As Ilhas de Murano e Burano


As ilhas de Murano e Burano são muito procuradas pelos visitantes que chegam em Veneza e não é pra menos: um passeio de barco de Veneza até as Ilhas representa uma viagem ao passado e encanta em cada detalhe. Enquanto na primeira é possível visitar uma fábrica de vidros e conhecer de perto como eles são fabricados, na segunda encontram-se os famosos bordados feitos a mão que são um verdadeiro charme.

A ilha de Murano guarda os segredos da arte milenar de preparação dos vidros e cristais que são passados de geração em geração em lindíssimos artefatos coloridos. Elaborados manualmente através de uma técnica milenar, onde o vidro é derretido em grandes fornos a lenha e depois soprados através de tubos até transformarem-se em lindas obras primas. Um fato curioso é que em 1291 todos os cristaleiros de Veneza foram obrigados a mudar-se para Murano devido ao risco de incêndios e a ilha chegou a ser a maior produtora de cristal da Europa.

Dentre as atrações da ilha destacam-se também: a Igreja de Santa Maria e São Donato, conhecida pelos seus mosaicos bizantinos do século XII, e que, segundo a lenda, guarda os ossos do dragão que matou São Donato; a Igreja de São Pedro Mártir e o Palácio da Mula, além do Museu do Cristal (Museo Vetrario) no Palácio Giustinian.

Museu Vetrario

Museu Vetrario

Já em Burano, os casebres coloridos e as ruazinhas repletas de lojinhas e restaurantes com mesinhas ao ar livre, dão um charme especial a ilha que abriga o Museu do Merletto, uma antiga arte de fabricação de rendas que atrai milhares de visitantes em busca das maravilhosas peças exclusivas, todas produzidas artesanalmente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

merletto

Para visitar as Ilhas por conta própria basta ir até a Piazzale Roma em Veneza e pegar o vaporetto RM42 que vai direto para Murano. De Murano a Burano pegue o vaporetto LN e fique atento aos horários da última embarcação para retornar e não esqueça de validar o ticket nas máquinas da entrada das embarcações, pois a multa para quem não o faz costuma ser bem salgada.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @turisnews no Twitter.

Não seja egoísta, compartilhe com seus amigos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s