As belezas naturais de St. Lucia


A ilha de Santa Lucia com seus 43 x23 quilômetros de extensão em formato de pera é a mais desenvolvida e populosa das ilhas sobrevento e está localizada entre as ilhas de Martinica e São Vicente.

Ao chegar na capital Castries já dá para ter uma ideia do que a ilha pode oferecer, isso porque ali vivem mais de um terço dos seus 170.000 habitantes e é onde encontramos grande parte da sua infraestrutura, além do terminal de cruzeiros e uma praia bem tranquila localizada entre o aeroporto e o cemitério a poucos metros do centro, frequentada principalmente pelos moradores locais que tem a praia como instituiçao cultural nas tardes quentes do Caribe.

A ilha de St. Lucia ficou famosa nos noticiários internacionais quando a cantora britânica Amy Winehouse decidiu passar suas férias em um recanto tranquilo e longe dos holofotes em frente a uma das mais lindas vistas do Caribe: os terraços dos melhores hotéis com vista dos picos montanhosos de Gros e Petit Piton.

piton

Petit e Gros Pitons em St. Lucia.

Para visitar os Pitons há duas maneiras: uma delas é fazer um passeio de cerca de 4 horas por mar de catamarã até Marigot Bay onde ficam os mais luxuosos hotéis e marinas da ilha e também onde foram gravadas algumas cenas do filme Dr. Dolittle, ou então, partir diretamente de carro de Castries em direção Sul descendo ao nível do mar na comunidade de pescadores de Canaries, passando pela floresta pluvial e subindo até Soufrière, a parte da ilha onde se tem a melhor vista panorâmica da Gros Pitons (798 metros) e Petit Piton (743 metros).

marigot

Marigot Bay com sua marina e restaurantes.

Outro passeio imperdível é a visita a Rodney Bay, o vilarejo mais popular da ilha onde encontram-se as melhores lojas, restaurantes, bares e uma praia de mar azul e areia amarelinha onde basta alugar uma cadeira e deixar-se levar pelas ondas do mar. A distância de Castries a Rodney Bay é de cerca de 15 minutos de carro e as vans coletivas que partem de Castries custam cerca de 5 dólares por pessoa (somente ida).

St. Lucia é também o refúgio natural de muitos pássaros raros como o papagaio jacquot, um dos mais coloridos da floresta pluvial, além de tartarugas marinhas e baleias que buscam a tranquilidade do mar do Caribe em certos períodos do ano.

Os habitantes de St. Lucia diferenciam-se dos demais habitantes das ilhas vizinhas pela sua espontaneidade e ritmo festeiro: assim como no Brasil o carnaval é uma das grandes festas anuais que une turistas e locais com muitas fantasias, música, comidas e diversão, além disso a ilha promove durante o ano muitos festivais musicais de jazz e, embora a maioria da população seja católica, as manifestações folclóricas evocam o plano espiritual em rituais de caça aos espíritos malignos ao som de tambores, além de casas protegidas com coroas de acácias espinhosas e ervas especiais.

Importante Saber: A moeda local é o dólar caribenho ocidental (US1 = 3 dólares caribenhos) e o idioma Kwéyól, inglês e francês são os mais utilizados na ilha. O aeroporto internacional de Hewanorra em Vieux (UVF) recebe voos diários dos USA (brasileiros precisam de visto para conexão nos USA), sendo que o melhor período para visitar a ilha vai de Novembro a Março.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s