Italia

As belezas da Riviera del Conero


Quando pensamos em viajar para a Itália temos sempre em mente os lugares já a tempos carimbados e ultra lotados de turistas como Roma e Veneza, porém vamos ser sinceros que às vezes é preciso sair deste roteiro para conhecer outras paisagens e provar novos sabores. Foi pensando nisso que o cantinho da viagem deu um pulinho até a cidade de Ancona na região de Marche para provar as especialidades locais e conhecer as lindas praias da Riviera del Conero.

Parque del Conero.

A cidade portuária de Ancona é o ponto de partida para conhecer a região, além de ser um elo entre a Itália, a Grécia e a Croácia através dos barcos rápidos que partem diariamente do porto no período de verão (junho a setembro). Fundada pelos gregos exilados de Siracusa no século 5 a.C, seu nome vem de Ankon que em grego significa “cotovelo”, uma refência ao pico rochoso que projeta-se ao mar formando um porto natural na costa do Mar Adriático.

Porto de Ancona.

A cidade que durante a Segunda Guerra Mundial sofreu com os bombardeios, conserva ainda o seu centro histórico onde é possível visitar o Museu Arqueológico da região de Marche situado em um Palácio do Séc. XVI, a Catedral de San Ciriaco com sua cúpula do Séx. XIII vigiando o porto de Ancona do alto do Monte Guasco e a Porta Pia, antiga porta da cidade construída entre 1787 e 1789 a mando do Papa Pio VI.

Uma breve caminhada do porto por uma subida íngreme nos leva à Catedral de San Ciriaco e às ruínas do anfiteatro romano do Séc. I.  Se ainda sobrar fôlego para subir até o alto do Parque do Cardetto dá para visitar o Farol Antigo da cidade que oferece uma vista espetacular do mar adriático.

Catedral de S. Ciriaco em Ancona.

 

Anfiteatro romano em Ancona.

 

Farol antigo de Ancona.

A cidade de Ancona é também a porta de entrada para conhecer o Parque Regional do Conero (lê-se Cônero) situado no monte homônimo, uma área verde de proteção ambiental com uma estrada panorâmica que sai de Ancona e vai até Numana, Sirolo e Loreto serpenteando a beira-mar e com paisagens que mesclam bosques, falésias e rochedos a pique à beira do oceano, além de pequenas enseadas com praias de águas clarinhas e areia branquinha.

Praia de Portonovo.

 

Parque del Conero e suas lindas praias.

O Parque do Conero é muito apreciado pelos visitantes que praticam o avistamento de pássaros (birdwatching), especialmente por ser um ponto de migração do falcão peregrino. Nele encontramos alguns refúgios espetaculares de sol e mar como Portonovo e suas praias cristalinas, além de cidadezinhas exclusivas como Numana no alto do penhasco com uma vista espetacular de suas praias arenosas e do pequeno porto de onde partem os barcos para visitar a belíssima ilha Le Due Sorelle (nos períodos de alta temporada de junho a setembro ao custo de 25 euros para adultos e 15 euros para crianças) e Sirolo, considerada a jóia da Riviera del Conero por seu estilo medieval e suas tradições artísticas.

Cais do porto de Numana.

 

Centro de Numana.

 

Vielas de Numana.

E para os peregrinos viajantes a região ainda abriga a famosa cidade de Loreto onde segundo reza a lenda encontra-se a Santa Casa, ou Casa de Maria, que teria sido trazida de Nazaré por anjos em 1294 e colocada em um bosque de loureiros que deu nome ao lugar. Na verdade as três paredes da casa onde teria vivido a Virgem foram levadas à Itália por anjos de carne e osso: a família bizantina Angeli (“anjos”, em italiano). Não há como saber se essas são de fato paredes da casa em que Maria recebeu a Anunciação, porém as dimensões delas são compatíveis com as das paredes internas da gruta existente em Nazaré. Além da religiosidade presente em Loreto, os devotos celebram no dia 4 de maio na catedral de Ancona, o dia de São Ciríaco, quando são distribuídos maços de junco benzidos.

Como chegar: Ancona encontra-se a 3:30hs de Roma (custo do trem em torno de 19 euros) e também possui um aeroporto com voos regionais. Para visitar Portonovo nos meses de verão basta pegar um táxi no centro de Ancona ou o ônibus número 94 que sai da Piazza Cavour e em 30 minutos te deixa no ponto final da praia (1,5 euros o bilhete). Enquanto que a empresa RENI (http://www.anconarenibus.it/regionale.asp) dispõe de uma linha de ônibus que faz o percurso Numana, Sirolo e Loreto com duração de cerca de 45 minutos. Os táxis são mais rápidos e estão disponíveis no centro antigo de Ancona e na estação de trem.

Onde ficar: Em Ancona há opções de hotéis em frente ao porto a poucos metros do centro histórico como o Seaport Hotel , mas se quiser aproveitar ao máximo as belezas da Riviera del Conero prefira um dos hotéis ou residenciais em Numana – Hotel Scogliera ou Porto Novo – Hotel Internazionale.

Quando ir: os meses de verão de junho a setembro são os mais quentes e indicados para quem quer aproveitar a praia, o sol e o mar. Se quiser ver os campos de girassóis floridos não deixe de visitar a região no mês de agosto. 

Entardecer da varanda da Trattoria Mafalda em Poggio.

Onde comer: Se estiver de carro não deixe de provar as delícias do Restaurante Mafalda  em Poggio no caminho entre Numana e Sirolo, aproveitando para ver o pôr-do-sol no terraço, além do vinho Verdicchio típico da região, as azeitonas à ascolana e os deliciosos gnocchi frescos e tagliatelle ai moscioli (melhor reservar com antecedência para garantir um bom lugar no terraço.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta o nosso Instagram e Facebook e compartilhe!

PLANEJE A SUA PRÓXIMA VIAGEM…

Passagens Aéreas: fique ligado nas promoções e encontre as melhores opções de voos e tarifas com a Passagens Promo.

Hospedagem: reserve sua hospedagem no mundo inteiro de forma rápida e segura através do nosso link

Seguro de Viagem: faça sua cotação e compare os preços das maiores seguradoras do mundo pagando em até 12 vezes sem juros ou no boleto. Receba ainda DESCONTOS ao usar o nosso código CANTINHODEVIAGEM na Seguros Promo.

Quer viajar com estilo com uma mala exclusiva? Confira os serviços de aluguel de malas com a Get Malas

Ao reservar utilizando os links acima você pode escolher as melhores opções para sua viagem com os melhores preços e ainda nos ajuda a continuar compartilhando dicas de viagens criativas pelo mundo. Se gostou do nosso conteúdo visite também o nosso Instagram e Facebook, compartilhe a ideia com seus amigos e ajude-nos a inspirar mais viajantes!

 

Um comentário em “As belezas da Riviera del Conero”

Ajude-nos a inspirar muitas pessoas e viajar deixando o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.