Filmes que inspiram viagens e viajantes


Você já parou para pensar quantos lugares maravilhosos no mundo podemos conhecer através de um bom filme? A tecnologia e os meios digitais hoje nos permitem viajar sem sair de casa, ou melhor, nos instigam a conhecer os lugares antes mesmo de sonharmos em conhecê-los.

viagens

E foi pensando nisso que o cantinho da viagem resolveu criar uma lista de 10 filmes  com destinos de viagens que certamente irão inspirar nossos leitores a viajar e conhecer histórias, paisagens e culturas diferentes.

Então prepare a pipoca e o cobertor que a sessão vai começar…

  1. Austrália: o filme “Tracks (2013)” é uma daquelas aventuras baseada em uma história real de uma mulher aventureira que atravessou o deserto australiano.
  2. Argentina: O cinema argentino tem sua característica única que retrata desde cenas cotidianas até debates mais profundos sobre o mundo, a sociedade e o ser humano, e certamente não há como dissociar o país ao Tango, a dança que segundo o poeta argentino Discépolo “é um pensamento triste que se pode dançar”.  Por isso, o filme “O último Tango, (2016)” é uma daquelas obras que nos inspiram a conhecer mais a história da dança ao retratar os amores e desavenças de uma das duplas de dançarinos mais famosos do país.
  3. Brasil: o cinema brasileiro tem vários expoentes que mostram diversas paisagens de nosso país, no entanto o filme “Central do Brasil (1998)” conseguiu fazer uma imersão em diferentes cidades do país, mostrando a diversidade de arquitetura e cores do nosso país, além de um questionamento profundo sobre as relações humanas na nossa sociedade.
  4. França: as paisagens francesas sempre foram fontes de inspiração para grandes artistas e não podiam deixar de estar presentes em uma lista de filmes indicados para os viajantes ávidos por desbravar este país de cores, aromas e sabores. E para começar o filme “Ratatouille, (2007)“, a história de um ratinho que sonhava em ser Chef de cozinha e nos leva a descobrir a cidade luz repleta de magia e sabores, sem esquecer é claro do filme O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001)” que conta a história de uma menina do interior que foi trabalhar em um café em Paris e através de pequenos detalhes da sua vida cotidiana consegue lidar com o amor e a perda enquanto nos brinda com cenas maravilhosas em lugares como a Basílica Sacre Coeur e vistas panorâmicas da cidade. Outra obra prima que não pode faltar na nossa lista é o filme “Com amor, Van Gogh (2017)”, um clássico indicado ao Oscar que retrata cenas da vida do pintor Van Gogh na cidade de Arles no sul da França em seus últimos anos de vida, utilizando a técnica da animação a partir de pinturas a óleo, seguindo o mesmo estilo do próprio artista.
  5. Índia: o filme “Lion – Uma Jornada para Casa (2017)”, baseado no livro de Saroo Brierly, um indiano que se perdeu de sua família na Índia quando tinha cinco anos, foi adotado por uma família australiana e depois de 25 anos volta em busca do seu passado em sua terra natal.
  6. Itália: um dos países favoritos de muitos diretores de cinema que encontram em suas paisagens a inspiração perfeita para grandes clássicos românticos e dramas sociais, no entanto o filme A paixão de Cristo (2010) de Mel Gibson encontrou na paisagem rústica de Matera o cenário ideal para abrigar um dos mais prestigiados filmes dos últimos tempos. A paisagem rochosa da cidade que até pouco tempo atrás era habitada por moradores que viviam literalmente em cavernas ganhou visibilidade e hoje pode ser visitada
  7. Malta: esta pequena ilha encrava no Mediterrâneo foi cenário de um dos clássicos musicais de Robin Williams, o filme “Popeye (1980)” que foi gravado no set de filmagem conhecido como Sweetheaven, construído no nordeste da ilha nas proximidades de Mellieha em uma baía de águas cristalinas.  Hoje o cenário do filme transformou-se em um parque de diversões chamado Popeye Village, aberto ao público todos os dias da semana com diversas atrações tanto para os jovens de idade como os de coração.
  8. Irlanda: o filme “Casa comigo (2010)” é uma história romântica que nos leva a conhecer as paisagens do interior da Irlanda e uma antiga tradição daquele país: em ano bissexto (Leap Year) a mulher tem a oportunidade de pedir seu namorado em casamento no dia 29 de fevereiro.
  9. Quênia: este exótico país africano nos brinda com histórias de guerreiros e animais selvagens que inspiram uma viagem através de suas paisagens exuberantes. O filme “Masai: the rain warrior (2006)” (idioma suaíli com legenda em inglês) traz a incrível história da tribo de guerreiros massai que após o falecimento de seu líder enfrenta uma seca terrível na região e depois de um concílio dos anciões da tribo resolve enviar um grupo de adolescentes guerreiros para caçar o rei dos leões. Munidos de coragem e suas lanças vão em busca do legendário leão para salvar sua tribo.  Para quem gosta de um bom filme baseado em fatos reais “A massai branca (2005)” é um daqueles clássicos que não podem falar na lista. A história gira em torno de uma turista alemã que se apaixona por um masai da tribo samburu e acaba mudando completamente a sua vida para viver essa grande paixão africana.
  10. Mundo: e para fechar nossa lista, o documentário Baraka de Ron Fricke (1992)” com imagens de diversas sociedades do planeta em uma mescla de imagens que nos fazem viajar e nos impressionar com a diversidade do mundo.

E você já viu algum filme inspirador de viagem? Então compartilhe conosco nos comentários.

Curta o nosso Instagram e Facebook e compartilhe a ideia com seus amigos!

Vai viajar? Então não esqueça de fazer o seu seguro de viagem e ganhar 5% de desconto com o cupom de desconto do cantinho da viagem. Basta acessar aqui e antes de finalizar a compra inserir o código CANTINHODEVIAGEM.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s