A pitoresca e bucólica Burano na Itália


A cidade de Veneza é um sonho de consumo para vários viajantes que visitam pela primeira vez a Itália, no entanto para aqueles que já se encantaram com seus canais, suas gôndolas e sua arte milenar e querem se aventurar pelos seus arredores, nada mais justo que reservar ao menos um dia para visitar uma pequena ilha de ex pescadores situada a cerca de 40 minutos da estação central e que mais parece um cantinho parado no tempo.

A ilha de Burano é considerada uma das mais pitorescas, charmosas e exclusivas da região do Vêneto e conserva em cada uma de suas ruazinhas a tranquilidade e a beleza da arquitetura local de casinhas multi-coloridas à beira de pequenos canais e a possibilidade de convívio com seus cerca de 2 mil moradores que há séculos mantêm  vivas as suas tradições.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Burano, Itália.

merletto

Mulheres tecendo artesanatos de Merletto em Burano, Itália.

Uma destas tradições pode ser apreciada no Museu do Merletto, onde peças incríveis bordadas a mão por senhoras habilidosas dão um charme todo especial aos mais diversos artigos decorativos, além disso, nada mais sugestivo que experimentar um saboroso e perfumado doce buranello chamado bussolà (uma rosquinha redonda ou em formato de S que geralmente é servida após o almoço e que teve sua origem no período de Páscoa).

bussola

Bussolà, o tradicional biscoito da ilha de Burano, Itália.

Uma visita a Burano nos remete a um passado bucólico onde o tempo demorava a passar e, hoje, traz a paz e a tranquilidade aos visitantes que desejam fugir das multidões de turistas que todos os anos invadem Veneza. Ali, entre os moradores, ainda é possível conhecer e conversar com pessoas simples e cheias de histórias para compartilhar sobre as maravilhas de viver em um dos lugares mais interessantes do mundo: a Lagoa Veneziana.

E para os que apreciam o silêncio e o dolce far niente, nada mais justo que passar uma noite no Hotel Casa Burano, um complexo de 5 casas antigas que foi totalmente reestruturado para dar vida a uma charmosa experiência: o hotel oferece passeios em antigos barcos de pescadores pela lagoa, passeios para degustação de vinhos Venissa em uma plantação lagunar, passeios fotográficos pela ilha, acompanhamento de um sommelier para conhecer as ervas e degustar coquetéis especiais, além é claro de 13 quartos com decoração exclusiva e um restaurante com pratos da culinária local de dar água na boca.

E aí ficou com vontade de conhecer a Ilha de Burano? O cantinho da viagem quer aguçar os seus sentidos, mas antes de preparar as malas para a Itália que tal preparar a receita do bussolà?

Receita (fonte: la.repubblica.it/cucina)
Ingredientes:
– 500 gr. de farinha
– 250 gr. de açúcar
– 200 gr. de manteiga
– 6 gemas
– 1 pacotinho de baunilha
– casca de 1 limão ralado,
– sal
– rum a gosto

Preparação: coloque a farinha em uma superfície lisa, forme um buraco no centro e adicione a manteiga na temperatura ambiente. Bata levemente as gemas e o açúcar, adicione a farinha juntamente com os demais ingredientes. Misture tudo e deixe repousar no refrigerador por ao menos 2 horas coberto com um pano.
Passado o tempo, faça as rosquinhas redondas ou em formato de S, coloque-as na forma e asse-as em forno pré-aquecido a 200° por 15 minutos e depois baixe a temperatura a 150° por mais 10 minutos.

Se você gostou então curta o nosso Instagram e Facebook e compartilhe a ideia com seus amigos!

Vai viajar? Então não esqueça de fazer o seu seguro de viagem e ganhar 5% de desconto com o cupom de desconto do cantinho da viagem. Basta acessar aqui e antes de finalizar a compra inserir o código CANTINHODEVIAGEM.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s