Costa Esmeralda: o refúgio nada secreto de Berlusconi


Existem milhares de ilhas espalhadas por este mundo e cada uma delas esconde os paraísos mais desejados por nós meros mortais. Um destes paraísos pode ser encontrado facilmente na Sardenha, a segunda maior ilha do Mediterrâneo onde encontra-se a Costa Esmeralda, a zona mais turística e as enseadas de águas cristalinas mais cobiçadas da ilha.

SONY DSC

A Sardenha é conhecida por ser também o refúgio e ponto de encontro do jet set italiano onde figuras como Berlusconi passam parte do verão europeu desfrutando das belezas e prazeres da ilha, principalmente em Porto Rotondo que é um dos lugares mais luxuosos e onde ficam seus iates de preços astronômicos atracados no porto.

IMG_2494

Porém o atrativo mais desejado certamente é a Costa Esmeralda, uma região turística repleta de enseadas e pequenas praias que incluem o Arquipélago da Maddalena que até a metade do Séc XX era praticamente desabitado e, graças ao multimilionário de origem Persa Karim Aga Khan Ismaili que criou um consórcio para desenvolvimento da região, passou a ser frequentada pela alta sociedade e hoje abriga em Porto Cervo, o coração da Costa Esmeralda, as mais lindas mansões e lojas de grifes internacionais.

IMG_2492

Na região da Costa Esmeralda encontramos também a Discoteca Ritual, construída em forma de castelo dentro da rocha de granito é uma das mais frequentadas e uma das mais caras da região mas, apesar do preço salgado e da pista de dança bem pequena, é o lugar perfeito para se divertir e quem sabe até cruzar com alguma celebridade.

IMG_2488

As águas da Costa Esmeralda abrigam também uma agência internacional de pesquisa sobre os golfinhos, a Bottlenose Dolphin Research Institute que desenvolve atividades visando a preservação da espécie.

A porta de entrada para visitar estes atrativos é a cidade de Olbia no Norte da Sardenha e é ali no seu centrinho que os visitantes podem começar a sentir e experimentar os primeiros aromas desta ilha encantadora. A começar pela rua principal que aos Sábados concentra uma feirinha de produtos regionais com queijos, salames e sorvetes artesanais de dar água na boca e o Café Anticas Licanzias que é particularmente o cantinho mais agradável da cidade.

IMG_2309

Localizado em um beco logo na entrada da rua principal, chama a atenção pela sua decoração de extremo bom gosto voltada para as artes e pelos produtos regionais que são servidos acompanhados pelo vinho típico da Sardenha: o Canonau.  O Anticas Licanzias promove também excursões de pequenos grupos para visitar a região de Nuoro, visitando as casas do Monte Ortobene e aprender com os locais a preparar e degustar pratos da cozinha típica Sarda.

A partir do centro de Olbia é possível chegar até a belíssima praia de Pittulongu que fica a apenas 20 minutos de ônibus (bilhete de ida e volta custa 5 euros), uma ótima opção para quem não tem pretensão nenhuma de cruzar com milionários sem graça e prefere aproveitar a natureza em seu estado mais puro e econômico.

Como chegar: o aeroporto de Olbia recebe voos diários de diversas companhias aéreas que ligam as principais cidades italianas, além dos traghettos que fazem a travessia marítima para Civitavecchia, Genova e Livorno.

Onde ficar: há diversas opções de hospedagem dependendo da localidade desejada. Uma boa dica é o  Residence Hotel Lu Nibareddu que fica em Porto Taverna uma das mais lindas baías da ilha e o Hotel Centrale que fica bem no centro da cidade. Vale lembrar que para se locomover na cidade e conhecer a maioria das enseadas é preciso locar um carro para maior comodidade.

Não deixe de: experimentar a culinária sarda composta de raviolis,carne de porco e salsichas acompanhado do delicioso vinho da juventude canonau.

Você pode gostar também de: O segredo da longevidade em Cagliari

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @turisnews no Twitter.

Não seja egoísta, compartilhe com seus amigos!

Anúncios

3 Respostas para “Costa Esmeralda: o refúgio nada secreto de Berlusconi

  1. Adorei o post. Conhecerei a Itália nas minhas férias de fev. Mas ainda ñ sei se passarei pela Sardenha. Alguém pode me indicar um bom seguro viagem? Bjs.

    • Olá Suelen, que bom que vc gostou do post. Espero que em breve vc também possa conhecer as belezas da Itália. Com relação ao seguro eu sempre viajo com o GTA ou Travel Ace, depende muito da cobertura que você deseja para a viagem. Eu sugiro que você adquira um com no mínimo US$ 25.000 de cobertura para viajar para a Europa. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s