Neste ano de 2023 a cidade de Curitiba completa 330 anos e para celebrar em grande estilo recebe o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023, durante a cerimônia de premiação do World Smart City Awards, realizada em Barcelona na Espanha. E neste clima de celebrações, nada mais justo que homenageá-la neste post com dicas de alguns dos lugares mais interessantes para passear e se divertir com o que a cidade tem de melhor.

A começar pelos Parques, Bosques e Praças onde os visitantes podem caminhar, relaxar e fazer lindas fotos de lembranças. O cartão postal da cidade certamente é o Jardim Botânico com sua estufa de vidro inspirada no famoso Palácio de Cristal de Londres e seus jardins floridos inspirados nos jardins do Palácio de Versalhes. Já na entrada do jardim é possível entender o sentido da palavra hospitalidade: a estátua de uma mãe com seu filho nos braços em um momento de ternura traduz a alma da cidade que dá as boas vindas e acolhe seus filhos e imigrantes.
Parque Barigui: uma área verde com vista privilegiada, reduto de animais como o famoso jacaré do parque, as capivaras e pássaros da região. Não é a toa que os curitibanos escolherem o Barigui como ponto de encontro e área de lazer para toda a família. O termo barigui tem origem indígena e pode ser traduzido como rio do fruto espinhoso, referindo-se as pinhas que caem dos muitos pinheiros do local.
Parque Tanguá: um antigo complexo de pedreiras desativado deu origem a um parque surpreendente com diversas áreas verdes e um lago artificial que pode ser visitado de barco ou a pé.
Memorial Árabe: construído em homenagem a comunidade árabe local, o memorial, localizado na Praça Gibran Kalil Gibran, é uma espécie de colagem do estilo arquitetônico das edificações mouras, lembradas no prédio por elementos como a abóbada, as colunas, os arcos e os vitrais. Situado sobre um espelho d´agua, tem o formato de um cubo e, em seu interior, funciona um café, uma biblioteca – com capacidade para 10.000 volumes – e uma pinacoteca, sendo o acervo de ambas constituído por obras de autores, cujo tema é essencialmente a cultura árabe.
Praça da Espanha: em mais uma homenagem aos imigrantes, desta vez os espanhóis foram agraciados com uma praça com seu estilo bem cultural; ali encontra-se o Farol do Saber Miguel de Cervantes, uma espécie de biblioteca pública com diversos títulos disponíveis aos leitores ávidos. Aos Sábados a praça vira palco da tradicional feirinha de antiguidades.
Bairro de Santa Felicidade: Basta passar por um portal e já é possível sentir o clima e o cheirinho das cantinas deste bairro de imigrantes italiano, que ali chegaram por volta de 1875, e até hoje conservam sua arquitetura e principalmente os seus costumes de mangiare bene. Um dos restaurantes mais conhecidos de Santa Felicidade certamente é o Madalosso que serve um verdadeiro banquete all’italiana.
Parque Tingui: em uma área de cerca de 46 mil metros quadrados de área verde encontra-se o Memorial da Imigração Ucraniana com a réplica de uma igreja Ucraniana.
Bosque do Papa: localizado atrás do Museu Oscar Niemeyer, este bosque abriga uma reserva com mais de trezentas araucárias na área central da capital paranaense. O bosque foi criado em homenagem ao Papa João Paulo II, e sedia o Memorial da Imigração Polonesa. Além disso, ao sair do Bosque, o visitante pode provar as delícias da culinária polonesa no Restaurante Kawiarnia Krakowiak que produz aquela que era a sobremesa favorita do Papa João Paulo II, o doce de creme, uma massa folhada e recheada de creme.
Bosque do Alemão: inaugurado em 1996 e dedicado aos imigrantes alemãs, o bosque é um dos poucos lugares que permitem um passeio com sabor de infância, isso porque dentro dele há uma trilha que reproduz o famoso conto dos irmãos Grimm: Joãzinho e Maria. Nos cerca de 38 mil metros quadrados de área verde há também uma igreja com detalhes neogóticos e uma sala de concertos em homenagem ao compositor alemão Bach. Do alto de uma torre panorâmica de madeira também é possível ter uma vista deslumbrante da cidade. Ao final do passeio, para repor as energias, não resista a uma verdadeira casa de chocolates que serve um delicioso Pão de Mel e o típico Strudel de Maçã. Guten Appetit!!!
Praça do Japão: em meio aos arranha céus da cidade, surge um templo e uma praça com cerca de 30 cerejeiras em meio aos pequenos lagos em estilo japonês; tudo isso construído em honra as crianças daquele pais distante que dedicam-se a agricultura. Uma homenagem mais que merecida aos cerca de 40 mil japoneses e seus descendentes que vivem na cidade.
Passeio Público – o parque mais central da cidade foi inaugurado em 1886, com uma área de 69.285 metros quadrados. Seus portões principais são uma cópia fiel do Portão do Cemitério de Cães de Paris. Conta com 35 pontos de atração que vão desde as ilhas dos Macacos, das Garças, dos Amores e da Ilusão até o aquário, o viveiro da cascata, a Gruta dos Amores, a ponte pênsil, o palco flutuante e as gaiolas com pássaros das mais variadas espécies.
Shopping Estação: poderia ser mais um Shopping Center de uma grande capital, no entanto a antiga estação de trens tornou-se um atrativo de peso com exposições, teatro e atualmente abriga o Museu Ferroviário e uma locomotiva onde os visitantes podem sentir o gostinho de como eram as viagens de trem de Curitiba a Morretes através de uma viagem imersiva.
Museu Oscar Niemeyer: o famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemayer deixou sua marca registrada na construção deste museu que abriga coleções e exposições de arte nacionais e internacionais (entrada gratuita às quartas-feiras)
Ópera de Arame: considerada um dos símbolos da cidade, esta estrutura tubular com teto transparente e capacidade para 1648 pessoas acolhe espetáculos do popular ao clássico e já foi palco da festa dos 300 anos da cidade com a presença do tenor catalão José Carreras e a Orquestra Sinfônica Brasileira.
A cultura faz parte da alma de Curitiba, e não é a toa que a cidade realiza um dos mais famosos Festivais de Teatro do Brasil que ocorre entre os meses de março e abril e atrai milhares de espectadores para assistir as peças que se apresentam nas ruas e nos principais teatros da cidade como o Guaíra, o Positivo, o Lala Schneider e o Fernanda Montenegro.. Agora se o intuito é mandar a tristeza embora e aproveitar a noite na companhia de familiares e amigos, a melhor pedida certamente é o Curitiba Comedy Club, um ambiente acolhedor onde alguns dos melhores comediantes de stand up apresentam suas hilárias histórias, além de muita música ao vivo e risadas.
No entanto não há nada mais característico desta cidade do que apreciar os pinheiros araucária que dão um charme todo especial ao amanhecer e entardecer nesta cidade cosmopolita e acolhedora. Aliás o nome da cidade kur yt yba quer dizer “grande quantidade de pinheiros, pinheiral”, na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território.
E se depois de visitar todos estes atrativos bater aquela fome, não deixe de aproveitar os restaurantes e os cafés com seus aromas que acalentam os dias gelados de outono e inverno. Nestes períodos, o clima da cidade costuma variar bastante ao longo do dia e o frio costuma aparecer diariamente, por isso a dica é aproveitar os cafés e seus estilos charmosos e acolhedores que fazem lembrar muito os cafés parisienses. Para começar o Café Liquori da Rua XV na famosa Boca Maldita – onde os políticos e pessoas influentes da cidade reúnem-se para debater assuntos de interesse comum e geral.
Agora para quem estiver nas redondezas do Teatro Guaíra e do prédio central da Universidade Federal do Paraná, além das belezas da Praça não pode deixar de conhecer o Café Fingen, um espaço que de fora parece muito pequena e pode até passar despercebido, mas que concentra ricos aromas do café servido ao estilo dos pubs europeus, bons lanchinhos e um dos points de encontro de intelectuais da cidade. Outra dica de café com aroma de viagem é o Café do Viajante.
E já que citamos a gastronomia da cidade, não podemos deixar de sugerir o Restaurante Pata Negra localizado na Praça da Espanha, onde são servidas as famosas tapas e pratos deliciosos da culinária espanhola (dica de ouro: o filé de carne com arroz, amêndoas e salada acompanhado de uma Sangria e apetitosos churros de sobremesa).
Outra dica que vai te surpreender é o Restaurante Terrazza 40 com vista panorâmica da cidade e a possibilidade de aproveitar o pôr-do-sol brindando com um espumante e provando as deliciosas sobremesas em formato de alguns dos atrativos da cidade na Confeitaria Curitibana.
Se você é fã de comidas mexicanas, nada melhor que uma visita ao Restaurante Totopos para provar as delícias disponíveis em um bufê self-service de dar água na boca, ambientado por uma decoração típica mexicana.
Evidentemente que existem muitas outras opções disponíveis na cidade, no entanto estas são apenas algumas das opções que não poderíamos deixar de recomendar aos meus amigos e aos visitantes que chegam pela primeira vez em Curitiba. Espero que estas dicas possam ser de grande utilidade na sua próxima visita à cidade.
Para conhecer os principais parques de Curitiba, utilize o ônibus da Linha de Turismo que custa R$ 50 por pessoa/dia.
Aproveite também e faça um passeio a pé pelo centro histórico na companhia de um guia local através do GetYourGuide
