A cidade de Cananeia, localizada no litoral Sul de São Paulo, é um daqueles lugares encantadores que tem cheirinho de história e mar.
Considerada o segundo povoado mais antigo do país (há controvérsias quanto a isso, pois segundo alguns historiadores os portugueses fundaram ali o primeiro povoado e devido às constantes chuvas acabaram migrando para São Vicente), a cidade com pouco mais de 12 mil habitantes preserva o seu centrinho com os estilos arquitetônicos adotados já na construção das primeiras casas do período colonial até o final do século XIX. Destaque especial para a igreja de Ararapira que conserva o estilo arquitetônico colonial e o Obelisco localizado na Praça Martim Afonso, inaugurado em 1931 em comemoração ao 4 centenário da cidade.


Cananeia é ainda o ponto de partida para o Parque Estadual da Ilha do Cardoso com suas trilhas, cachoeiras e sítios arqueológicos e para a Ilha Comprida, além de ser muito conhecida pela qualidade dos pratos servidos em seus restaurantes com destaque para as Ostras que são de lamber os dedos…


A cidade é uma ótima opção como ponto de partida para conhecer a região e oferece diversas opções de passeios como: barcos, escunas e balsas para a Ilha Comprida, Baía dos Golfinhos, Ilha do Cardoso e Praia do Marujá.
Onde ficar:
Hotel Recanto do Sol: localizado bem ao lado do cais da cidade e próximo ao centro histórico, oferece quartos com ar condicionado, piscina, estacionamento, wi-fi e passeios exclusivos pelos arredores da cidade em suas lanchas privativas.
Hotel Golfinho Plaza: localizado na Avenida Independência, tem tarifas super econômicas e oferece quartos com ar condicionado, frigobar, wi-fi, estacionamento, sala de jogos e piscina e, apesar de sua localização um pouco afastada do mar é uma ótima pedida pelo sossego e atendimento.
Onde comer:
Restaurante Naguissa do Silêncio: um dos restaurantes mais bem conceituados do Vale do Ribeira e não é pra menos: pratos fartos que servem muito bem de 3-4 pessoas, atendimento super acolhedor,opções de frutos do mar e culinária japonesa, além do prato cortesia de ostras que é simplesmente uma delícia. Os pratos costumam demorar um pouco para sair, mesmo assim vale a pena esperar para saborear os melhores frutos do mar. Uma excelente opção para quem visita a cidade de Cananeia. Super recomendado!!!
Restaurante Ponto das Ostras: faz jus ao seu nome, pois em um ambiente super acolhedor e familiar já logo na entrada pode-se ver as ostras fresquinhas à espera dos clientes. Elas são servidas em natura ou gratinadas a um custo super econômico e são realmente de lamber os dedos. Além das ostras é claro, os demais frutos do mar são super deliciosos e servidos carinhosamente por uma das proprietárias do restaurante. O único inconveniente acontece nos dias muito quentes, pois o restaurante não é climatizado e dependendo da temperatura os ventiladores não dão conta de amenizar o calor, no mais o restaurante está super recomendado.
Pont´s Café: este não é um simples café e poderia muito bem ser chamado de bistrô, a começar pela decoração que exibe um salão repleto de antiguidades, passando pelo atendimento de primeira, os jardins externos com música ao vivo e o cardápio de tirar o chapéu. O Pont’s café é especializado na culinária francesa, oferece desde lanches ao famoso cassoulet que é uma especialidade gastronômica de origem francesa da região de Languedoc-Roussillon feito com feijão seco e carne e é sem sombra de dúvidas o melhor restaurante da cidade. Quem preferir sentar-se a beira mar pode ainda escolher uma das mesinhas dispostas na orla e ao som de uma música ao vivo apreciar os sabores do Chef. Super recomendo ao menos uma visita para conhecer o antiquário que funciona no estabelecimento e experimentar uma das sobremesas da casa.
Quer receber mais dicas de viagem?
Então curta nossa página no Facebook.
Siga o @turisnews no Twitter.
Não seja egoísta, compartilhe com seus amigos!