As belezas naturais de Dominica


Esta pequena ilha caribenha de cerca de 68.000 habitantes que no passado era chamada de Wai’tukubuli (alto é o seu corpo) é uma das menos desenvolvidas economicamente e os seus habitantes ainda lutam para sobreviver da agricultura de pequena escala e, apesar das suas belezas naturais, o turismo ainda está engatinhando no quesito infraestrutura.

Digamos que a visita à ilha exige um certo grau de desprendimento de conforto e está mais indicada para os viajantes aventureiros em busca de belas cachoeiras, praias com areias vulcânicas e muitas caminhadas pela floresta quase intocada e uma das poucas que ainda conserva a pureza de seus rios e lagos.

dominica1

Emerald Pool Dominica

A capital da ilha, Roseau, é formada por um reduto ordenado de ruas entre os rios Roseau e Fort Young e circundada de edifícios coloniais em pedra, resquícios do período do controle inglês. O seu centro abriga ainda a catedral Católica construída em pedra e o Jardim Botânico que se estende por cerca de 16 hectares em um antigo campo de produção de cana de açúcar ao longo da base do Monte Bruce, onde as equipes de cricket costumam realizar seus treinos diários. E já que falamos em cricket, vale lembrar que este é o esporte preferido dos locais e as grandes equipes do caribe estão entre as melhores do mundo.

Dentro do Jardim Botânico é possível realizar caminhadas, observar a flora e a fauna local e até mesmo ver a força de um furacão que assolou a ilha e deixou um ônibus escolar embaixo de uma árvore gigante (sem nenhum ferido), além de uma vista panorâmica do alto do Monte Bruce onde é possível avistar os navios de cruzeiros que aportam na ilha, o estádio de cricket e a catedral.

13009669_1167051646641446_80461602_o

Vista Panorâmica Monte Bruce

A cerca de 8 quilômetros a Leste de Roseau encontram-se as Cataratas de Trafalgar, uma grande fenda que se abre em meio ao verde da floresta e escorre entre as paredes do vale. Para se chegar até ela é preciso serpentear uma estrada irregular e perigosa que termina em Papillote Wilderness Retreat (diárias a partir de 150 euros), um hotel-restaurante e área de descanso de onde partem as excursões para visitar as duas quedas de Trafalgar: a queda pai à esquerda que é quente e a mãe a direita que é fria (não é permitido entrar nas quedas).

Papilot Retreat

Papillot Retreat

Após deixar a estrada do parque de Trafalgar existe uma piscina natural chamada Emerald Pool onde é possível nadar em um espelho d’agua verde-azulado alimentado por uma cascata que encontra-se dentro de uma caverna repleta de musgos verdes.

dominica 2

Trafalgar Falls

A ilha de Dominica também é considerada a única no mundo onde é possível avistar as baleias durante todos os períodos do ano, ou seja, quase 90% das excursões acabam avistando uma ao longo do dia, além disso o turismo comunitário vem se desenvolvendo como uma iniciativa de preservação da cultura e dos valores locais em pequenas comunidades que cultivam seus alimentos, especiarias, ervas medicinais e ainda preparam pratos típicos da culinária creola.

dominica 3

Helicônias são flores típicas do Caribe.

Outro atrativo que vem atraindo muitos visitantes à ilha são os spas naturais que surgem em poços de barro vulcânico quentes e nascentes de água mineral como em Wotten Waven, La Soufrière e até mesmo a praia de Champagne que leva este nome devido às bolhas que surgem do fundo vulcânico do mar e permitem a prática de snorkeling em um ambiente natural como nenhum outro no mundo.

champagne-beach

Praia Champagne

Importante Saber: os voos para Dominica partem das ilhas vizinhas de Guadaloupe e Martinica e a moeda local é o dólar caribenho ocidental e dólares americanos. Os motoristas costumam levar os turistas aos atrativos em vans coletivas que custam em torno de 40-50 dólares americanos para chegar aos principais atrativos da ilha (uma dica importante é sempre combinar com antecedência os valores do serviço e ainda   o horário de retorno ao hotel/navio para não ter imprevistos).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s