Um dia pela antiga estrada militar mais perigosa da Geórgia


Kazbegi é o famoso vilarejo no alto da montanha na fronteira entre a Geórgia e a Rússia com a Catedral Ortodoxa Trinity encrustada à beira do abismo pertinho das nuvens do céu. Para chegar até lá é preciso pegar uma estrada que serpenteia a montanha e que já foi um dos únicos elos de ligação militar entre o país e a cidade russa de Vladikavkraz.

IMG_4147

Estrada que liga Tbilisi a Kazbegi, Geórgia.

A viagem de cerca de 4 horas a partir de Tbilisi pode ser feita em vans de excursão (passeio de dia inteiro custa $ 60 lari por pessoa), táxis privados ou transporte público e vale a pena por cada paisagem encontrada pelo caminho, principalmente se for no período de primavera quando as montanhas já estão descongeladas e os vales repletos de flores e paisagens verdejantes.

IMG_4171

Paisagem dos vales de Kazbegi na primavera, Geórgia.

Ao longo da estrada há paradas estratégicas para conhecer mosteiros e fortalezas, provar o mel produzido nos alpes georgianos, conhecer o Lago de Ananuri e suas águas esverdeadas, provar água gaseificada naturalmente em uma cascata, uma passadinha pela estação de ski Gudauri que no inverno atrai milhares de turistas, o Miradouro do Arco da Amizade e por fim ao chegar em Kazbegi subir até o alto dos 2.200 metros da montanha onde encontra-se a Catedral Trinity e uma das paisagens mais exuberantes do país (a subida pode ser feita com pequenos jeeps ($15 lari ) ou trekking de cerca de 2 horas montanha acima. Para subir a montanha andando é preciso ir a Kazbegi de maneira independente e pernoitar por lá ao menos uma noite, pois nos passeios de um dia não há tempo suficiente para realizar esta proeza.

IMG_4146

Diversos tipos de mel produzidos pelos apicultores da montanha de Kazbegi podem ser comprados pelo caminho durante o passeio, Geórgia.

IMG_5645

Lago Ananuri com suas águas verdes claras, Geórgia.

IMG_4140

O castelo de Ananuri pertenceu aos duques de Eristavis, uma dinastia feudal que dominou a área no Séc. XIII. Palco de várias batalhas inclusive uma entre irmãos que matou mais de 200 pessoas queimadas dentro da torre do castelo.  O Castelo possui caminhos subterrâneos que o ligam ao lago homônimo.

anaruri

Vista do complexo de Ananuri, Geórgia.

 

IMG_4142

Fachada Leste da Igreja da Mãe de Deus construída com blocos maciços de pedra e com detalhes de leões e os onipresentes vinhedos que desde os tempos mais remotos fizeram parte desta região, Ananuri, Geórgia.

IMG_4167

Formação rochosa com sulfatos e carbono que gaseificam a água que desce da montanha. Uma experiência única ao beber água gaseificada diretamente da fonte e geladinha. Geórgia.

IMG_5835

Monumento ao arco da amizade no caminho à Kazbegi, Geórgia.

O clima na região é bastante instável e mesmo em dias ensolarados as nuvens acabam baixando repentinamente e a chuva pode vir a qualquer momento. Foi exatamente isso que aconteceu no dia em que visitei Kazbegi. O tempo estava bom mas foi só chegar lá no alto que a chuva veio para abençoar o corpo e a alma.

kazbegi

Catedral Trinity, Kazbegi, Geórgia.

 

Ao longo do caminho de volta, ainda com o tempo nublado, dava para sentir o ar gelado da montanha ao descer no monumento em forma circular com uma vista fantástica do vale, além de presenciar cenas corriqueiras da vida cotidiana dos campesinos cultivando seus produtos, o trânsito contínuo de caminhões e ônibus que ainda percorrem a estrada em direção às principais cidades russas como Moscou e é claro que não podia deixar de mencionar as vaquinhas tranquilas que insistem em dormir e circular nas pistas como se estivem em seus confortáveis estábulos, o que pode ser um grande perigo para os motoristas desavisados, causando muitos acidentes pelo caminho.

Como chegar: os passeios para Kazbegi partem de Tbilisi pela manhã às 09:00 e retornam às 19:00 em vans coletivas organizadas por empresas de turismo. Há quem prefira pegar um táxi privado e negociar os valores com o próprio motorista ou até mesmo alugar um carro e seguir por conta própria. Em todos os casos é sempre bom saber que a estrada está muito bem sinalizada e nos meses de primavera e verão muito tranquila para trafegar, exceto pelo fato que ao longo do caminho há sempre muitos animais na pista e reza a lenda que os motoristas georgianos são uma espécie de kamikazes do Cáucaso em seu modo agressivo de dirigir. Digamos que neste trajeto não tive nenhum problema porque os passeios foram feitos com a empresa de turismo sightseeing e o motorista era movido a maracujina, porém devo confessar que ao voltar a Tbilisi tive a infeliz ideia de pegar um táxi e senti na pele a adrenalina kamikaze georgiana. Um segundo depois de entrar no táxi, o sacripantas acelerou o ponteiro em mais de 100km por hora e colocou uma música no talo, porém depois de pedir gentilmente para que ele diminuísse a velocidade cheguei sã e salva ao aeroporto.

Moeda Local: Lari (1US$ = $ 2,45 laris). Os estabelecimentos aceitam somente a moeda local e cartões de crédito de bandeiras internacionais. No caminho para Kazbegi lembre-se de levar a moeda local se quiser comprar algum souvenier ou lanche pelo caminho.

Você pode gostar também de Descobertas e muitas histórias na capital da Geórgia e Uma tarde em Mtskheta a antiga capital da Geórgia.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta o nosso Instagram e Facebook e compartilhe a ideia com seus amigos!

Vai viajar? Então não esqueça de fazer o seu seguro de viagem e ganhar 5% de desconto com o cupom de desconto do cantinho da viagem. Basta acessar aqui e antes de finalizar a compra inserir o código CANTINHODEVIAGEM.

Anúncios

4 Respostas para “Um dia pela antiga estrada militar mais perigosa da Geórgia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s