Mistérios dos alimentos e bebidas…


El Bulli: Um restaurante de vanguarda                                           

Localizado em Girona na Espanha, o restaurante El Bulli  fundado em 1961 em uma paisagem antigamente utilizada como campos de mini golf, tem na figura de seu proprietário e Chef de cozinha Ferrán Adriá um laboratório de manjares minuciosamente estudados e elaborados para os cerca de 8000 clientes de diversas partes do mundo que todos os anos passam algumas horas degustando as suas especiarias.

Ferrán Adriá começou seus trabalhos no El Bulli quando jovem lavando pratos e anos mais tarde adquiriu o restaurante, criando uma cozinha de vanguarda onde a forma e o sabor dos pratos propositavelmente não coincidem.

Em 2007, pelo segundo ano consecutivo, o restaurante foi eleito o melhor do mundo e entre as suas peculiariedades encontram-se as criações exclusivas do “sorvete de parmesão, das borboletas de beterraba, do papel de flores e do caviar de olivas”, além da invenção do “litificador”, uma espécie de forno no qual os alimentos passam do estado líquido diretamente para o estado sólido, o que significa, por exemplo, a possibilidade de preparar bolinhos sem utilizar farinha e ovos.

Para garantir todo este processo, o restaurante conta com 70 funcionários vindos de diversas partes do mundo para aprender as técnicas do El Bulli e atender aos cerca de 50 clientes diários que nos meses de abril à setembro, período em que o restaurante permanece em funcionamento, degustam os 30 pratos exclusivos do cardápio que mesclam os sabores doces aos salgados.

A equipe formada por Ferrán Adriá segue uma carga horária de cerca de 14 horas diárias, período este em que os clientes são atendidos e os ensaios de preparação dos pratos são realizados minuciosamente, pois muito além de ser um restaurante, o El Bulli é um local de investigação onde são elaborados novos sabores e técnicas de preparação dos alimentos e os colaboradores aprendem como explicar ao cliente todo o processo para aumentar a curiosidade e a vontade em experimentar as novas delícias gastronômicas.

No El Bulli os cardápios são totalmente renovados a cada ano, assim como a prataria utilizada, dando assim a oportunidade para jovens designers exporem suas criações. Além disso, o restaurante possui uma adega de vinhos com mais de 1600 referências, todos meticulosamente estudados pelo co-proprietário do estabelecimento, o sommelier Juli Soler que procura oferecer a melhor opção de acordo com o gosto dos clientes.

Estas e outras particularidades fazem do El Bulli um restaurante único no mundo, onde os cerca de €155 cobrados aos clientes pelo simples coperto não só ajudam a cobrir os custos de preparação dos pratos, como também financiam os estudos de Ferrán Adriá e sua equipe na criação de novos cardápios com matéria prima simples que possam ser levados à cozinha familiar com custos acessíveis, além de ajudar no tratamento de pessoas com câncer e doentes em hospitais.

Agora imagine saborear estas delicias acompanhadas pelas bebidas servidas no The Clinic em Singapura. Um espaço que oferece bebidas em fomato de pílulas, cocktails em seringas e outras parafernalhas clinicas. Neste contexto, o artista inglês Damien Hirst criou esta Clinica Artística com o objetivo de provocar o pensamento dos clientes que vivenciam a experiência muitas vezes aterrorizante de estar em um hospital ao experimentar os cocktails servidos em macas e nas cadeiras de rodas disponíveis aos clientes que desejam experimentar seu drink e esquecer tudo. 

Anúncios

Uma resposta para “Mistérios dos alimentos e bebidas…

  1. Pingback: A evolução gastronômica nos Gastrobares « VIAGENS PELO MUNDO·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s