Israel

Um sonho na Terra Santa!


Um certo dia a beira mar apareceu diante de mim um panfleto de Israel. A partir daquele momento, como um sopro divino, comecei a sonhar em conhecer a terra santa. E não é que os sonhos as vezes se tornam realidade!

Eu estava trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros na temporada brasileira e meu chefe ligou pedindo para eu mudar de itinerário e acompanhar um grupo de brasileiros que fariam um cruzeiro temático da família cristã. O roteiro incluía o porto de Haifa que fica a cerca de 150km de Belém e Jerusalém. Foi assim que passei um dia inteiro em excursão pelas terras de Israel…

A terra de Israel, conhecida em hebraico como Eretz Israel, é sagrada para o povo judeu desde os tempos bíblicos e a sua etimologia é sugerida na passagem do Genesis 32:28, na qual Jacó luta contra um anjo de Deus, o vence e recebe de Deus o nome de Israel. Assim, o nome conteria o significado para a realização de um pacto entre Deus e Israel, mantendo a memória e identidade do povo através dos tempos e definindo as regras de sua relação com o divino.

Israel é o único país no mundo onde a vida gira em torno do calendário hebraico e o dia oficial de descanso é o sábado, o shabat.  E foi justamente num sábado de sol que chegamos a Haifa e percorremos as 2hs de viagem até Jerusalém avistando, de um lado, o Monte Carmelo e do outro a paisagem do Mar Mediterrâneo com algumas comunidades rurais.

Seguindo em direção ao sul,  há cerca de 90 quilômetros de Haifa, passamos rapidamente pela moderna cidade de Tel Aviv com seus arranha-céus e apartamentos que chegam a custar alguns milhões de dólares. Além de abrigar alguns dos principais centros de pesquisas e desenvolvimento tecnológico como a Microsoft, IBM, Cysco, etc.

Esta Tel Aviv moderna e pujante possui um clima descontraído e jovial que atrai milhares de turistas em busca de um lugar ao sol nas suas belíssimas faixas de areia.

Apesar da vontade de ficar por ali mesmo em Tel Aviv, o intuito principal desta viagem era conhecer Jerusalém, a cidade santa dos judeus, cristãos e muçulmanos e uma das mais antigas cidades do mundo que, apesar de ter somente 0,9 quilômetros quadrados, abriga simplesmente os mais importantes pontos religiosos da terra santa.

A cidade que já foi destruída, atacada, capturada, recapturada e ainda hoje é motivo de disputas entre grupos religiosos, surge no horizonte com sua paisagem monocromática e seu clima seco que evoca um sentimento de exultação do espírito e curiosidade. Jerusalém, que primeiramente foi chamada de “Orshalem” (Cidade da Paz) pelos cananeus há 5000 anos, teve seu nome modificado para “Yuroshalime” pelos judeus, logo por “Orshamam” pelos faraós, depois para “Herosulima” pelos gregos e romanos e finalmente para “Jerusalém” pelos francos.

A nossa visita na cidade começou no alto da colina da Universidade de Jerusalém, um mirante caracterizado pela vista panorâmica da Cidade Velha murada e os quatros bairros que a compõem esta parte da cidade: armênio, cristão, judeu e muçulmano, cada um com seu estilo e ambiente característicos.

Lá de cima a Cidade Velha apresenta-se rodeada pelas impressionantes muralhas (restauradas no século XVI) e as oito portas que permitem o acesso ao seu interior: a Porta Nova, a de Damasco, a de Herodes, a de São Estevão, a dos Magrebíes, a de Yaffa, a de Siom e a Porta Dourada, fechada desde o século XVI.

Após uma longa explicação histórica e cultural do guia que acompanhou o meu grupo nesta viagem, avistamos a cúpula da rocha, considerada um santuário e altar por Abraão, Jacó e outros profetas e lugar de partida da Al Miraaj (viagem aos céus realizada pelo profeta Maomé).

Logo em seguida, descemos de ônibus até a entrada da porta de Yaffa onde começamos a visita pelo Muro das Lamentações ou Al Buraq: o muro que rodeia a mesquita de Al Aqsa a oeste é uma parte indivisível do santuário. Denominado Muro das Lamentações pelos judeus, os quais acreditam que o Al Haykal foi construído nesse mesmo lugar por Herodes no ano 18 a.C. e posteriormente destruído por Titus no ano 70 d.C. Este é o lugar mais sagrado para os judeus onde eles oram para Jehová.

Em relação aos cristãos, a Igreja da Ressurreição (Al Qeyameh) construída pela Rainha Eliana em 335 d.C. é o lugar onde acredita-se que Jesus passou antes de ser crucificado. A Igreja é considerada como o lugar mais venerado pelos cristãos. Os judeus estão buscando o Al Haykal, construído por Salomão, especialmente nessa área.

Depois de uma breve parada no Muro das Lamentações, prosseguimos o passeio pela Via Dolorosa, hoje um caminho repleto de lojas, restaurantes e becos. Neste ponto da visita, mais exatamente em frente a VII estação, tive a sensação de estar sendo pisoteada por uma multidão enfurecida. Eis que ao chegar no entroncamento de dois becos, uma multidão de pessoas ficou bloqueada sem poder se mover para lado algum; em meio aos choros de um grupo de crianças que voltava da escola, a falta de educação de alguns peregrinos que empurravam para tentar passar e os moradores locais e proprietários das lojas que tentavam organizar a “muvuca”, senti na pele a aflição e o nervosismo de andar pela Via Dolorosa.

Passado o susto e a agonia do ocorrido, continuamos nosso passeio até chegar ao Santo Sepulcro, considerado um dos locais prováveis da Gólgota, onde Jesus foi crucificado e ponto de peregrinação de cristãos de todo o mundo nos últimos dois mil anos.

Antes de sair da cidade murada, ainda tive um tempinho para comprar umas lembrancinhas para a família, incluindo pequenos frascos com água, terra e óleo da terra santa, além de experimentar um delicioso húmus, um prato típico feito com grão de bico e pasta de gergelim.

Apesar de ser uma visita breve, a experiência foi muito marcante e ao voltar para Haifa tivemos ainda a companhia da lua cheia e das estrelas divinas que iluminavam o caminho. Talvez para confirmar que os sonhos são pequenos presentes de Deus.

PLANEJE A SUA PRÓXIMA VIAGEM…

Passagens Aéreas: fique ligado nas promoções e encontre as melhores opções de voos e tarifas com a Passagens Promo.

Hospedagem: reserve sua hospedagem no mundo inteiro de forma rápida e segura através do nosso link.

Seguro de Viagem: faça sua cotação e compare os preços das maiores seguradoras do mundo pagando em até 12 vezes sem juros ou no boleto. Receba ainda DESCONTOS ao usar o nosso código CANTINHODEVIAGEM na Seguros Promo.

Quer viajar com estilo com uma mala exclusiva? Confira os serviços de aluguel de malas com a Get Malas.

Ao reservar utilizando os links acima você pode escolher as melhores opções para sua viagem com os melhores preços e ainda nos ajuda a continuar compartilhando dicas de viagens criativas pelo mundo. Se gostou do nosso conteúdo visite também o nosso Instagram e Facebook, compartilhe a ideia com seus amigos e ajude-nos a inspirar mais viajantes!

Ajude-nos a inspirar muitas pessoas e viajar deixando o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.