Gibraltar: o amor entre dos tierras


Até poucos dias atrás o máximo que eu sabia sobre Gibraltar era que tratava-se de um estreito entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. No entanto, esta semana tive a oportunidade de conhecer esta cidade que encontra-se no extremo Sul da Península Ibérica, no ponto conhecido como o mais meridional da Europa. Tendo como países fronteiriços o Marrocos ao Sul e a Espanha logo ali do outro lado do estreito, não é de se estranhar o caldeirão cultural desta cidade que integra comunidades de diversas partes do mundo a centenas de anos. A população de Gribraltar descende de britânicos, genoveses, portugueses, malteses, espanhóis, judeus entre outros, no entanto o nome provém da invasão muçulmana na Europa quando os visigodos pactuaram com os árabes e emprestaram seus barcos ao líder bérbere Tarik Ibn Zeyad, que desembarcou na montanha de Tarik (Jebel Tarik), fato este que o imortalizou e deu origem ao atual nome de La Roca (Jebel Tarik/ Jebel Tar = Gibraltar).

Sem sombra de dúvidas, o atrativo que mais chama a atenção em Gibraltar é o grande rochedo montanhoso, de onde é possível avistar os dois continentes: a Europa do outro lado do Estreito e a Costa Africana, além de ser o habitat natural dos famosos macacos sem rabo da espécie “Macaca Sylvanus”, introduzidos ali pelos britânicos no Sec. XVIII.  O que parece ser apenas um rochedo abriga também mais de 150 cavernas, sendo que a mais conhecida de todas é a de St. Michael, um conglomerado de estalagmites e estalactites a 300 metros acima do nível do mar, onde realizam-se concertos e eventos teatrais em uma verdadeira caverna natural.

Além disso, a natureza é a paisagem principal e uma boa caminhada pela praça central de Casamates é uma boa pedida, principalmente para quem deseja fazer compras e aproveitar as promoções de perfumes, eletrônicos, cigarros e bebidas. A praça era um antigo quartel general britânico onde ocorriam as execuções públicas. porem converteu-se atualmente em centro comercial e ponto de reunião da sociedade em seus diversos restaurantes, cafés e lojas. Ali na praça, encontra-se uma fábrica, que é museu e loja de cristal onde é possivel observar como os escultores trabalhavam o cristal derretido usando métodos manuais para dar forma ao vidro através do sopro.

Gibraltar também possui um Cassino mundialmente famoso, (situado no complexo do Hotel Ocean Village) com capacidade para 460 pessoas e é um dos destinos mais procurados pelos casais para a realização de matrimônios.  Isso mesmo, Gibraltar foi palco de diversas cerimônias matrimoniais de celebridades como: Sean Connery e John Lennon que aproveitaram suas belas paisagens para selar seus votos de amor eterno.

Atualmente vários casais seguem os passos das celebridades, apesar da facilidade dos requisitos para a realização dos casamentos segundo a legislação de Gibraltar, este é valido em todo o mundo. Assim que, se você está pensando em se casar nos próximos meses ai vai uma dica dos cenários mais procurados pelos pombinhos para a troca dos votos:

The Mount: construído em 1797, era a residência do Oficial da Marinha Real de Gibraltar e hoje em dia é um edifício histórico rodeado de jardins.

Jardim Botânico Alameda: construído em 1816 para a população passar seus momentos de ócio e lazer, hoje converteu-se em um Jardim Botânico onde realizam-se cerimônias de matrimônio no “pequeno vale”, um jardim em estilo italiano idealizado por um jardineiro genovês em 1842.

Biblioteca Garrison: para os amantes da boa leitura, não há nada mais romântico e cultural que um casamento dentro da biblioteca que abriga alguns dos mais valiosos originais publicados nos Séculos XVIII e XIX.

Estação do Teleférico: o alto do rochedo que oferece uma vista panorâmica da costa até a Africa serve também de palco para a realização dos votos matrimoniais.

Pois bem, se a partir de agora seu maior desejo é subir ao altar em Gibraltar, saiba que existem quatro hotéis na cidade que oferecem os serviços que envolvem desde a documentação, catering, fotógrafos, flores e é claro a suíte nupcial: The Caleta Hotel, The O’Callaghan Eliott Hotel, The Rock Hotel e The Queen’s Hotel. Como a procura é bastante grande é preciso planejar o evento com bastante antecedência para evitar contratempos.

E como o mês de maio (mês das noivas) está chegando, que tal começar a planejar o seu casamento em Gibraltar?

Nada contra os pombinhos, mas no momento esta que vos escreve prefere continuar com suas viagens aventureiras pelos sete mares até que o príncipe encantado resolva aparecer em seu cavalo branco. Aliás, falando em príncipe faço aqui um adendo: em Gibraltar a moeda utilizada é o pounds britânico e nesta onda de casamentos a cidade fatura com os mais diversos souvenirs que estampam as fotos do casal mais comentado na atualidade: o príncipe William e a futura princesa Kate Midleton, nada mais típico nesta cidade que respira o ar dos enlaces matrimoniais…por fim só me resta desejar felicidades aos noivos, uma prazerosa lua de mel, deixar como lembrança esta foto simpática que fiz com os guardas dos portões de Gibraltar e preparar o próximo post!!!

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @turisnews no Twitter.

Não seja egoísta, compartilhe com seus amigos!

Anúncios

2 Respostas para “Gibraltar: o amor entre dos tierras

  1. Parabéns! Amiga.
    Quem disse que irias viajar tanto?
    E nasceu e estudou em Ch………….
    Te admiro cada vez mais.

  2. Pois é Iselci, isso prova que nao importa a escola que vc estuda nem de onde vc vem, mas o tamanho dos seus sonhos. Tambem te admiro muito e serei eternamente grata por sua hospitalidade e amizade em um período dificil na minha vida quando a maior viagem foi salvar a minha propria vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s