Brasil

Altos voos literários


Dizem por aí que quem lê viaja, mas assim como existem diversos tipos de viagens, não é uma simples leitura de uma mensagem no WhatsApp ou um panfleto afixado em uma vitrine de loja que podem te ajudar nessa aventura de descobrir novos horizontes. Estou falando sim de uma leitura literária que, ao contrário de uma realidade crua e muitas vezes cruel, desvela desde amores mal correspondidos até mistérios pouco solucionáveis e nos faz entrar em um mundo que só existe na ficção, mas que também pode carregar uma cópia “cuspida em mármore carrara” da vida como ela é. 

Dados os devidos créditos à literatura, venho depois de muito tempo trazer notícias desse mundo da escrita artística que tem me ajudado muito a superar esse período de pandemia e continuar viajando pelos lugares mais distantes  permitidos pelas narrativas e suas paisagens.

Outro dia me indicaram um livro chamado “altos voos e quedas livres” de Julian Barnes que me fez refletir bastante sobre esse período em que vivemos na terra. A narrativa que se move entre a fotografia e o balonismo, em certo ponto descreve o sentimento de William Anders, ex-astronauta, tripulante da missão Apollo 8 e o primeiro a voar em órbita da Lua, ao fotografar pela primeira vez a terra desde a lua:

“Acho que foi o nascer da Terra que realmente comoveu todo mundo….Estávamos olhando para o nosso planeta, o lugar onde nós evoluídos. Nossa terra era colorida, bela e delicada comparada à superfície dura, áspera, até mesmo tediosa da Lua. Acho que todo mundo se deu conta de que tinha viajado 240 mil milhas para ver a Lua, e a Terra era que valia mesmo a pena ser contemplada (BARNES, 2014, p. 35)”.

Muitas vezes quando viajamos, buscamos de certa forma nos ausentar da realidade para buscar aquilo que está “lá fora” e vai nos completar de alguma maneira por fazer parte de um mundo até então desconhecido. Essa sensação, que parece mover as pessoas sempre para lugares cada vez mais distantes, é também o reflexo da tecnologia na nossa vida, já que ela permitiu o deslocamento mais rápido e eficiente entre os continentes, além de uma comunicação mais rápida entre as pessoas através dos computadores e celulares. 

Acontece que essa busca incansável pelo desconhecido tem lá seus pontos negativos, justamente porque ela parece ser um vício difícil de ser combatido e a cada novo passo mais distante fica cada vez mais difícil encontrar a real beleza daquilo que está próximo.

Vejamos o seguinte exemplo: uma pessoa sonha em conhecer Paris e passa anos planejando uma viagem. Ao chegar lá se depara com um ambiente diferente da sua própria realidade e acha tudo incrível. Essa mesma pessoa certamente não terá a mesma impressão da cidade depois de a visitar outras muitas vezes, ou então se passar a morar nessa cidade por um longo período de tempo. 

O que eu quero dizer com isso é que as projeções que fazemos em relação a um lugar é que fazem dele um atrativo digno de uma descoberta, do contrário,  qualquer praia poderia ser considerada um paraíso e as Ilhas Maldivas não seriam um sonho de consumo para muitos viajantes. Isso significa que o ser humano busca no distante, no “lá fora”, no exterior, uma fonte de beleza e satisfação para suas aflições internas, presentes, locais. 

Já imaginou viajar vários quilômetros para ver a Lua e descobrir que a beleza estava mesmo na Terra?  Pois é assim mesmo que acontece quando o viajante percorre caminhos distantes para acabar descobrindo o destino que a ele pertence.  

E já que falamos em fotografia e balonismo, enquanto nossas fronteiras humanas não nos permitem cruzar oceanos, deixo aqui algumas dicas de passeios de balão aqui pelo Brasil com paisagens inspiradoras para suas fotografia.

Ponta  Grossa –PR 

Na região dos Campos Gerais no Paraná existe uma formação rochosa de Arenitos que, guardadas as devidas proporções, se parecem com a região da Capadócia na Turquia. Os passeios de balão nesta região duram cerca de 10min em uma altura de cerca de 15 m e permitem observar a natureza de um ângulo diferenciado.

Praia Grande – SC 

Nesta região de serra e escarpas de Santa Catarina encontram-se os Cânions dos Parques Nacionais dos Aparados da Serra e Serra Geral e a possibilidade de avistar a planície litorânea com passeios de balões com duração de 1 hora 

Chapada do Veadeiros – GO 

A Chapada dos Veadeiros fica a 230km da capital goiana e além de nascentes, cachoeiras e cadeias montanhosas, abriga o Parque Nacional da Chapada dos veadeiros, considerado Patrimônio Natural da Humanidade. Ali é possível fazer um passeio de balão e avistar um cenário único e natural. 

E você tem alguma dica de viagem literária ou destino de balonismo para compartilhar conosco? Deixe seu comentário que vamos adorar…

Referência literária: BARNES, Julian. Altos voos e quedas livres. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

PLANEJE A SUA PRÓXIMA VIAGEM…

Passagens Aéreas: fique ligado nas promoções e encontre as melhores opções de voos e tarifas com a Passagens Promo.

Hospedagem: reserve sua hospedagem no mundo inteiro de forma rápida e segura e ainda um bônus de desconto ao reservar sua primeira acomodação através do nosso link no AIRBNB.

Seguro de Viagem: faça sua cotação e compare os preços das maiores seguradoras do mundo pagando em até 12 vezes sem juros ou no boleto. Receba ainda 5% de desconto ao usar o nosso código CANTINHODEVIAGEM na Seguros Promo.

Viaje Conectado: quer viajar pelo mundo e continuar conectado 24 horas por dia? Então confira as vantagens do chip YesBrasil que oferece internet ilimitada no plano para os EUA e para os demais continentes um limite de dados de 5GB a 12GB.

Pacotes Promocionais: quer conhecer o mundo sem gastar todos os seus tostões? A Logitravel ajuda você a escolher as melhores opções em viagens nacionais e internacionais, além de diversas companhias de cruzeiros marítimos.

Ao reservar utilizando os links acima você pode escolher as melhores opções para sua viagem com os melhores preços e ainda nos ajuda a continuar compartilhando dicas de viagens criativas pelo mundo. Se gostou do nosso conteúdo visite também o nosso Instagram e Facebook, compartilhe a ideia com seus amigos e ajude-nos a inspirar mais viajantes!

Ajude-nos a inspirar muitas pessoas e viajar deixando o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.