O perigo das mídias sociais para a saúde


Já não é de hoje que sabemos que as mídias sociais tem uma grande influência na vida das pessoas, mas nem sempre paramos para pensar até que ponto essas mídias podem estar influenciando de maneira negativa na vida de milhares de pessoas, especialmente os jovens.

net

Segundo uma pesquisa da Sociedade Britânica de Saúde Pública com cerca de 1.500 jovens entre 14 a 24 anos, as plataformas de mídias sociais como Instagram, Snapchat, Facebook e Twitter impactaram negativamente em aspectos da saúde e no bem-estar causando ansiedade e depressão e distorções quanto à auto-estima e imagem corporal.

No topo da lista em termos de impactos negativos  encontram-se jovens mulheres que se comparam com imagens irreais e manipuladas por photoshop e filtros dando a impressão de que seus corpos reais nunca serão bons o suficiente para os padrões midiáticos.

Para minimizar estes impactos, a sociedade britânica de saúde pública sugeriu às plataformas de mídias sociais uma ação para ajudar a combater o sentimento de inadequação e ansiedade dos usuários inserindo um informativo nas imagens que as mesmas foram  digitalmente manipuladas.

Dentre as mídias analisadas o Youtube foi a única plataforma com impacto positivo enquanto que o Instagram o mais nocivo para os usuários, podendo afetar a imagem corporal, os padrões do sono e até adicionar o senso de medo de perder algo, uma vez que a imagem neste aplicativo é uma vitrine para a auto-expressão e auto-identidade de muitos usuários.
Segundo profissionais de mídias sociais a saúde mental dos jovens na era digital é uma questão imperativa que deve ser abordada por educadores e ter um limite de uso sadio destas mídias. Os jovens que gastam mais de duas horas por dia conectados nas mídias sociais são muito mais propensos a problemas mentais, incluindo estresse. As plataformas que supostamente deveriam ajudar os jovens a conectar-se entre si podem estar na verdade alimentando uma crise de saúde mental e ser até mesmo mais prejudicial que o álcool e o cigarro.
O futuro da tecnologia reserva ainda muitas novidade e certamente a melhor forma de utilizar as mídias de maneira saudável e evitar a infelicidade coletiva destes jovens no futuro é ensiná-los a cooperar com todos os aspectos das mídias sociais, sejam eles bons ou ruins, e prepará-los para viver em um mundo digital saudável sem perder o contato com a realidade.
Fonte: CNN
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s