O verão europeu e os seus campos de Lavanda


Ah o verão!!! É nesta época do ano que as janelas e as sacadas se abrem para o sol, os jardins florescem e as estradas em direção ao mar ficam completamente congestionadas.  E é nessa época também que os campos de lavanda no sul da França dão o ar da graça cobrindo-se de cores e aromas e permitem a oportunidade única de visitá-los no auge do seu esplendor. Não é a toa que esta região foi grande fonte de inspiração para o pintor Van Gogh que passou das sombras de seus quadros de natureza morta às coloridas paisagens da Provence, além do famoso “Quarto em Arles” que retrata o quarto da pensão onde o artista viveu.
800px-Vincent_Willem_van_Gogh_135
A paisagem mais incrível deste cenário que inspira desde os pequeninos aos casais mais apaixonados encontra-se certamente em Valensole, um vilarejo provençal a 590 metros de altitude detentor de um dos maiores e mais floridos campos de lavanda da França (800 quilômetros quadrados). Valensole fica a cerca de 70km e 150km, respectivamente, das cidades de Aix-en-Provence e Avignon que podem ser utilizadas como base para os passeios aos campos que florescem somente no final do mês de Junho até metade de Julho. Além de visitar os campos floridos, tirar várias fotos e conhecer o processo de cultivo e extração da essência de lavanda, uma boa dica é dar uma passadinha também ali pertinho em Manosque para visitar a fábrica de produtos mundialmente famosa da L’Occitane ou provar as delícias produzidas pelas abelhas que escolhem as flores azuis da lavanda para dar um gostinho todo especial ao mel desta região.
thumbnail_valensole

Campos de Lavanda em Valensole

A lavanda ou alfazema (em português) faz parte da família da menta (labiatae)e possui diversas variedades entre elas a Lavandula angustifolia (lavanda verdadeira) que produz o óleo essencial de melhor qualidade e a Lavandula intermedia ou lavandin que é amplamente cultivada pela sua alta produtividade. Ela é a matéria-prima principal na fabricação de cosméticos, perfumes e sabonetes e foi muito utilizada desde a época dos romanos pelas suas propriedades medicinais como: antídoto contra picadas de insetos, pulgas, pestes e repelente natural contra infestações de certas pestes. Uma curiosidade sobre a produção da lavanda é que, apesar da França ser conhecida pelos seus campos floridos e a indústria cosmética, a Bulgária é atualmente a detentora do título de maior produtor mundial de lavanda.
Colheita da Lavanda no Norte da Bulgária.

Colheita da Lavanda no Norte da Bulgária.

A visita a Valensole deve ser planejada com antecedência justamente porque o período de floração da lavanda depende da quantidade de sol e é por isso que em meados de Julho milhares de turistas dirigem-se para os campos e a maioria dos passeios ficam esgotados. Para se chegar aos campos há duas maneiras: ou você aluga um carro e vai por conta própria ou encara uma excursão de grupo/privada desde Avignon, Aix-en-Provence ou Marselha. O Escritório de Turismo oferece o passeio até Valensole no período da manhã e tarde somente nos meses de Junho e Julho (a partir de € 41 por pessoa no grupo ou € 560 veículo privado). Se a opção for o aluguel de um carro a dica essencial é evitar as auto-estradas que cobram pedágio e dar prefêrencia às estradas estaduais que, apesar de serem mais lentas, passam por paisagens deslumbrantes até chegar aos campos de lavanda.

Duraçao do Passeio : 5h com guia em inglês e francês. Saída do Passeio em frente ao Escritório de Turismo em Marselha ou Aix-en-Provence nas segundas, terças, quintas, sextas e domingos às 08:30 e 13:30 nos meses de Junho a início de Agosto.

Post relacionado: O charme e os festivais de Cannes

 

http://www.ocioso.com.br/troca-de-links/tag/id/P3pVR6JrM7-LpdM04E6q7z0dgRTNLXPisigwWPZ0sV9cblfWD0RHM81JlzyGmLkaAW3ZG1b410wq8wU9cFZRzCpYm-5W3H8Vm6Ze3odoKkUk2FCqXJkK5dxUAq1XNgbiRxRmu3zwGDdQ_VIn6PYJZFBbPLMiCAPWHkl5jChmQFLH_-Ew7Rjr6_ZJj82SmL4dwyTjJMiXD1ZzNSvmgN951Uh4-avAqC-ixZ8RvsbEVUIjR7hentBx4MBToJJq9N-o|fLDX4-UfOYBsctR2tWYuOvM9-0yR-EfeZMjSEnnobq8=

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s