Patrimônios da Humanidade no Brasil


Tornam-se Patrimônios da Humanidade os bens naturais e culturais de acepção universal. O conceito por trás desta definição está na visão de que estes sítios pertencem a todos os povos do mundo, independentemente do território em que estejam localizados e com cuja proteção a comunidade internacional inteira tem o dever de cooperar.

Você já parou para pensar quais são os Patrimônios da Humanidade que temos aqui no Brasil? Pois aqui segue uma lista de 17 lugares que valem a pena ser visitados. E ai quais deles você conhece?

PARQUE NACIONAL DO JAU: localizado no estado de Manaus e declarado patrimônio Natural Mundial da Unesco.

OURO PRETO: histórica cidade de Minas Gerais, fundada em 1698 e que teve sua origem na descoberta e exploração do ouro.

OLINDA: cidade pernambucana fundada em 1535 pela ocupação portuguesa no Brasil.

São MIGUEL DAS MISSÕES: os remanescentes do antigo povo de São Miguel Arcanjo localizam-se no município de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, em antiga região espanhola, a Província Jesuítica do Paraguai.

SALVADOR: fundada por Thomé de Souza em 1549, Salvador situa-se entre o mar e as colinas da Baía de Todos os Santos. Sua organização assemelha-se às cidades do Porto e Lisboa, com forte caráter defensivo, próprio ao século XVII. Ao nível do mar, a Cidade Baixa forma uma estreita faixa entre o litoral e uma escarpa, delimitando a Cidade Alta.

CONGONHAS DO CAMPO: o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é a obra-prima de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, iniciada em 1757.

PARQUE NACIONAL DO IGUACU: naquelas paragens habitadas pelos povos Guarani, os primeiros homens brancos que contemplaram as Cataratas do Iguaçu – água grande, em Guarani, foram os expedicionários comandados por Cabeza de Vaca, conquistador espanhol e governador da Colônia do Prata, que as chamou de Saltos de Santa Maria.

BRASILIA: concretizou o pensamento urbanístico internacional dos anos 50 e traduziu os princípios da Carta de Atenas de 1933, lançada por famosos arquitetos modernistas. Já em 1823, José Bonifácio de Andrada e Silva propôs a criação de uma nova capital no interior do país, designando a Comissão Cruls para definir sua localização.

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA: localizado no Município de São Raimundo Nonato, sudeste do Piauí, foi criado em 1979. Seu objetivo é preservar vestígios arqueológicos do que seria a mais remota ocupação humana da América do Sul, há cerca de 50 mil anos.

CENTRO HISTÓRICO DE São LUIS: tombado pelo governo federal em 1955, teve seu início como um pequeno povoado luso-espanhol, em 1531, passando para o domínio francês em 1612 e sendo retomado pelos colonizadores portugueses três anos depois.Permaneceu assim por volta de três décadas, quando, sob o comando de Maurício de Nassau, foi colonizada pelos holandeses de 1641 a 1644.

DIAMANTINA: em fins do século XVII, animados pela descoberta do ouro, bandeirantes e aventureiros embrenhavam-se cada vez mais pelo interior do Brasil. Nos primeiros anos do século XVIII, uma bandeira partiu da região de Serro Frio seguindo o curso do Rio Jequitinhonha. Ao encontrar grande quantidade do minério, estabeleceu-se às margens do córrego do Tijuco, fundando arraial do mesmo nome, mais tarde a cidade de Diamantina. Porém, não foi a mineração de ouro e sim a descoberta de diamantes que marcou a história de Diamantina e fez com que esta se diferenciasse das outras cidades mineradoras.


PANTANAL MATOGROSSENSE: é a mais extensa área úmida contínua do planeta, compreendendo aproximadamente 200 mil quilômetros quadrados de superfície. Tal região, maior do que os Estados de Pernambuco ou Santa Catarina, é uma imensa planície de áreas alagáveis, sendo todo ela parte da bacia do rio Paraguai. Na vazante do Mar Xaraés, imenso mar interior, a área concentra alimentos naturais que irão sustentar toda sua flora e fauna. É o período em que verdejam extensas e vigorosas pastagens.

COSTA DO DESCOBRIMENTO: a área denominada Costa do Descobrimento – Reserva da Mata Atlântica foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco devido ao seu excepcional valor do ponto de vista da ciência e da preservação de ecossistema de interesse universal.

RESERVA MATA ATLÂNTICA: depois de 500 anos de ocupação pelo colonizador, apenas uma área de 7% da Mata Atlântica ainda permanece de pé. A maioria desses remanescentes florestais ocorre de modo descontínuo, sendo que a grande exceção de mata continuada constitui as reservas que vão da Serra da Juréia, em São Paulo, até à Ilha do Mel, no Paraná.

RESERVAS DO CERRADO: o Parque Nacional das Emas e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizados no Estado de Goiás, abrigam fauna e flora típicas do Cerrado brasileiro.

CENTRO HISTÓRICO DE GOIAS: a Cidade de Goiás teve origem no Arraial de Santana, às margens do rio Vermelho, onde o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhangüera, localizou grandes jazidas de ouro.

ILHAS ATLÂNTICAS: o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, é formado pelo topo das montanhas de uma cordilheira vulcânica e tem sua base a cerca de 4 mil metros de profundidade. Ocupa área de aproximadamente 26 quilômetros quadrados, com 21 ilhas, rochedos e ilhotas.

PRAÇA DE SÃO FRANCISCO: A Praça fica em São Cristóvão (SE) e foi incluída hoje (1/8/2010) na lista de patrimônios mundiais da humanidade. Esse é o 18º bem brasileiro a fazer parte da lista, elaborada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão foi tomada durante reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, em Brasília. 


Anúncios

Uma resposta para “Patrimônios da Humanidade no Brasil

  1. Pingback: Patrimônios da Humanidade no Brasil | Blog CMMC Turismo·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s