquipedaliofobia” é usado para definir um medo irracional de pronunciar nomes e palavras longas. Quem sofrer dessa fobia vai preferir claramente o nome usado comumente para se referir à capital tailandesa Bangkok, ao invés de seu nome formal: Krung thep mahanakhon bovorn ratanakosin mahintharayutthaya mahadilok pop noparatratchathani burirom udomratchanivetmahasathan amornpiman avatarnsathit sakkathattiyavisnukarmprasit, com 167 letras.

Macrofobia

Quem sofre de macrofobia deve evitar ao máximo qualquer tipo de parque de diversões. Esta fobia corresponde ao medo extremo de longas esperas, como as mais de duas horas que pode durar a fila para subir na Space Mountain, montanha-russa no escuro que é um das principais atrações de Disneyland, parque californiano da Disney. Ao contrário da fila, o passeio, além de veloz e emocionante, é bastante curto: apenas 2 minutos e 45 segundos.

Heliofobia

Acredite se quiser, mas nem todo mundo adora pegar um solzinho: pessoas que sofrem de heliofobia sentem um medo insuportável de ficar sob o astro-rei. A cidade de Yuma, no estado americano do Arizona, é um dos lugares com mais sol do planeta, portanto, um dos piores do mundo para heliófobos, com 11 horas de sol diárias, e mais de 4 mil horas ensolaradas por ano.

Limnofobia

Sebago Lake, no sul do estado do Maine, é o segundo maior lago dos Estados Unidos, além de ser o mais profundo do país. Atingindo 96 metros de profundidade, Sebago Lake tem praias e belas paisagens que deixam de ser aproveitadas por quem sofre de limnofobia, o medo profundo aos lagos.

Osmofobia

Ninguém gosta de cheiros ruins, mas quem tem osmofobia sofre ainda mais com eles. Osmófobos sentem um medo profundo de cheiros desagradáveis e se sentiriam especialmente mal no festival do durião, realizado anualmente na primeira semana de maio na cidade de Chanthaburi, a 245 km de Bangkok. O durião é uma fruta conhecida por seu odor repugnante mas muito apreciada em alguns países asiáticos.

Escalafobia

Pessoas com escalafobia temem escadas rolantes e, naturalmente, as evitam ao máximo. Hong Kong tem, possivelmente, o maior desafio para escalófobos: construído em 1993, o sistema de escadas rolante cobertas de Central Mid Levels conecta dois bairros numa distância de 800 metros, numa viagem que demora um total de 20 minutos.

Atefobia

Qualquer tipo de ruína causa um medo mórbido em pessoas que sofram de atefobia. Esta fobia faz com que certas pessoas percam algumas das maiores maravilhas da História, como as impressionantes ruínas de Pompeia, sítio arqueológico situado a 22 km de Nápoles, com vestígios da cidade sepultada por lava de uma erupção do Vesúvio em 79 depois de Cristo e descoberta em 1749.

Ancraofobia

Ancraofobia é o nome dado à fobia de tempestades, furacões e ventos em geral. Port Martin, na Antártida, é o lugar mais ventoso do planeta, com mais de cem dias anuais com ventos de força oito na escala de Beaufort, com uma média de mais de 65 km por hora. Não recomendado para quem sofre desta doença.

Nomofobia

Fobia dos tempos modernos, a nomofobia é o medo intenso de ficar sem sinal no celular. Para aqueles que, contrariando este medo, querem se desconectar do mundo e não ceder à tentação de dar uma conferida no celular, o resort Treebones, na região californiana de Big Sur, é o local ideal. Este eco-resort oferece acomodações em iurtas no estilo mongol, sem nada de tecnologia e com garantia de não ter sinal de celular.

Agirofobia

A agirofobia é a fobia na qual pessoas temem atravessar uma rua ou estrada. A intersecção da estação de Shibuya, em Tóquio, é famosa pelo curioso espetáculo criado pelas centenas de transeuntes que atravessam as ruas simultaneamente em todas as direções, quando os faróis ficam vermelhos durante sessenta segundos, e é um dos lugares mais assustadores para agirófobos.

Hodofobia

Indivíduos que sofrem de hodofobia sentem um medo profundo ao viajar em estradas. Um dos lugares mais assustadores do planeta para hodófobos é a rodovia Dalton Highway, que se estende por mais de 660 km no Alasca. A estrada começa no norte de Fairbanks e chega até o norte do estado, perto do Oceano Ártico, com condições climáticas extremas.

Anúncios

Uma resposta para “Tipos de Fobia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s