Os Encantos de Dubrovnik


Em 2009 tive a oportunidade de passar alguns dias em Dubrovnik e conhecer um dos balneários mais importantes da Croácia. Ao chegar na cidade a primeira impressão foi de ter entrado no cenário de um filme de época; muralhas com cerca de 2Km cercam a cidade antiga e abrigam os principais monumentos, além de uma vista estonteante do Mar que banha gentilmente a costa rochosa desta que é conhecida como a Pérola do Adriático.

Sem pensar muito, comecei minha visita flanando pelas vielas em busca dos sabores e aromas da cidade e acabei encontrando uma feirinha livre onde saboreei deliciosos figos e laranjas caramelizadas, produtos típicos produzidos pelos agricultores da região.

Continuando meu passeio, fui conhecer a parte histórica da cidade que é uma mistura de arquitetura medieval, renascentista e  pedaços construídos nos últimos anos, principalmente na década de 90 após o conflito contra a Sérvia quando Dubrovnik foi bombardeada; ali mesmo no centro antigo pude ver o mural que retrata exatamente os pontos atingidos pelas bombas durante os confrontos e senti o profundo sofrimento do povo ao visitar o museu da guerra que abriga roupas, armas, fotos e homenagens aos que morreram em defesa da liberdade do país. Terminados os conflitos, Dubrovnik voltou a ter a tão sonhada paz e hoje milhares de turistas, assim como eu, andam pelas ruas do centro antigo, conhecida como Plaka, onde concentram-se as principais manifestações artísticas e culturais e divertem-se com os grandes concertos e exibições ao ar livre. 


Ali também encontra-se o Monastério Franciscano que abriga a Farmácia Pública mais antiga do mundo,além da Catedral Católica da Assunção, em estilo barroco, desenhada pelo arquiteto italiano Andrea Buffalini.

Outra característica bem marcante desta cidade é o artsenato local composto de bordados feitos manualmente pelas croatas que expoem suas obras em pequenas mesas montadas ao longo das muralhas por onde centenas de turistas passeiam todos os dias.

Andei, andei e quando pensei que já estava perdida em meio aos becos estreitos e infindáveis, acabei encontrando uma placa indicando”cold drinks”  e uma pequena entrada que me levou a um dos lugares mais lindos que já visitei até hoje: uma pequena abertura na muralha e uma escadaria que serpenteia o paredão rochoso serve de vista panorâmica para o barzinho dos cold drinks que, apesar do preço bem salgado, oferece a melhor vista de Dubrovnik e ainda a tranquilidade para os poucos turistas que conseguem ali chegar para dar um belo mergulho nas águas verdinhas do Adriático.

E quem pensa que esta cidade oferece somente arquitetura e historia está muito enganado. Dubrovnik está rodeada de praias, além das pequenas ilhas em seu entorno que durante o verão recebem vários viajantes em seus veleiros a procura de suas encantadoras paisagens.

Até conhecer as maravilhas de Dubrovnik eu não podia imaginar que uma cidade que já sofreu tanto com as guerras poderia me trazer tanta paz e felicidade.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @turisnews no Twitter.

Não seja egoísta, compartilhe com seus amigos!

Anúncios

Uma resposta para “Os Encantos de Dubrovnik

  1. Dizem que o mundo já não é mais o mesmo e realmente acredito que as fronteiras estão ficando cada vez mais próximas. Até alguns anos atrás nós brasileiros nem tinhamos ideia das belezas de países como a Croácia, hoje graças ao trabalho de empresas de turismo e agentes governamentais destes países temos acesso às informações e podmeos conhecer as belezas destes lugares. Adorei o post, me deu até vontade de conhecer Dubrovinik.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s