Brasil

Pirenópolis e suas festas


A primeira vez que eu ouvi falar de Pirenópolis foi quando assisti ao filme “2 filhos de Francisco” e descobri que essa cidadezinha do interior de Goiás é a terra natal dos irmãos Mirosmar José de Camargo (Zezé Di Camargo) e Welson David de Camargo (Luciano). 

E não é de hoje que Pirenópolis se destaca em diversas produções televisivas, como nas novelas “Estrela Guia”, “Em família”e na mais recente produção da globoplay “Todas as Flores” que apresenta imagens da Cachoeira do Abade, do Centro Histórico e do Parque dos Pireneus.

Apesar de toda essa fama da cidade, foi só durante uma visita à minha querida prima em Brasília que eu tive a oportunidade de conhecer pessoalmente esse cantinho encantador.

O nome dessa cidade de estilo colonial português significa “cidade dos Pirineus” e provém da Serra dos Pireneus que a circunda. Uma das melhores formas de conhecê-la é andado pelas suas ruas de paralelepípedos e provando da culinária local que se orgulha em ser o berço da cozinha goiana com pratos como: o arroz com pequi, a guariroba (palmito do cerrado), a paçoca de pilão, as quitandas (diversos tipos de biscoitos, bolachas, bolos e pães) e os frutos do cerrado (buriti, mangaba, cagaita, araticum, guabiroba, Murici, etc.).

A cidade que foi colonizada, em sua maioria, por portugueses oriundos do norte de Portugal, mantém desde 1819 a tradição de uma das festas mais expressivas do Brasil: as Cavalhadas, que fazem parte da Festa do Divino Espírito Santo. A festa popular envolve um campo de batalha de cavaleiros montados que remonta à resistência dos portugueses à invasão moura. Nela, no lado do poente, 12 cavaleiros cristãos vestidos de azul, a cor do cristianismo, lutam contra 12 cavaleiros mouros vestidos de vermelho, encastelados no lado do sol nascente.

A festa do divino, celebrada no período entre a Páscoa e Corpus Christi, concentra diversas atividades como: a Folia de Coroa do Divino, Novenas, Missas, Cavalhadas, encerando com a coroação do Imperador do Divino na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a qual fica no ponto mais alto da cidade.

Para os visitantes que chegam por essas bandas fora do período festivo é possível conhecer um pouco mais sobre essa tradição secular em uma vista ao Museu do Divino, um prédio histórico que já abrigou a Casa de Câmara e uma Cadeia. Além disso, as serras que circundam a cidade são berços de mais de 80 cachoeiras para o deleite daqueles que não abrem mão de caminhadas e banhos relaxantes. 

Como chegar: Pirenópolis encontra-se a 120km de Goiânia e a 150km de Brasília, os aeroportos mais próximos.  A partir dessas capitais as opções para se chegar até lá é alugando um carro ou em uma viagem de ônibus operado pela Viação Goianésia

Onde ficar: a cidade possui diversas opções de pousadas super charmosas que agradam a todos os gostos como a Pousada das Cavalhadas que fica em frente à igreja matriz, a Pousada dos Pirineus construída em estilo espanhol e a cerca de 3 minutos do centro histórico, a Pousada Flores do Carmo, entre outras. Vale a pena passar ao menos uma noite nos arredores do centro histórico para sentir a vibe e aproveitar o burburinho dos bares e restaurantes locais.

PLANEJE A SUA PRÓXIMA VIAGEM…

Passagens Aéreas: fique ligado nas promoções e encontre as melhores opções de voos e tarifas com a Passagens Promo.

Hospedagem: reserve sua hospedagem no mundo inteiro de forma rápida e segura através do nosso link

Seguro de Viagem: faça sua cotação e compare os preços das maiores seguradoras do mundo pagando em até 12 vezes sem juros ou no boleto. Receba ainda DESCONTOS ao usar o nosso código CANTINHODEVIAGEM na Seguros Promo.

Quer viajar com estilo com uma mala exclusiva? Confira os serviços de aluguel de malas com a Get Malas

Ao reservar utilizando os links acima você pode escolher as melhores opções para sua viagem com os melhores preços e ainda nos ajuda a continuar compartilhando dicas de viagens criativas pelo mundo. Se gostou do nosso conteúdo visite também o nosso Instagram e Facebook, compartilhe a ideia com seus amigos e ajude-nos a inspirar mais viajantes!

Ajude-nos a inspirar muitas pessoas e viajar deixando o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.