O que sabem (ou não) os marinheiros


costa

Sete apitos curtos seguidos de um longo. É uma das primeiras coisas que te ensinam durante os cursos de segurança marítima.

Sete apitos curtos seguidos de um longo. É um sinal que deve aprender e que esperas jamais tê-lo que ouvir.

Sete apitos curtos seguidos de um longo: pegue seu colete salva-vidas e prossiga até o seu ponto de encontro porque há uma situação de emergência real a bordo. E neste momento terás a certeza que mesmo com todo o treinamento jamais estarás preparado para abandonar o navio.

Um arranha-céus de dezenas de metros de altura e pesando várias toneladas. Um colosso dos mares que parece não ter como afundar. Que será a casa que te levará longe de casa por tantos meses. Partirás. Trabalharás. Encontrarás lugares e pessoas. Lamentaras-te da comida da saleta. Colocarás uniforme distinto em noites de Gala. Organizarás festas clandestinas na cabine. Poderás quem sabe encontrar o amor da tua vida. Algum outro amigo e pessoas que mudarão completamente a tua vida. Poderá ser naquele contrato que terás uma promoção. Poderão acontecer infinitas coisas. Aquilo que jamais acreditarás que possa acontecer é que aquela embarcação, Senhora do Mar, forte e segura possa afundar.

No entanto os navios afundam, os aviões caem e os trens descarrilham e como todas as desgraças, acontecem muitas vezes por erro humano. Uma desatenção, um erro de cálculo. E hoje, a Miss Concordia, que permaneceu naufragada em uma costa por mais de um ano, foi arrastada e içada, endireitou-se e, em seguida, manteve-se ainda por meio corpo debaixo d’água. Ressurgirá e deixará de ser a carcaça espectral de uma ilha. Cena triste de um cartão postal macabro.

Afundado pela megalomania de alguém que vai suportar o peso de todas aquelas toneladas de vida para sempre.

Traduzido do original em italiano https://tuttilopensanomaiolodico.wordpress.com/2013/09/18/ma-che-ne-sanno-i-non-marinai/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s