Bélgica

Doce dia em Bruges na Bélgica


O que esperar de uma cidade com ares de interior e suas construções medievais? Se a sua resposta foi tranquilidade então você certamente também irá gostar de flanar pelas ruas e o centro histórico de Bruges, tombado pelo patrimônio histórico da UNESCO.

Os canais da cidade que a conectam com o Mar do Norte desde o passado sempre atraíram mercadores e riquezas e, principalmente depois de sua repaginação arquitetônica por volta de 1870, ganhou um toque medieval em suas construções e hoje atrai milhares de visitantes que além do seu charme encontram a tradição das melhores cervejas e dos mais deliciosos chocolates belgas.

A maioria das pessoas que visitam a cidade fazem roteiros de bate e volta de um dia saindo desde Bruxelas, Paris ou Amsterdã utilizando os trens da região. Como a cidade é pequena e de fácil locomoção até mesmo à pé dá para conhecer muita coisa e ainda desfrutar as delícias locais como os waffles cobertos com o mais puro chocolate.

wafles

Como a minha passagem por Bruges foi a bordo de um navio de cruzeiros, o roteiro iniciou no terminal marítimo de Zeebruge que fica a cerca de 17km da estação central de Bruges. Há ônibus que levam os visitantes do navio até a estação de trens que fica a cerca de 2km do terminal e também opções de táxis diretos para Bruges. A viagem leva cerca de uma hora e no caminho o que se vê são basicamente as indústrias ao longo do caminho e o céu quase sempre nublado com períodos intercalados de sol e chuva (por isso tenha sempre uma sombrinha ou capa de chuva na bolsa).

Logo ao sair da estação central de Bruges já dá para entender o motivo pelo qual a cidade é tão apreciada pelos casais apaixonados. O Minnewatterpark que fica bem em frente à estação abriga o Lago do amor e diz a lenda que somente quem cruzar a ponte do lago poderá experimentar o amor eterno. Por via das dúvidas fui logo cruzando a ponte com meu coraçãozinho para não perder a oportunidade.

parque do amor bruges
Arredores do Minnewatterpark no início da primavera em Bruges.

Da estação central até o centro histórico da cidade são cerca de 15 minutos andando e nada melhor que começar o passeio ao longo do canal Groenerei também chamado de Canal Verde, um dos mais românticos da cidade circundado por muitas árvores, creperias, elegantes mansões do Séc. XVII e a torre da Catedral. Uma parada quase que obrigatória é na praça central, o centro administrativo da cidade com sua arquitetura gótica seguindo então para Sint Anna, um pacato bairro ao norte da cidade que abriga o Museum voor VolkskundeDe Karmeliet e algumas das mais interessantes igrejas medievais entre elas a de Jerusalém que foi inspirada no Santo Sepulcro e abriga uma réplica do calvário.

Agora se você é um daqueles que adora provar os pratos e bebidas típicos dos lugares visitados não pode perder uma visita à Spegelaere  uma das mais tradicionais e melhores chocolaterias de Bruges que oferece desde trufas até docinhos de uva cobertos com marzipan e chocolate que só de lembrar já dão água na boca. Na verdade não é preciso ir muito longe para se entorpecer com chocolates em Bruges, pois em cada esquina encontramos uma chocolateria e a cidade conta até com um museu dedicado a esta iguaria. Seja nos dias frios de outuno e inverno ou nos dias frescos de primavera e verão não há nada melhor a fazer em Bruges do que experimentar um chocolate quentinho preparado com uma barrinha sólida de chocolate que derrete lentamente ao ser misturada ao leite quente. E para quem aprecia uma gastronomia tradicional nada melhor do que terminar o dia provando a iguaria da região: os mais frescos mexilhões no restaurante Den Gouden Karpel, ou então dar uma passadinha pelo Museu da cerveja na Breidelstraat 3 e provar os variados sabores desta bebida tradicional belga. A cidade tem fama de ser super animada à noite com muitos bares e pubs e muitos dizem que Bruges tem mais bares que dias do ano.

bruges
Centro Histórico de Bruges.
canal de bruges
Canais e pontes em Bruges.

A cidade também é muito amigável para fazer um passeio de bike pois há diversas ciclovias e os ciclistas tem prioridade nas vias. Algumas agências alugam as bikes e oferecem pacotes que incluem capa de chuva e paradas para degustação de cervejas e até mesmo uma esticadinha para a cidadezinha medieval de Damme a cerca de 10 quilômetros de Bruges.

E se você é um daqueles chocólatras assumido não deixe de conhecer também as melhores chocolaterias do mundo, inclusive a Godiva que produz um dos mais tradicionais chocolates belgas.

E se você quiser conhecer a cidade aproveite e confira os pacotes promocionais aqui.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta o nosso Instagram e Facebook e compartilhe a ideia com seus amigos!

Vai viajar? Então não esqueça de fazer o seu seguro de viagem e ganhar 5% de desconto com o cupom de desconto do cantinho da viagem. Basta acessar aqui e antes de finalizar a compra inserir o código CANTINHODEVIAGEM.

Anúncios

Ajude-nos a inspirar muitas pessoas e viajar deixando o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.