Alemanha

Prost! Vai começar a mais tradicional festa alemã


Ainda estamos no mês de Setembro, mas em poucos dias começa a mais tradicional festa alemã em Munique: a Oktoberfest.

oktober

Esta festa que é muito conhecida por nós brasileiros teve sua origem na região da Bavária na Alemanha em 1810 quando o rei Ludwig decidiu celebrar o seu casamento em um parque próximo à cidade de Munique e convidou todos os moradores para a festa regada a muitos litros de cerveja.

O parque que foi batizado de Theresienwiese (campo de Tereza) em homenagem à noiva é o mesmo onde acontece a maior e mais tradicional Oktoberfest do mundo com início todos os anos no final do mês de Setembro. E como toda grande festa que se preze, na Oktoberfest de Munique o que não pode faltar jamais é o chope, a música e os trajes típicos alemães.

Os milhares de turistas que visitam o parque da festa tem opções de comidas típicas nas diversas barracas ao ar livre onde podem experimentar os Lebkuchen (deliciosos bolinhos doces), os Bretzels (roscas gigantes feitas com massa de pão), além de divertir-se em brinquedos como a roda gigante e o carrosel, algo digamos bem normal depois de beber diversas canecas de chope. E falando em cervejas, basta entrar em uma das tendas da festa, encontrar um lugar à mesa e pedir uma Mass (a tradicional caneca de um litro de chope que custa 10 euros).

Uma curiosidade da Oktoberfest de Munique é que a cerveja só pode ser comprada e consumida dentro das tendas onde apresentam-se as bandas musicais com acesso gratuito, porém para beber é necessário ter um lugar reservado em uma mesa e ao menor sinal de embriaguez descontrolada os seguranças gentilmente solicitam a saída imediata do recinto.

Os alemães como bem sabemos são muito organizados e tradicionalistas e principalmente na região da Bavária é bem comum encontrarmos pessoas que mesmo fora da época da Oktoberfest costumam usar no dia-a-dia os seus trajes típicos.

As mulheres usam o Dindl,  um vestido pouco abaixo do joelho combinando com uma blusinha branca de mangas godê e um avental cerca de 2 cm mais curto que o vestido o qual dependendo da posição em que está amarrado na cintura simboliza o estado civil de quem o usa (por exemplo: se o avental está amarrado a direita sinaliza que a mulher é casada ou comprometida, quando do lado esquerdo significa que ela está disponível, na frente da cintura indica uma jovem menina e atrás da cintura quando a mulher já é viúva).

Os homens por sua vez vestem as Lederhose, calças em couro com suspensórios que podem ser curtas ou abaixo dos joelhos com camisa e meias longas. Estas calças que no passado eram usadas pelos camponeses ganharam status social quando o Rei Ludwig apoiou a ideia de criar um traje típico para elevar a consciência nacional e elas passaram a fazer parte também do vestuário da nobreza com figurinos devidamente concebidos com os melhores tecidos e couros da época.

No período da Oktoberfest a cidade de Munique respira 24 horas de festa e tanto as comidas como os trajes típicos são bem democráticos e estão disponíveis por todos os cantos da cidade a preços que cabem muito bem no bolso. Basta dar uma volta pela Marienplatz, a praça principal da cidade para sentir o gostinho e a alegria desta festa mundialmente famosa que atrai todos os anos milhares de turistas, famílias, curiosos e grandes degustadores de cervejas.

E se você ficou com vontade de conhecer esta festa tradicional confira as datas e a programação da festa aqui.

Reserve seu hotel em Munique aqui.

Vai viajar? Então não esqueça de fazer o seu seguro de viagem e ganhar 5% de desconto com o cupom de desconto do cantinho da viagem. Basta acessar aqui e antes de finalizar a compra inserir o código CANTINHODEVIAGEM.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta o nosso Instagram e Facebook e compartilhe a ideia com seus amigos!

 

 

 

Anúncios

Ajude-nos a inspirar muitas pessoas e viajar deixando o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.