Brasil

Ano Novo de boas vibrações em Floripa


O ano novo chegou e com ele a alegria de celebrar a vida em uma ilha cheia de magia inspirou o nosso cantinho a compartilhar mais essa viagem com todos os nossos leitores com os desejos de um ano repleto de alegrias e muita saúde.

floripa
Boas Vibrações de Ano Novo em Floripa

Florianópolis está na lista das cidades mais visitadas pelos turistas estrangeiros e uma simples caminhada pelas praias já dá pra sentir que o idioma mais falado por aquelas bandas é o espanhol. Reduto de milhares de argentinos e paraguaios que adotam a ilha da magia como segunda casa nos meses de verão, a carinhosamente chamada floripa é um caldeirão de alegria, praia e gente bonita que agrada aos mais diversos estilos e gostos.

Ao chegar em Floripa já de cara podemos ver o seu cartão postal: a ponte Hercílio Luz, a maior ponte pensil do país com sua estrutura em aço que foi construída em 1926 para ligar a parte continental à insular, além da sua beira mar repleta de edifícios e uma vista maravilhosa das montanhas que compõem a paisagem litoranea do estado de Santa Catarina.

ponte-hercilio-luz
Ponte Hercílio Luz e a queima de fogos na virada do ano.

Na parte continental da cidade encontra-se o centro de convenções, a rodoviária, shopping center e uma gama de opções de hotéis, restaurantes e baladas, sem esquecer do mercado público municipal com diversas opções gastronômicas, a Catedral Nossa Senhora do Desterro e a Praça XV que abriga a famosa figueira centenária que é um dos símbolos da cidade. Reza a lenda que os solteiros que pretendem casar-se devem dar algumas voltas ao redor dela para realizar o seu desejo.

figueira
Figueira centenária no centro de Florianópolis.

Apesar de todos estes atrativos no continente, são as praias que atraem uma multidão de turistas que principalmente no Ano Novo e Carnaval deixam o transito da ilha caótico. Isso porque para percorrer a ilha e visitar as diversas praias é preciso seguir uma rodovia circular e muitas vezes não há como desviar ou evitar os engarrafamentos, principalmente ao seguir para o Norte onde estão as praias mais cobiçadas como: Jurerê Internacional (reduto de famosos, emergentes e abonados, considerada a Ibiza do sul do país), Canasvieiras (amadinha dos argentinos), Daniela, Brava, Ingleses, Moçambique e Santinho (a praia onde encontra-se o famoso Resort Costão do Santinho, nome este em homenagem à pedra do santinho, um bloco de diabásio que continha uma imagem que foi venerada como santa, dando nome ao lugar).

costao
Imagem de Diabásio que deu origem ao nome Santinho.

Ao centro da ilha fica a charmosa Lagoa da Conceição e sua avenida das rendeiras onde antigamente as artesãs teciam suas rendas de bilro no mais tradicional estilo português – um pouco mais adiante a Praia Mole com suas areias democráticas e de alta receptividade para o público GLBT com uma pequena trilha que dá acesso à praia de nudismo da Galheta e do outro lado do morro a famosa Joaca, a Praia da Joaquina com suas imensas dunas de areia onde é possível alugar uma prancha para praticar sandboard ou simplesmente curtir a vista e o mar aconchegado em uma cadeira de praia.

bilro.jpg
Artesã produzindo renda de bilro na Lagoa da Conceição.
joaca
Praia da Joaquina
praia da galheta
Acesso à Praia da Galheta (Nudismo)

Para os que procuram mais sossego as praias do Sul da Ilha oferecem a tranquilidade e a paz que é preciso para ser feliz nesta ilha da magia: a começar pelo Campeche a queridinha dos jovens praticantes de surfe e kitesurfe, Armação (praia tranquila com ar interiorano de onde saem os barcos de passeio para a Ilha do Campeche considerada o Caribe brasileiro com suas águas cristalinas), Matadeiro, Pântano do Sul, Açores, Solidão (um refúgio com uma trilha de 10 minutinhos que leva até a Cachoeira da Solidão, um lugar sensacional para carregar as energias em meio à natureza).

ilha campeche
Vista aérea da Ilha do Campeche

Dicas para aproveitar ao máximo sua viagem a Florianópolis:
1) A melhor forma de conhecer a ilha é de carro, por isso nem pense duas vezes e alugue um pois o transporte público é escasso e os táxis e ubers custam o olho da cara, principalmente em períodos de alta temporada.

2) A melhor época para visitar a ilha vai depender muito do que se busca, pois os meses mais agitados vão de dezembro a março quando tudo fica bem mais caro e a cidade fica lotada. Logo após o carnaval a ilha começa a esvaziar e o clima ainda ajuda pois as temperaturas estão boas, assim como no mês de novembro e início de dezembro. Mesmo em pleno verão a água do mar costuma ser super gelada, por isso nada melhor que escolher um período de sol e calor para aproveitar ao máximo o bronze e se refrescar na água.
3) A hospedagem na ilha vai depender do gosto de cada um, mas a cidade oferece opções para todos os gostos. A dica especial é escolher uma das praias e fixar base nela para aproveitar ao máximo cada cantinho da ilha sem perder muito tempo em deslocamentos.
Centro: Hotel Majestic tem um terraço com uma das mais belas vistas da queima de fogos do Reveillon, Hotel Faial, Hotel Farol da Ilha.
Norte: Hotel Jurere Beach Village, Costao do Santinho Resort, Inglese Praia Hotel, Pousada dos Chás Boutique.
Sul: Pousada Pénareia na praia de Armação.
4) Em se tratando de gastronomia, Floripa tem uma gama de opções de restaurantes mas para quem gosta de frutos do mar o Restaurante Ostradamus é uma daquelas opções que por si já valeria uma visita à ilha, ele fica em Ribeirão da Ilha um tradicional bairro ao sul de frente para o continente após passar o aeroporto da cidade. Ali as ostras produzidas localmente são o carro chefe da casa, além de deliciosos pratos de bacalhau no melhor estilo remanescente da colonização portuguesa na ilha dos manézinhos (apelido carinhoso dado aos locais da ilha).

5) O passeio para a Ilha do Campeche partindo da Praia da Armação é feito pela Associação dos Pescadores, sendo que os barcos partem do trapiche, localizado no canto direito da praia. O percurso leva em torno de 40-60 minutos e os preços variam de temporada em temporada (em torno de R$100 por pessoa acima de 6 anos).

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta o nosso Instagram e Facebook e compartilhe!

PLANEJE A SUA PRÓXIMA VIAGEM…

Passagens Aéreas: fique ligado nas promoções e encontre as melhores opções de voos e tarifas com a Passagens Promo.

Hospedagem: reserve sua hospedagem no mundo inteiro de forma rápida e segura através do nosso link.

Seguro de Viagem: faça sua cotação e compare os preços das maiores seguradoras do mundo pagando em até 12 vezes sem juros ou no boleto. Receba ainda DESCONTOS ao usar o nosso código CANTINHODEVIAGEM na Seguros Promo.

Quer viajar com estilo com uma mala exclusiva? Confira os serviços de aluguel de malas com a Get Malas.

Ao reservar utilizando os links acima você pode escolher as melhores opções para sua viagem com os melhores preços e ainda nos ajuda a continuar compartilhando dicas de viagens criativas pelo mundo. Se gostou do nosso conteúdo visite também o nosso Instagram e Facebook, compartilhe a ideia com seus amigos e ajude-nos a inspirar mais viajantes!

Ajude-nos a inspirar muitas pessoas e viajar deixando o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.