Festa na fazenda em Munique


Mais um domingo de sol e calor em Munique e eu aproveitei o dia para participar de uma festa típica aqui na Bavária, uma Hofefest (festa na fazenda), isso mesmo, apesar de estarmos em uma cidade grande, nos arredores de Munique há várias fazendas que produzem diversos produtos coloniais e exatamente esta semana estão celebrando a boa colheita de 2012 e o advento do Outuno.

Eu vi o cartaz desta festa no segundo dia que cheguei em Munique, já que a casa onde moro fica ha 20Km do centro e aqui por perto tem varias fazendas que produzem milho e outros produtos. A festa dura 3 dias e conta com muito chope, comida e diversão para todas as idades.

Como eu não sabia muito bem como chegar na tal festa, primeiramente peguei o S-Bahn (metro) e fui até a estação Aubinger, no caminho descobri que em um dos pontos da cidade, nas proximidades do aeroporto, haviam interditado a passagem dos trens devido a desativação de uma bomba. Isso mesmo, por aqui isso acontece com bastante freqüência, já que durante a Segunda Guerra Mundial muitas bombas que caíram na cidade acabaram não explodindo e de vez em quando elas são encontradas pelo caminho embaixo dos trilhos dos trens.

Como a minha estação estava do lado oposto ao ocorrido não tive nenhum problema e bem rapidinho cheguei na tal festa que me trouxe uma nostalgia enorme dos meus tempos de criança.

O que encontrei foi uma rua lotada de famílias em seus trajes típicos (dirndl e lederhose) em uma grande celebração que reuniu vários produtores que abriram as portas de seus galpões para expor seus produtos, além de uma festa linda com comidas, bebidas e diversão para a criançada que pulava e se divertia nos blocos de feno e descobriam como funciona uma fazenda.

As mesas ficaram lotadas e a cerveja rolou solta na festa da fazenda, enquanto isso as barracas de produtos coloniais exibiam aboboras dos mais diversos formatos, geléias e compotas de dar água na boca, além é claro das comidas como deliciosos peixes assados.

O símbolo desta festa é um simpático boneco feito com 3 rolos de palha de trigo formando o corpo e o rosto composto por batatas e aboboras, os produtos mais comercializados por ali.

Andando pela festa vi que em uma das barracas as crianças aprendiam a fazer  bonecos e corações de palha para enfeitar o jardim, enquanto em outro galpão elas davam de comer para as vaquinhas e aprendiam a tirar leite.

Os turistas que visitam Munique talvez nem saibam que a poucos minutos da agitada Marienplatz existem lugares assim que mais parecem a cenografia de um filme de costumes, no entanto estes lugares existem e se um dia talvez você meu caro leitor queira ficar mais próximo deles ai vai a minha dica: em Aubinger (estação a cerca de 15-20 minutos do centro) encontra-se o Hotel Grünwald , em uma rua bem simpática bem próxima ao lugar desta festa, ali há cafeterias, restaurantes, além de uma grande área verde onde você pode tranquilamente andar de bicicleta e relaxar por alguns dias em um tradicional e pacato bairro bávaro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s