As muralhas medievais de Tallinn


Imagine voltar à Idade Média para visitar uma cidade medieval cercada por torres e muralhas e dentro dela encontrar uma atmosfera que remete aos tempos em que os vikings (os piratas do norte) atacavam os vilarejos em ofensivas nada amigáveis. Pois bem, esta poderia ser uma uma breve descrição daquilo que podemos ver em uma visita à Tallinn a capital da Estônia, um pequenho país banhado pelo Mar Báltico, comprimido entre a Letônia, a Rússia e o Golfo da Finlândia, no entanto a cidade tem muito mais a oferecer e certamente vai te encantar…

medieval rua

Costumes Medievais podem ser vistos em todos os cantos da cidade amuralhada de Tallinn.

Apesar de não ser um destino muito conhecido por nós brasileiros, a encantadora Tallinn faz jus aos seu título de Patrimônio da Humanidade concedido pela UNESCO principalmente devido aos 1.9km de suas muralhas preservadas e suas 20 torres de defesa que ainda permaneceram intactas depois de séculos, sendo uma das cidades medievais fortificadas mais bem preservadas da Europa.

Um dia na cidade é suficiente para desbravar os seus principais atrativos, a começar pela Colina Toompea, o ponto mais alto com uma vista privilegiada das muralhas, além de abrigar a igreja ortodoxa e o Castelo de Toompea (Parlamento da Estónia).

toompea palace

Parlamento da Estônia (Castelo de Toompea)

Terraço Kohtuotsa:  bem próxima à igreja ortodoxa no alto da colina Toompea encontra-se este terraço com uma das mais belas vistas da cidade medieval com suas cúpulas, a grande muralha e a Catedral de S. Olavo com a torre mais alta cidade.

olav church

Vista panoramica de Tallinn com a igreja de S. Olavo em destaque pela sua torre.

Igreja de S. Nicolau: Construída no Século XIII, esta igreja dedicada ao santo padroeiro dos pescadores e marinheiros está ao lado da igreja ortodoxa na colina de Toompea e atualmente abriga uma filial do Museu de Arte da Estônia, concentrando-se principalmente na arte eclesiástica da Idade Média em diante.

st olavo

Igreja de S. Nicolau

Kiek in de Kök: esta enorme torre funciona como um museu de armas, além de objetos utilizados para torturar os criminosos no período medieval. Neste local encontra-se também um sistema de túneis escondidos que seguem por baixo da colina de Toompea.

muralhas

Muralha onde encontra-se o Museu da Tortura.

Catedral de St. Alexander Nevsky: esta espetacular catedral ortodoxa com duomo em forma de cebolas está localizada no topo da colina de Toompea. Foi construída em 1900 quando a Estônia fazia parte do império czarista Russo e foi erguida como símbolo do seu domínio, tanto religioso como político. Ela foi dedicada ao Príncipe de Novgorod, Alexander Yaroslavich Nevsky que liderou a batalha de 1242 contra os cruzados alemães e foi construída propositalmente em frente ao castelo de Toompea, no mesmo lugar onde a estátua de Martin Lutero havia sido colocada anteriormente pelos luteranos locais. Apesar de ser um pouco odiada pelos estonianos que a consideram um símbolo da dominação russa, ela é um dos principais atrativos da cidade e foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1997.

ortodoxa

Catedral Ortodoxa Alexander Nevsky

Igreja de S. Olavo:  durante o Século XIV esta igreja gótica foi a mais alta do mundo e hoje é possível subir até o topo da torre de 124 metros para ter uma bela vista da cidade.

Muralhas Medievais: De fato, a maior parte do charme de Tallinn vem das suas muralhas que dão um ar de conto de fadas e transportam os visitantes ao passado. Em uma visita às muralhas é possível conhecer de perto uma catapulta (entrada 3 euros) ou então posar para uma foto em frente à Torre Margaret Gorda (Stout Margareth Tower), uma das maiores torres  que foi construída não somente para proteger a cidade do lado do mar, mas também para impressionar os visitantes que chegavam a Tallinn. Hoje esta torre abriga o museu marítimo da cidade.

fat margaret

Torre Stout Margaret

Caminhar pelas ruas da cidade e respirar os ares medievais pode ser muito interessante, mas entrar em um restaurante e tornar séculos no tempo não tem preço, e para isso, nada melhor que uma paradinha no Restaurante Old Hansa que tem desde a decoração até os pratos tipicamente medievais com direito à degustação de cerveja artesanal (não deixe de provar a de mel e canela que vale cada centavo dos seus 6 euros). Mas se o intuito for provar uma comida extremamente deliciosa e tradicional a minha dica é o Restaurante Romberg que fica bem ao lado da catedral ortodoxa no alto da colina Toompea (experimente a salada de salmão e a sopa eslava que é uma delícia).

Olde Hansa

Escolhendo o Cardápio no Restaurante Medieval Old Hansa

restaurante

Cardápio típico com salada de salmão e Sopa eslava no Restaurante Pomberg

Como Chegar: o aeroporto de Tallin tem voos para cidades do Norte como Estocolmo, Copenhague, Londres e Moscou e também há muitos barcos (ferries) que chegam à cidade via Estocolmo (16h, viagem noturna) ou Helsinque (de 1h30 a 3h30). As companhias que fazem esses trajetos são Viking Line, a Tallink SiljaLinda Line e Eckerö Line. Muitas companhias de cruzeiros incluem a cidade em seus roteiros, por isso se estiver em um deles pode tranquilamente chegar ao centro a pé em cerca de 10-15 min.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s