Noticias e Novidades

Os murais e grafites que estão conquistando o mundo


Kid Loco – The Graffiti Artist

Há algum tempo, as grandes cidades vem deixando de ter seus muros e paredes pichados com mensagens de protesto, indignação e assinaturas de gangues e passaram a abrigar grandes murais e painéis de arte, elaborados por artistas e grafiteiros que trazem ao público suas marcas pessoais e estão fazendo o maior sucesso em grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Londres, Tokyo e Lisboa.

De certo modo, essa mudança vem acontecendo devido à dissociação do ato da pichação agressiva em relação a outros tipos de intervenções artísticas formais como os murais patrocinados tanto pela administração pública como privada.

 Um dos grandes muralistas brasileiros, Eduardo Kobra (@kobrastreetart), tem seu nome no livro Guiness por uma de suas maiores obras de grafite intitulada “Etnias”, bem em frente ao porto do Rio de Janeiro na Praça Mauá. O artista, que neste último mês esteve em uma maratona de trabalho pintando painéis em diversos lugares em Nova Iorque, é figura carimbada em várias outras cidades como no Recife onde realizou a pintura na fachada da prefeitura em homenagem a Luiz Gonzaga, o rei do baião, além de outros murais como o de Albert Einstein andando de bicicleta intitulado “genial é andar de bike” que estava na Rua Oscar Freire em São Paulo até este ano e por determinação da proprietária da fachada do prédio foi apagado para dar lugar a outro projeto coletivo.

O muralista Eduardo Kobra em frente ao mural “Etnias”, o mais do mundo, Rio de Janeiro.

Outra artista brasileira que vem se destacando atualmente é Lidia Viber (@lidiaviber), uma grafiteira mineira autodidata que vive atualmente no Rio de Janeiro e se envolveu na arte urbana criando personagens jovens, sensíveis, vulneráveis e carregados de sentimentos. Muitas pessoas quando fotografam seus painéis mal sabem que por trás da assinatura Viber encontra-se uma linda mulher. Um dos murais mais recentes da artista encontra-se no Hospital do Câncer do Rio de Janeiro (Santo Cristo).

A grafiteira mineira Lidia Viber.

E de Portugal temos dois super expoentes da arte urbana que estão encantando o mundo com seus murais super criativos: um deles é Bordalo II (@b0rdalo_ii) com seus painéis criados com material descartado em fábricas abandonadas e lugares sujos da cidade que quando colados na parede e pintados com tinta spray dão vida a vários tipos de animais e o pintor grafiteiro Vhils que já usou técnicas de pintura a mão livre, colagem de papéis e atualmente não só deixa suas pinturas nos murais como também talha no concreto as silhuetas de rostos e imagens do mundo que o envolve. 

Murais esculpidos no concreto de paredes feitos pelo artista português Vhils.
Mural de Bordalo II feito com material reciclado

A realidade é que a arte não encontra-se somente fechada em grandes museus, mas a tendência é que ela torne-se cada vez mais urbana em todas as suas formas de manifestação, além de ser mais livre, sociável e disponível em todos os cantos para quem quiser e tiver interesse em apreciá-la. Por isso na sua próxima viagem esteja atento às galerias de arte a céu aberto que encontrar pelo caminho, elas são inspiradoras e gratuitas.

E você conhece ou tem algum artista grafiteiro/muralista favorito? 

Vai viajar? Então não esqueça de fazer o seu seguro de viagem e ganhar 5% de desconto com o cupom de desconto do cantinho da viagem. Basta acessar aqui e antes de finalizar a compra inserir o código CANTINHODEVIAGEM.

Curta o nosso Instagram e Facebook compartilhe a ideia com seus amigos e ajude-nos a inspirar mais viajantes!

Anúncios

Ajude-nos a inspirar muitas pessoas e viajar deixando o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.