A saborosa Cherburgo


Nos bons tempos de colegial, quando o saudoso professor Dr. Mauricio Schneider explicava o fatídico Dia D, quando as tropas americanas desembarcaram na Normandia, esta que vos escreve não podia nem sequer imaginar que um dia estaria visitando a cidade de Cherburgo, o objetivo primeiro das tropas na época.

Situada ao norte da península do Cotentin na França, protegida pelo maior ancoradouro artificial do mundo, entre o cabo de la Hague, e o Vale de Saire, a cidade foi no curso de séculos um lugar estratégico disputado entre ingleses e françeses até, através de trabalhos marítimos colossais, virar um porto militar de primeira ordem, com a vontade de Luís XVI e Napoleão I.

Disputas a parte, a cidade é o ponto de partida para uma visita ao Monte St. Michael, um ilhote rochoso na embocadura do Couesnon, onde foi construído um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel.

O centro da cidade de Cherburgo concentra lojas de diversas marcas e os famosos açougues, cafés, e padarias franceses com seus aromas que atraem dos mais contidos aos vorazes glutões. Pois foi neste clima de voyeur que acabei conhecendo o Café Pompon, um prédio bem colorido e convidativo onde, segundo os simpáticos mascotes (um coelhinho e um porquinho espinho) que decoram a fachada, fabrica o verdadeiro bolo de limão desde 1967, além de outras gostosuras indescritíveis, como os mais variados crepes, doces e os croquetes, uma composição delicada e deliciosa de pão com tomate, queijo camembert, acompanhado de salada fresca. Um sabor de dar água na boca e difícil de descrever em palavras… por isso resolvi experimenta-lo e eis aqui a foto para o seu deleite…

Antes de continuar minha jornada, não pude deixar de levar meu pacotinho de doces de chocolate para comer no caminho. Aliás, o zelo e a forma como eles foram embalados mereceu esta foto que representa uma característica bem marcante da França: o sabor e o bom gosto em servir.

Outra característica desta localidade é a sua forte vocação para o mar, tanto que ela se intitula a “Cidade do Mar” e não é a toa que o porto de Cherburgo abriga o Museu Marítimo com um submarino de verdade para a visitação dos mais curiosos em descobrir as profundezas das águas.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @turisnews no Twitter.

Não seja egoísta, compartilhe com seus amigos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s