Uma breve recordação de Le Cinque Terre


 

Estava esta que vos escreve recordando seus melhores momentos em viagens e eis que surge uma questão: Por que ainda não escrevi nada sobre a região de Le Cinque Terre na Itália?

Pois bem, em uma de minhas andanças por la, decidi pegar um trem em Genova (130km) e conhecer a tão comentada região de Le Cinque Terre que fica bem no cantinho norte da Itália, ou melhor dizendo, no cantinho do paraíso. 

Mesmo sendo um dia daqueles nublado e chuvoso tive a maravilhosa experiência de conhecer aquele território dividido em 5 cidadezinhas (Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso), suspensas sob rochas e montanhas a beira do mar, com uma vegetação repleta de vinhedos fazendo a moldura daquele cenário dos sonhos.

A região de Le Cinque Terre, com suas montanhas ao redor, fazem parte do Parque Nacional Cinque Terre; uma trilha de cerca de 11km liga as cidades e é o atrativo principal para os visitantes que pretendem visita-la a pé.

Eu queria ter conhecido a Via dell’amore, a trilha que liga Riomaggiore a Corniglia, no entanto como estava chovendo tive que me contentar em utilizar o trem para me deslocar de uma cidade a  outra.

Visitei Portovenere, a cidadezinha pitoresca construída na época dos romanos e que ainda conserva o típico aspecto de vila ligure. Depois fui até Vernazza, uma pequena vila de pescadores que se desenvolveu em torno a um pequeno porto escavado na rocha.

E antes de voltar para Genova, dei uma passadinha em Monterosso, uma antiga cidade de pescadores, considerada a pérola de Le Cinque Terre. 

Apesar de não ter tido muito tempo para conhecer as cidadezinhas, tive a impressão que devo voltar em breve para me aventurar pelas trilhas do parque em uma ensolarada manhã de verão…


Anúncios

4 Respostas para “Uma breve recordação de Le Cinque Terre

  1. Oi, Cláudia

    Estou indo em Julho próximo às 5 Terre. Li seus comentários e vi as fotos. gostaria de poder trocar mais algumas informaões com você, principalemnte sobre os trens entre as 5 Terre e o local onde estarei ali por perto.
    Se não for abusar, peço seu email e te pergunto sobre as dúvidas que tenho.
    Também sou uma turismóloga fanática. Acho que desta vida , as lembrança de nossas viagens são tudo o que levamos.
    bjão

    Bethania

  2. Olá!
    Também estive em Monterroso, vale a pena ressaltar que :
    Na alta temporada (agosto/ setembro/ e até outubro-fui na 1 semana de outubro) é impossível ficar lá, se hospedar etc.
    Parece que a Europa toda baixa lá, com todos os adolescentes e inconvenientes que se tem direito.
    Então vagas em pousadas bem ruinzinhas saem caríssimas!!!!!!Outra fria é ficar em casas de moradores….achei tudo meio sujinho, uns pedaços tipo cortiço…
    Fomos sem reserva e nao conseguimos ficar lá.
    vale avisar que carros não entram, NÃO tem como ir de carro além da estradinha que dá acesso a Monterroso!!!!
    Aviso a quem for : tem que AMAR caminhadas, pq quase tudo tem que ser feito A PÉ!!!!!

    As pousadas são poucas e simples, não espere muito luxo!
    A praia , como quase todas é de pedra (eu adoro!, meu marido odiou) então pra entrar na água leve uma sandalinha tipo sapatilha melissa ou uma de plástico, pq as pedras são redondinhas mas MACHUCAM muito o pé!!!
    Fazer snokel lá é perfeito, mar azuuuuul e liiiimpo!!!! Um sonho aquele Mediterrâneo!!!
    Não é aconselhavel ir nem no período de frio(risco de neve e os caminhos p chegar são íngrimes demais) e muito menos depois de outubro, época de chuvas, que por sinal DESTRUIRAM parte de Monterroso em outubro de 2011 , poucas semanas depois que fui lá! Uma tristeza!!!!!!

    No mais AMEI , mas AMEI MESMO a Itália!!!O povo, as cidades, os gelattos…..
    vou voltar lá quantas vezes puder!!!!!!!

    • Fabiana, obrigada pelas suas dicas que sao realmente muito úteis para todos os nossos leitores e viajantes que pretendem visitar a região de Le Cinque Terre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s