Grand Tour da Jovem Nobreza

A convite da MGM Operadora e a companhia aérea Pluna participei de um Fam tour para conhecer e experimentar as maravilhas do Uruguay Natural. Para quem não sabe, o Famtour é uma viagem organizada para agentes de viagens, jornalistas e pessoas ligadas ao turismo e tem por objetivo apresentar os atrativos e serviços de uma determinada localidade.

Depois de duas horas de voo entre Curitiba a Montevidéu fomos recebidos pelo guia da operadora local no Uruguay e levados ao Hotel Palladium, localizado na região de Punta Carretas (assim chamada por ser o porto onde, no passado, as carretas de produtos eram levadas aos navios de carga) e a poucos metros do edifício comercial World Trade Center, do Shopping Montevideo e da nova zona franca da cidade. Ali no hotel fomos recebidos com um coquetel de boas vindas e uma hospedagem muito agradável em apartamentos modernos, de bom gosto e estilo.

Logo em seguida fizemos uma visita técnica ao Hotel Sheraton Montevideo, também localizado nas proximidades de Punta Carretas e com uma infraestrutura moderna e padrão internacional 5 estrelas. Como não podia deixar de ser, fomos agraciados com um jantar digno de um famtour da jovem nobreza composto de:

Entrada:

Salada Cesar Camarones

Prato Principal:

Salmon al Limon

Sorrentinos Capreses com Salsa Caruso

Bife con salsa tannat y papines al ajillo

Sobremesa:

Degustacion de tartaleta de frutas, tiramisu y mousse de maracuja

Depois disso, nada mais justo que voltarmos ao hotel Palladium e dormir os sonhos dos anjos em uma cama confortável e acolhedora, pois no dia seguinte teríamos que acordar cedo para visitar a mundialmente famosa Colonia del Sacramento.

Logo pela manhã, partimos em direção a Colônia do Sacramento, localizada a cerca de  180 km de Montevidéu, a cidade esta estrategicamente posicionada às margens do Rio da Prata. Com suas ruas de paralelepípedos, casas feitas de pedra e barro, paredes ladrilhadas e luminárias de vidros amarelos, a cidade mantém, desde 1995, o posto de Patrimônio Cultural de Humanidade pela UNESCO.

No meio do caminho, antes de chegar a Colônia, tivemos a oportunidade de visitar a Granja Colônia, típica granja uruguaia que produz os melhores doces de leite da região e onde encontra-se o Museu Arenas com a maior coleção de lápis de escrever do mundo, reconhecida pelo Guiness Book. Isso mesmo, são cerca de 14.000 mil lápis, além de outros objetos como chaveiros, cinzeiros, vidros de perfumes, latinhas, etc.

Um lugar repleto de paz e sossego, sem contar o cheirinho de dar água na boca das diversas compotas e doces fabricados ali mesmo pelos proprietários da granja.

Depois de degustar o delicioso doce de leite seguimos a viagem para o nosso destino do dia onde visitamos:

A famosa Rua dos Suspiros, uma rua estreita com chão de pedras, casas muito antigas feitas em barro onde havia um prostíbulo e, segundo dizem, os suspiros vinham das mulheres que ali trabalhavam.

O Convento de São Francisco, construído em 1694. Suas ruínas podem ser visitadas juntamente com o farol que foi edificado em 1857 ao seu lado.

A Praça de Touros de São Carlos, uma verdadeira arena de touros utilizada somente 8 vezes em toda sua existência é hoje uma ruína a céu aberto.

Colônia foi fundada pelos portugueses, em 1680 e foi disputada durante muitos anos pelas coroas da Espanha e Portugal. Foi o primeiro assentamento uruguaio, o único da região de origem lusitana e guarda intacta a magia da sua história. Por um lado, os casarios preservam a herança espanhola em sua arquitetura. Por outro, partes das fortificações originais da época em que o português Manuel Lobo fundou a cidade continuam contando os mais de trezentos anos de sua existência.

Para os viajantes que vem da Argentina, existe a possibilidade de utilizar o Buquebus, um barco que faz a travessia de Buenos Aires a Colônia e e inclui o passeio do onibus turístico que percorre os arredores da cidade.

No centrinho ha varias pousadas, no entanto apenas três hotéis cinco estrelas: o Sheraton, o Kempinski e o Radisson. Apesar da distancia do centro, o Hotel Sheraton Colonia possui uma infraestrutura de encher os olhos. A convite do hotel fizemos uma pequena parada em meio a tranquilidade dos seus campos de golf, do spa e das acomodações impecáveis.

Apos uma visita técnica pelas suas dependências, almoçamos no restaurante com vista para o Rio da Prata e dos campos verdinhos de Golf, com a sensação de uma paz e tranquilidade dificeis de encontrar em outro lugar.

Entre as inspirações do Chef naquele dia degustamos:

Entrada:

Sopa de Lentejas con salamines grillados

Prato Principal:

Sorrentinos de pato y calabaza en crema de hongos y queso azul

Chop Suey de Pollo

Sobremesa:

Lemon pie, Ramona y Rogel

Mousse de Chocolate y tibia salsa

Depois de tanta mordomia, a vontade era ficar por ali mesmo aproveitando a harmonia e a tranquilidade do lugar, mas o dever nos chamava e o retorno a Montevidéu era necessário. Um tempinho livre para mais um passeio pelo campo de golf e ja estávamos com o pé na estrada retornando a Montevidéu onde ainda visitamos o Hotel Radisson com sua incrível pista de cooper interna, suas acomodações exclusivas e o único bar de gelo da América Latina.

E para não perder o costume, experimentamos as delicias do Chef:

Entrecote con papas

Sorvete de Doce de Leite

Cheesecake

No dia seguinte, apos um bom café da manhã, seguimos nosso tour por Montevidéu passando pelo Estádio Centenário, a estatua de La Carreta, o mercado de peixes e as ramblas a beira mar.

Ao meio dia, paramos para uma visita técnica no Hotel Trip da rede Sol Melia e apos conhecermos os apartamentos aconchegantes e o serviço acolhedor do hotel, degustamos um medio a medio, uma mistura de vinho e espumante.

Em seguida, no restaurante Mediterraneo Gourmet Club degustamos:

Salada Caprese

Brownie com Sorvete de creme

Bem servidos, seguimos viagem para a badalada Punta del Este que fica a 180km de Montevidéu. Apos 2 horas de viagem chegamos ao Hotel Mantra onde ficamos hospedados em lindos apartamentos com vista para o jardim e a piscina.

Destaque do hotel sao os travesseiros de linho com cheirinho de lavanda e a cama king size que convida a relaxar.

Aproveitei a hora livre para relaxar na banheira antes da visita ao hotel, spa, cassino e o jantar no restaurante, onde degustamos:

Sopa de Calabaza

Polenta e frango ao molho madero

Sopa tibia de morangos com sorvete de creme americano

Nada mal para começar nossa visita a Punta del Este com o grande estilo do balneário.

Apesar da chuva e do friozinho da época, pela manha visitamos a Casapueblo, o Cassino e Hotel Conrad, com sua mega estrutura de eventos e apartamentos com vista para o mar, aliando conforto, bem estar, entretenimento e otima localização.

Passeamos pelo famoso bairro de Beverly Hills com suas mansões milionárias e visitamos o aconchegante Hotel Belvedere com suas cabanas com capacidade para ate 8 pessoas que sintetizam a união do bom gosto com a simplicidade dos ares do campo.

Foi bem neste clima que sentamos a mesa com vista para um campo verdinho em meio aos pinheirais para degustar uma requintada:

Salada de verduras

Entrecote con papas

Crepe de Doce de Leite

Tartine de platano y helado

Depois do almoço tivemos ainda uma tarde de compras pelo centro de Punta del Este, e finalizamos a noite conhecendo o Hotel Boutique AWA com sua decoração moderna, ambientes aconchegantes e de extremo bom gosto.

Durante a visita técnica, ainda fomos surpreendidos com um video emocionante de Andrea Bocelli projetado na charmosa sala de cinema do hotel.

Naquele momento, ao som da majestosa voz do tenor, deixei cair algumas lagrimas de emoção e alegria ao pensar em quão bela e sublime pode ser a nossa vida.

E para fechar com chave de ouro nossa noite, nada mais justo que experimentar as sugestões do Chef do restaurante e saborear as delicias preparadas com muita criatividade.

A começar pela entrada…

Salada Caprese em forma de tortinha com fatias intercaladas de mozzarella de buffala, alface e tomate.

Pollo e Castanhas

Tortinha de maçã com sorvete de canela

Um jantar tão sublime que somente a alta gastronomia seria capaz de criar para o deleite de seus apreciadores.

E foi neste clima de muita tranquilidade, hospitalidade, natureza e nobreza que terminamos o nosso tour pelo Uruguay, voltando na manhã seguinte para o aeroporto de Montevidéu, que por sinal tem uma arquitetura belíssima que lembra uma concha acústica e um Duty Free que não decepciona, levando na bagagem muitos potes de doce de leite, alem de conhecimentos, cultura e a nossa impetuosa e corriqueira saudade do Uruguay!

Assim como no passado, quando as familias abastadas mandavam seus filhos viajar pelo mundo em grandes tours dedicados a jovem nobreza, nosso grupo teve o privilegio de receber este convite maravilhoso da Pluna e MGM e conhecer um pais repleto de belezas naturais, hospitalidade e, principalmente, segurança e conforto.

Em agradecimento aos profissionais de turismo que são verdadeiros realizadores de sonhos encerra-se aqui a viagem para o Uruguay com as fotos dos nossos guias e do mascotinho que, assim como eu, aproveitou ao máximo todos os momentos do grand tour.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @turisnews no Twitter.

Não seja egoísta, compartilhe com seus amigos!