O que fazer na eterna cidade de Roma


Durante os meses que vivi na cidade eterna, assim como milhares de turistas do mundo todo, visitei os mais incríveis e inesquecíveis atrativos. A cidade que é uma das mais visitadas do país possui diversos pontos turísticos que estão muito próximos uns dos outros e a melhor alternativa para conhecê-la melhor é fazendo uma bela caminhada, portanto prepare suas pernocas para enfrentar o calor do verão que chega fácil aos 40ºC e não esqueça de levar um chapéu e uma garrafinha de água. Além dos seus atrativos, Roma também possui uma extensa lista de ótimos restaurantes que podem fazer você perder a linha.

Como não podia deixar de ser, vou deixar uma lista com os principais atrativos da cidade, dicas de alguns dos melhores restaurantes e opções de hospedagem na “cidade eterna”.

COLISEU: uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, originalmente conhecido como Flavian Anfiteatro começou a ser construído no ano 72 d.C pelo imperador Vespasiano e foi concluído por seu filho Tito em 80. O Coliseu foi construído com 80 entradas arqueadas, permitindo fácil acesso à 55.000 espectadores sentados para assistirem os gladiadores, normalmente escravos, prisioneiros de guerra ou condenados e animais selvagens como leões e tigres. Localiza-se a Leste do Fórum Romano é gigante e emocionante!

DSC03724

FONTANA DI TREVI: todo mundo quer ver a Fontana di Trevi e seu romantismo.  A maior e mais famosa fonte de Roma, construída em 1735 pelo arquiteto Salvi na época do papa Clemente XII. Quem não se lembra do filme  ” La Dolce Vita” de Frederico Fellini? Não se esqueça de jogar uma moedinha de costas pelos ombros, e fazer um pedido para voltar a Roma!

Fontana de Trevi em reforma.

Fontana de Trevi em reforma.

VATICANO: A Basílica de São Pedro  é uma grande basílica na Cidade do Vaticano , em Roma, onde o Papa aparece para nos saudar.  A maior igreja do mundo com  uma área de 23.000 m² !! Consegue receber  mais de 60.000 pessoas, sendo um dos lugares mais sagrados do Cristianismo. Vale a pena subir até o topo para curtir a vista. A construção da basílica começou em 1506 e terminou em 1626. Foi construída em parte com o dinheiro angariado pela venda de indulgências. A tradição diz que ela foi construída no mesmo lugar onde São Pedro, um dos apóstolos de Jesus Cristo, o 1º Papa, foi crucificado ou queimado. Na  igreja há o túmulo de São Pedro embaixo do altar principal. Muitos dos outros papas também estão enterrados na basílica, inclusive João Paulo II. Para conhecer o Vaticano vale lembrar que ele vive lotado e lá não se entra de bermudas, por isso quando visitá-lo reserve um dia inteiro e não esqueça que a visita a Basílica de São Pedro e as tumbas dos papas é gratuita.

DSC03629

PIAZZA SAN PEDRO: a Praça de São Pedro é enorme para abrigar tantos fiéis que querem ver o Papa Francisco I. Está localizada em frente à Basílica de São Pedro e foi projetada por Bernini no século XVII  tendo como base o estilo clássico e barroco e tem um obelisco de  40 m de altura do Antigo Egito ao centro, incluindo a base e a cruz do séc. XIII a.C. no alto o qual foi trazido para Roma no reinado do imperador Nero.

DSC03700

PIAZZA NAVONA:  é uma das praças mais famosas de Roma, aonde todo mundo vai à noite, lotada de turistas, restaurantes com mesas ao ar livre, artistas fazendo retratos, etc. Desde 1920 é o endereço da Embaixada do Brasil em Roma, no Palácio Pamphili, construído em 1644.  A Piazza Navona é um belo cenário com imponentes fontes (Fontana dei Quattro Fiumi, esculpida por Bernini entre 1648 e 1651). Lá foi filmado “Anjos e Demônios”, fácil de reconhecer.

IMG_6212

MUSEU DO VATICANO: um dos mais importantes do mundo é dividido em esplendorosas coleções de obras dos maiores artistas, salas e mais salas enormes, lindas como a sala dos mapas! A sala principal fica mais no final da visita: a Capela Sistina que foi recentemente restaurada e onde se pode apreciar os afrescos como o “Último Julgamento” de Michelangelo. Lotada, e imperdível! Horários: Jan, Fev. Nov. e Dez. das 10 às 13:45. Última admissão às 15:20h. Fechado aos domingos. De Março à Out. das 10 às 16:45h, sáb. das 10 às 14:45h, última admissão às 13:30h. Fechado aos domingos. Fechado dia 1/Jan., 11/Fev., 19/Março, 29/Junho, 15 e 16/Agosto, 1º/Nov., 8/Dez., 25 e 26/Dez. entre outros feriados religiosos.

FORUM ROMANO: bem impressionante o Fórum Romano é maravilhoso. Localizado em um espaço aberto, com cerca de 193 m x 64 m, entre as  colinas Palatina e  Capitolina.  Era o centro da vida política,  judicial,  religiosa e comercial da cidade. No início, tinha  função religiosa e comercial , por isso abrigou templos e lojas. Júlio César mandou construir o Templo de Júlio César, assim como Vespasiano; Tito mandou erguer um Arco de Triunfo. Nos últimos tempos do Império, o Forum foi enriquecido com alguns Edifícios Religiosos, Públicos e  Administrativos. Com o declínio do Império Romano e o advento de Constantinopla começou o declínio do Forum.

PANTHEON: localizado na Piazza della Rotonda, é uma das mais impressionantes obras do Império Romano construído no tempo do Imperador Adriano (117-138 d.C). Desde que foi construído se manteve em uso: primeiro como templo dedicado a todos os deuses do panteão romano (daí o seu nome) e, desde o século VII, como templo cristão. É famoso pela sua cúpula.

IMG_6210

TERME DI CARACALLA: as termas foram iniciadas por Carcalla em 217 dC e completado por imperadores Heliogabalus e Alexandre Severo. O complexo que se pode visitar é bem grandioso, onde havia as termas, as piscinas públicas, como um clube. O lugar é maravilhoso, são ruínas com lindos  mosaicos, numa área de  25 mil m 2 que era coberta  e com pé direito de 38,5 m de altura, com capacidade para cerca de 2.000 pessoas.  Se quiser ver um espetáculo inesquecível não perca a ópera “Aida” encenada ao ar livre entre as ruínas das Termas di Caracalla!

CASTELLO SANT’ANGELO: a origem do castelo é a de um mausoléu criado entre 130 e 139 para o Imperador Adriano.  Está localizado perto do Vaticano e é sem dúvida um imperdível ponto de visita.

Onde comer em Roma: O café da manha típico italiano é composto de capuccino e cornetto, o nosso croissant, então nada melhor que entrar no clima e saborear as delicias doces ou salgadas. Já durante o dia as melhores opções são os pequenos restaurantes a la carte, os panini (pequenos sanduíches), tramezzini (sanduíche triangular com pão de fôrma) e as pizzas vendidas em fatias chamadas de pizza a taglio. Para o jantar procure restaurantes frequentados pelos moradores locais e evite lugares vazios ou cheio de turistas.

TAVERNA TRILUSSA: localizado no Trastevere, bairro boêmio da cidade onde estão vários outros restaurantes, é uma ótima opção para experimentar os melhores pratos da culinária italiana. Um ambiente super aconchegante e spaghetti servidos diretamente na panela fazem deste estabelecimento uma tentação ao paladar. Precisa de reserva antecipada. Via del Politeama, 23-25 – Tel.: +39 06 581 8918

ANTICA PESA:  um restaurante clássico romano que justifica sua reputação com ótimo atendimento e culinária romana de qualidade. A carta de vinhos conta com mais de 1.200 opções e o estabelecimento é frequentado por inúmeros artistas de hollywood e possui inclusive filiais nos Estados Unidos. Via Garibaldi 18 – Tel. +39 06 580 9236

DAL BOLOGNESE:  localizado na Piazza del Popolo, próximo a Via del Corso, este restaurante é uma excelente opção tanto para o almoço como para o jantar e serve deliciosos pratos da culinária italiana e romana. O atendimento é impecável, o ambiente refinado e para o jantar é necessário reservar antecipadamente. Piazza del Popolo1/2 – Tel. +39 06 3611426

RECENSIONE DI RISTOCHICCO:  localizado próximo à Catedral de São Pedro, o ambiente é muito agradável, as garçonetes e os proprietários muito simpáticos e os pratos são preparados por um chef de cozinha. O spaghetti a Carbonara e os polpetones são imperdíveis. O restaurante corresponde bastante ao imaginário estereotipado que o mundo tem dos restaurantes italianos, decoração rústica e toalhinhas quadriculadas. Os pratos são saborosos e econômicos e servem muito bem 2 pessoas. Borgo Pio 186 – Tel: 0668308360

RESTAURANTE PASTA LOVE:  apesar de sua localização em uma rua fora do eixo turístico, este restaurante foi a minha salvação durante a estadia em Roma. O proprietário de origem tunisina criou um ambiente super agradável e acolhedor e serve pratos super saborosos a preços muito econômicos. Não deixe de provar o saltimboca alla romana ou um prato de gnocchi. Via Palermo, 63 – Tel.: + 39 (0)64740171

Pasta Lovefunciona também como uma adega com várias opções de vinhos.

Pasta Lovefunciona também como uma adega com várias opções de vinhos.

Onde ficar: Uma boa opção de hospedagem são os hotéis localizados no bairro Trastevere, localizado na cidade baixa de Roma onde estão os bares, restaurantes frequentados pelos romanos. Um lugar perfeito para curtir a noite.

Uma outra opção para quem não se importa em ficar um pouco mais longe do centro mas em contato com a natureza é o Camping Tiber que fica a cerca de 20 minutos da Piazza del Popolo (estação de trem) e dispõe de hospedagens para todos os gostos, desde trailers todo equipado com quarto, cozinha e banheiro até tendas com dormitórios compartilhados. O Camping oferece transfer da estação Prima Porta de hora em hora e ainda dispõe de piscina, bar, restaurante e mini mercado.

IMG_6198

Clima super agradável do camping Tiber

Conhecendo Roma: O trânsito de Roma é muito estressante, por isso se a sua opção for alugar um carro pense duas vezes. A cidade possui um sistema de transporte público que abrange os quatro cantos da cidade e não há nada melhor que descobrir os atrativos da cidade a pé ou de bicicleta.

Lembre-se: o metrô funciona até meia-noite e depois disto, só há ônibus. Os passes devem ser comprados nas tabacarias e validados no momento do embarque no ônibus (1,50 euros). A melhor forma de ir e voltar do aeroporto de Fiumicino e Ciampino é com os ônibus que fazem o serviço de transfer e cobram a partir de 4 euros por pessoa desde a estação de trens Termini.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @turisnews no Twitter.

Não seja egoísta, compartilhe com seus amigos!

Anúncios

Uma resposta para “O que fazer na eterna cidade de Roma

  1. a cidade de Roma é um otimo lugar para conhecer por que tem muitos lugares bonitos e o melhor é por que são todos pertos de outrop eu adorei esse lugar.
    valeu pela noticia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s