Um dia para os Lagos Plitvice e o mais lindo pôr-do-sol do mundo


Depois de uma breve passagem pela Eslovênia, peguei o busão em Ljubliana e segui até Zagreb, a capital croata, onde queria conhecer o Museu das Relações Despedaçadas (Museum of Broken Relationship – entrada 60 Kunas), o qual tinha ouvido falar entre os viajantes e parecia ser bem interessante. O tal museu foi idealizado por um casal croata depois que eles romperam a relação e estavam brigando para ver quem ficaria com o ursinho de pelúcia que pertencia ao casal. Foi a partir desta desavença que surgiu a ideia de coletar objetos de casais que terminaram seus relacionamentos e criar uma exposição itinerante que acabou rodando a Europa e agora transformou-se em um dos museus privados mais visitados da capital. A exposição inicia com objetos e histórias corriqueiras, passando a brigas homéricas como é o caso do pobre gnomo de jardim que representa o fim de um casamento bem tenso.

Fachada do Museu.

Fachada do Museu.

Pobre gnomo de jardim.

Pobre gnomo de jardim.

Digamos que a parada em Zagreb foi muito rápida e estratégica porque o intuito principal da rota era chegar aos famosos Lagos de Plitvice que ficam a cerca de 2 horas dali e o ônibus partia da rodoviária às 21:30 (bilhete 12 euros + 8 Kunas para a bagagem). Depois de uma viagem super tranquila, por volta das 23:30 já estava em frente a entrada 2 do parque onde ficam os hotéis Bellevue e Plitvice. A opção de hospedagem em um destes hotéis é perfeita para quem quer visitar o parque logo pela manhã já que eles ficam a poucos metros da bilheteria e da entrada principal. E foi exatamente isso que fiz, depois de passar a noite no Hotel Plitvice lá estava eu na bilheteria às 09:00 para iniciar a super caminhada de 6 horas pelo parque.

O parque Plitvice é um dos mais visitados da Croácia e mais parece uma paisagem de conto de fadas, isso porque abriga 16 lagos conectados por cascatas e barreiras de gipsita que represam a água em piscinas naturais repletas de peixinhos e desde 1979 integra a lista dos Patrimônios Mundiais da UNESCO. Para visitá-lo é preciso comprar um bilhete que custa 180 Kunas, pegar um ônibus especial até chegar ao início das trilhas que são indicadas por letras e estar preparado para caminhar bastante em meio a uma paisagem de cair o queixo. Como tinha reservado o dia inteiro para a visita, acabei optando em fazer a trilha H que permite a visita de maneira circular em todo o lago. Vale lembrar que ele é dividido em dois setores: os lagos superiores e os inferiores e é preciso fazer uma travessia de barco (já incluída no ingresso) para chegar de uma margem à outra.

Ônibus que levam os visitantes ao início das trilhas.

Ônibus que levam os visitantes ao início das trilhas.

Trilhas em meio à natureza.

Trilhas em meio à natureza.

Cachoeiras em meio às trilhas.

Cachoeiras em meio às trilhas.

Lagos cristalinos ao longo das trilhas.

Lagos cristalinos com peixinhos ao longo das trilhas.

Vista panorâmica do lago.

Vista panorâmica do lago.

Dentro do parque há também um espaço reservado aos restaurantes e lojinhas de souvenires, mas é sempre bom levar um lanchinho e uma garrafa d´água na bolsa já que são muitas horas de caminhada. Além disso, se você viaja com seu cãozinho não se preocupe porque eles são muito bem-vindos em todo o parque, porém nem pense em levar roupas de banho porque não é permitido nadar, no máximo molhar os pés em uma das pequenas cascatas ao longo das trilhas.

Depois de um dia inteiro de caminhada ainda deu tempo de pegar o ônibus na entrada do parque e depois de 2 horas chegar na cidade litorânea de Zadar para ver o pôr-do-sol mais lindo do mundo, segundo o cineasta Hitchcock (nos meses de verão o sol se põe por volta das 20:30). Tudo isso ao som incrível do órgão do mar, uma atração recente construída pelo arquiteto Nikola Basic em 2006 em forma de canos que usam a força das ondas para reproduzir o som do mar…um entardecer pra lá de especial…

IMG_6786

Milhares de pessoas (direita) acompanham o pôr-do-sol ao som do órgão do mar em Zadar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s