Cananeia e sua história controversa


A cidade de Cananeia, localizada no litoral Sul de São Paulo, é um daqueles lugares encantadores que tem cheirinho de  história e mar.

Considerada o segundo povoado mais antigo do país (há controvérsias quanto a isso, pois segundo alguns historiadores os portugueses fundaram ali o primeiro povoado e devido às constantes chuvas acabaram migrando para São Vicente), a cidade com pouco mais de 12 mil habitantes preserva o seu centrinho com os estilos arquitetônicos adotados já na construção das primeiras casas do período colonial até o final do século XIX. Destaque especial para a igreja de Ararapira que conserva o estilo arquitetônico colonial e o Obelisco localizado na Praça Martim Afonso, inaugurado em 1931 em comemoração ao 4 centenário da cidade.

Igreja Ararapira

Igreja Ararapira

Obelisco do Centenário

Obelisco do Centenário

Cananeia é ainda o ponto de partida para o Parque Estadual da Ilha do Cardoso com suas trilhas, cachoeiras e sítios arqueológicos e para a Ilha Comprida, além de ser muito conhecida pela qualidade dos pratos servidos em seus restaurantes com destaque para as Ostras que são de lamber os dedos…

Ostra gratinada

Ostra gratinada

Cais da cidade

Cais da cidade

A cidade é uma ótima opção como ponto de partida para conhecer a região e oferece diversas opções de passeios como: barcos, escunas e balsas para a Ilha Comprida, Baía dos Golfinhos, Ilha do Cardoso e Praia do Marujá.

IMG_1039

Onde ficar:

Hotel Recanto do Sol: localizado bem ao lado do cais da cidade e próximo ao centro histórico, oferece quartos com ar condicionado, piscina, estacionamento, wi-fi e passeios exclusivos pelos arredores da cidade em suas lanchas privativas.

Hotel Golfinho Plaza: localizado na Avenida Independência, tem tarifas super econômicas e oferece quartos com ar condicionado, frigobar, wi-fi, estacionamento, sala de jogos e piscina e, apesar de sua localização um pouco afastada do mar é uma ótima pedida pelo sossego e atendimento.

Onde comer:

Restaurante Naguissa do Silêncio: um dos restaurantes mais bem conceituados do Vale do Ribeira e não é pra menos: pratos fartos que servem muito bem de 3-4 pessoas, atendimento super acolhedor,opções de frutos do mar e culinária japonesa, além do prato cortesia de ostras que é simplesmente uma delícia. Os pratos costumam demorar um pouco para sair, mesmo assim vale a pena esperar para saborear os melhores frutos do mar. Uma excelente opção para quem visita a cidade de Cananeia. Super recomendado!!!

Restaurante Ponto das Ostras: faz jus ao seu nome, pois em um ambiente super acolhedor e familiar já logo na entrada pode-se ver as ostras fresquinhas à espera dos clientes. Elas são servidas em natura ou gratinadas a um custo super econômico e são realmente de lamber os dedos. Além das ostras é claro, os demais frutos do mar são super deliciosos e servidos carinhosamente por uma das proprietárias do restaurante. O único inconveniente acontece nos dias muito quentes, pois o restaurante não é climatizado e dependendo da temperatura os ventiladores não dão conta de amenizar o calor, no mais o restaurante está super recomendado.

Pont´s Café: este não é um simples café e poderia muito bem ser chamado de bistrô, a começar pela decoração que exibe um salão repleto de antiguidades, passando pelo atendimento de primeira, os jardins externos com música ao vivo e o cardápio de tirar o chapéu. O Pont’s café é especializado na culinária francesa, oferece desde lanches ao famoso cassoulet que é uma especialidade gastronômica de origem francesa da região de Languedoc-Roussillon feito com feijão seco e carne e é sem sombra de dúvidas o melhor restaurante da cidade. Quem preferir sentar-se a beira mar pode ainda escolher uma das mesinhas dispostas na orla e ao som de uma música ao vivo apreciar os sabores do Chef. Super recomendo ao menos uma visita para conhecer o antiquário que funciona no estabelecimento e experimentar uma das sobremesas da casa.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @turisnews no Twitter.

Não seja egoísta, compartilhe com seus amigos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s