As belezas de Trancoso na Bahia


Conhecida no passado como Aldeia de São João Batista, a vila de Trancoso teve origem de uma aldeia de jesuítas do Século XVI e foi instalada para conter a onda de contrabandistas que vinham em busca do pau-brasil no litoral Sul da Bahia. O seu desenvolvimento se deu a partir do colégio Jesuíta que mais tarde transformou-se na Igreja de São João Batista e as duas fileiras de casas que terminam no lado oposto à igreja formam o mais charmoso local da atualidade: o Quadrado. Ali nas casas simples e antigas de pescadores e moradores locais surgiu um dos metros quadrados mais valorizados da região e não é à toa: A vista de trás da igreja é simplesmente estonteante: dá pra avistar as praias repletas de coqueirais, falésias, desembocadura de rios e matas, sem contar que nas noites de lua cheia as pessoas se reúnem ali para ver a lua nascer no mar.

DSC09111

DSC09114

Na década de 70 a pacata Trancoso foi redescoberta por jovens hippies que buscavam uma vida alternativa e um paraíso natural e, a partir do momento que foi tombada como patrimônio histórico, o vilarejo tornou-se um lugar de pessoas cosmopolitas e refúgio de muitos europeus que ali firmaram suas raízes.

DSC09095

Na pequena região do Quadrado podemos encontrar os mais diversos restaurantes e pousadas que chamam a atenção pelas suas multicores, sabores e ar de perfeita tranquilidade. Além disso, as praias de Coqueiros e Nativos são duas das opções imperdíveis. Na praia de Coqueiros há várias cabanas que oferecem esteiras, cadeiras de sol e comidas saborosas servidas de frente para o mar calmo de areias claras, enquanto que na Praia dos Nativos encontramos mais exclusividade, mar um pouco mais agitado e areia um pouco mais grossa. Vale lembrar que nestas praias encontram-se pousadas super luxuosas como a Estrela D’Agua, a antiga residência de cantora Gal Costa que ainda hoje recebe muitas celebridades no decorrer do ano.

IMG_0369

E por falar em celebridades, Trancoso é um refúgio de artistas e recebe frequentemente a visita de personalidades como Beyonce, Will Smith, Ronaldinho e dizem que até a Presidente Dilma já cogitou dar uma passadinha por estas bandas. Também pudera, quem resistiria a uma visita neste paraíso?!

Como chegar: o aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro, dali são 29 quilômetros, cerca de 1:30hs de viagem passando a balsa que liga Porto Seguro à Arraial d”Ajuda até chegar em Trancoso. Há opções de táxis, transfers ou para quem quer economizar a maneira mais fácil é ir de táxi até a balsa de Arraial, atravessá-la e depois pegar um ônibus coletivo logo na saída na balsa diretamente até o centro de Trancoso.

O que fazer em Trancoso:

– Não deixe de visitar o famoso Quadrado e jantar em um dos restaurantes temáticos que oferecem um ambiente super agradável como o Restaurante Capim Santo: inaugurado em 1985, este restaurante faz parte da história de Trancoso e é um dos mais tradicionais da vila, fica dentro da pousada de mesmo nome que está localizada dentro da região do Quadrado e prima pela qualidade e sabor de seus pratos. Certamente uma ótima pedida.

IMG_0354

– Passear a cavalo entre as praias de Coqueiros e Nativos: o passeio dura 30 minutos e custa R$ 30,00 por pessoa.

IMG_0373

– Comer um abacaxi fresquinho que é vendido do lado da igreja (eles são produzidos nas fazendas da região).

DSC09122

– Conhecer o artesanato típico dos índios pataxós (eles estão sempre nas proximidades da igreja expondo seus produtos para os visitantes)

DSC09125

– Passar horas e horas em uma cabana de praia aproveitando o sol e o mar da Bahia.

IMG_0379

Onde ficar:

Hotel da Praça: localizado bem no centro do Quadrado de Trancoso e considerado pela revista travellers como um dos mais paradisíacos do mundo, possui um restaurante anexo, decoração rústica, um jardim maravilhoso, além de estar justamente no centro da área mais cobiçada da vila.IMG_0324

Pousada Terra do Sol:  esta pousada simples oferece quartos com pequenas varandas, piscina e redes e está localizada na Rua do Beco, a poucos passos do centro do Quadrado.

IMG_0352

Pousada Calypso: uma charmosa pousada localizada na pracinha de Trancoso a poucos metros a pé da região do Quadrado. 

IMG_0347

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @turisnews no Twitter.

Não seja egoísta, compartilhe com seus amigos!

Anúncios

Uma resposta para “As belezas de Trancoso na Bahia

  1. Pingback: Os encantos de Arraial d’Ajuda | VIAGENS PELO MUNDO·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s