Noticias e Novidades

A celebração de finados pelo mundo


O que para muitos pode ser motivo de melancolia, para outros é um motivo de reviver bons momentos e lembrar com alegria das memórias de quem já não está mais presente. O Dia de Finados é comemorado no Brasil no dia 2 de Novembro, feriado nacional, quando milhões de pessoas visitam os cemitérios e rezam pelos seus entes queridos.

Festa de los muertos no México. Fonte: http://elarrayan.com.mx

A celebração aos falecidos acontece também em outros países do mundo como no México onde a festa não tem nada de nostalgia e lágrimas, mas um banquete com muita música e animação para comemorar, segundo eles, a tradição na qual os mortos vêm visitar seus familiares. Por isso entre os dias 1 e 2 de novembro, as pessoas decoram suas casas, saem nas ruas com as tradicionais caveiras enfeitadas e espalham flores e velas pelo caminho para que ao final da festa os falecidos possam retornar aos seus túmulos. Uma festa declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO e muito bem representada no filme “Viva a vida é uma festa”.

Já na China a data é celebrada no dia 4 de agosto, Dia de Qing Ming, quando a população cultua a memória dos antepassados limpando os túmulos dos parentes, queimando oferendas e colocando flores enquanto contam as novidades aos finados. Enquanto que no Japão chama-se Festival Obon, é comemorado entre os dias 13 e 15 de agosto e compõe-se de espetáculos de danças e comidas típicas pelas cidades com as famosas lanternas chouchin feitas de bambu e papel seda que são lançadas no rio para iluminar o retorno das almas ao descanso eterno.

Existem no mundo também vários passeios específicos que levam os turistas e visitantes a conhecer os túmulos de personalidades famosas, por isso selecionamos alguns deles aqui mesmo na América do Sul, porque viver do passado não é um privilégio somente dos museus.

  1. Cemitério da Recoleta em Buenos Aires: os mausoléus desse cemitério por si só já valem uma visita, pois alguns deles são tombados pelo patrimônio nacional. Além disso, ali estão enterradas muitas personalidades públicas, incluindo a ex-primeira dama argentina Eva Perón que faleceu com apenas 33 anos vítima de um câncer. Reza a lenda que uma jovem de 19 anos chamada Rufina morreu de forma traumática e foi enterrada às pressas por seus pais. Acontece que houve um deslizamento de terra e encontraram o caixão dela aberto e o corpo de lado com marcada de unhas no seu interior, ou seja, acredita-se que ela tenha sido enterrada viva e por isso dizem que a sua alma vaga a noite pelo cemitério vestida de branco.
  2. Cemitério João Batista no Rio de Janeiro: Inaugurado em 1852, esse cemitério foi muito democrático para a época por receber tanto ricos como pobres e hoje entre as diversas capelas e lápides encontram-se os túmulos de celebridades como: Carmem Miranda, Tom Jobim, Cazuza, Chacrinha, Santos Dummond e Machado de Assis. Ele foi o primeiro da América Latina a disponibilizar um passeio virtual através do StreetView e além disso cerca de 150 túmulos possuem QR codes que podem ser usados através de um escaner em um smartphone para descobrir a história das pessoas que ali estão sepultadas.
  3. Cemitério do Morumbi em São Paulo: apesar de seus jazigos seguirem a arquitetura fúnebre americana sem nenhum tipo de capela, todos os anos no dia 1. de maio milhares de fãs vão ao local para homenagear o ex-piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna que ali descansa, além de celebridades como Elis Regina e Ronald Golias.
  4. Cemitério da Consolação em São Paulo: para se ter uma ideia da importância arquitetônica e cultural desse cemitério foi lançado um livro chamado “História e Arte no Cemitério da Consolação” que traz uma lista de curiosidades e fatos de personalidades que ali descansam. Entre essas personalidades está a tríade modernista: Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, além de Monteiro Lobato e a maior capela da América do Sul com a altura de um prédio de 3 andares que pertence à família Matarazzo.
  5. Cemitério São Francisco de Paula em Curitiba: um dos mais antigos da cidade que abriga diversas personalidades políticas e culturais do estado. Através de uma parceria da prefeitura municipal e a cemiterióloga e pesquisadora Clarissa Grassi, elaborou-se um passeio guiado temático pelo cemitério que contempla biografias, arquitetura, geologia, simbologia e arte a partir dos túmulos de personalidade e anônimos. Dentre essas personalidades talvez a mais emblemática seja a do pirata curitibano, um inglês chamado Francis Hodder, que se auto apelidara “Zulmiro” e foi enterrado nesse cemitério como João Francisco Inglez. Segundo o pesquisador Marcos Juliano, o tal pirata depois de participar de um dos maiores saques da História da América do Sul: o ataque a um barco espanhol que transportava riquezas extraídas do Peru, antes da independência daquele país, em 1821, mais conhecido como o Tesouro de Lima; veio parar no Paraná após ter sido deixado por um amigo na Baía de Paranaguá para escapar de um oficial da marinha inglesa. Os passeios no cemitério acontecem em datas específicas durante todos os meses e podem ser agendados aqui.

E você gosta de visitar cemitérios? Deixe o seu comentário com suas dicas e perguntas…

PLANEJE A SUA PRÓXIMA VIAGEM…

Passagens Aéreas: fique ligado nas promoções e encontre as melhores opções de voos e tarifas com a Passagens Promo.

Hospedagem: reserve sua hospedagem no mundo inteiro de forma rápida e segura e ainda receba R$ 130 de desconto ao reservar sua primeira acomodação através do nosso link no AIRBNB.

Seguro de Viagem: faça sua cotação e compare os preços das maiores seguradoras do mundo pagando em até 12 vezes sem juros ou no boleto. Receba ainda 5% de desconto ao usar o nosso código CANTINHODEVIAGEM na Seguros Promo.

Viaje Conectado: quer viajar pelo mundo e continuar conectado 24 horas por dia? Então confira as vantagens do chip YesBrasil que oferece internet ilimitada no plano para os EUA e para os demais continentes um limite de dados de 5GB a 12GB.

Pacotes Promocionais: quer conhecer o mundo sem gastar todos os seus tostões? A Logitravel ajuda você a escolher as melhores opções em viagens nacionais e internacionais, além de diversas companhias de cruzeiros marítimos.

Ao reservar utilizando os links acima você pode escolher as melhores opções para sua viagem com os melhores preços e ainda nos ajuda a continuar compartilhando dicas de viagens criativas pelo mundo. Se gostou do nosso conteúdo visite também o nosso Instagram e Facebook, compartilhe a ideia com seus amigos e ajude-nos a inspirar mais viajantes!

Ajude-nos a inspirar muitas pessoas e viajar deixando o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.